29/09/2008 10:43
Liderança que obtem resultados!?!
Como um lider pode influir em resultados organizacionais?
Quais ferramentas ele pode utilizar?
06/10/2008 11:38
ótima pergunta
Thiago,
Ótima pergunta!!! Este é um grande dilema da liderança: como influir positivamente nos resultados da organização.
Estou lendo um livro bastante interessante sobre o assunto que é: "Liderança Orientada para Resultados", de Dave Ulrich, Jack Zenger e Norm Smallwood.
Como ainda estou lendo não vou adiantar muita coisa. Porém, da minha experiência no tema posso dizer que uma das formas dos líderes influirem nos resultados da empresa é através do desenvolvimento dos seus funcionários. A resposta ainda é vaga, eu sei, mas vou aprofundar em outras respostas a este questionamento e também com a participação de outros membros de nosso grupo.
Abraço
Rogerio Martins
Moderador do E-Lideres

06/10/2008 15:14
Resultados são orientados para objetivos portanto entenda os objetivos
Um Lider de fato (visto que existem muitos chefes e poucos líderes, não podemos pensar que um cargo de gestor concede o título de liderança), é alguem que consegue seguidores (daí a palavra líder ele vê mais longe assume determinada postura, lidera outros e é seguido não pelo cargo mas pela soma de fatores que lhe concedem a posição de líder) e para ser seguido ele deve saber o caminho e o caminho é a conjunção das estratégias empresariais e a realidade do mercado.
Portanto uma das ferramentas básicas é o planejamento estratégico da empresa, aliado aos indicadores de desempenhos reais da mesma, pois ai pode-se traçar um paralelo entre o planejado e o executado e entender o que deve ser mantido ou mudado.
Aliado a estratégia da empresa e aos indicadores de desempenho o líder deve utilizar o bom senso ( Cash is king - o dinheiro reina e portanto não existem resultados organizacionais sem fluxo de caixa, tornando -se a geração consistente e duradoura de caixa um dos fatores chave para o sucesso de uma empresa).
Sabendo as ferramentas acima citadas, tem que se levar em conta que a empresa é a soma dos seus colaboradores, portanto o quinto elemento ( as pessoas ) é fundamental para a obtenção de resultados e ai a gestão do capital humano tornar-se parte integrante da equação do sucesso empresarial.
Espero ter contribuído com o tema em pauta.
Boa sorte e sucesso.
José Amancio
Administrador do Grupo Profissional de Finanças da Revista VOCE S/A
21/10/2008 01:13
Meta, Conhecimento e Clareza
Como ja sabemos, possuir seguidores é a característica fundamental de um lider; logo, basta passar com clareza, mostrando conhecimento, a meta do grupo, tornando sua vontade a vontade dos seguidores.