Início Interação Comunidades

mensagens 1 a 20 de 101
26/03/2008 18:47
Qual a principal competência que um líder deve possuir?
Pessoal,

Uma pergunta provocativa: qual a principal competência que um líder deve possuir?

Pode ser mais de uma, mas o que é realmente imprescindível na sua opinião?

Abraços

Rogerio Martins
Coordenador do E-Lideres

27/03/2008 00:18
Sinceridade
Acredito que a maior competência que um líder deve,e tem que possuir é a sinceridade pois é muito incômodo ser liderado por uma pessoa que não se pode confiar e muito menos ter sinceridade ao conversar com você.É o tipo que lhe transmite um feedback duvidoso onde não se pode ter certeza se é verdade ou não,com isso como se tem certeza se estamos errando ou acertando para podermos evoluir e melhorar?

27/03/2008 08:40
TRANSPARENCIA, RH FORTE E DETERMINAÇÃO
O LÍDER DEVE EXPOR COM TOTAL TRANSPARENCIA OS PROBLEMAS VIVIDOS PELA EMPRESA, QUAIS SOLUÇÃO DEVEM SER ADOTADAS E PORQUE...
DEVE TAMBÉM SABER LIDAR OS VÁRIOS MUNDOS QUE SÃO AS MENTES DE SEUS LIDERADOS, DANDO SUPORTE, SE PRECISO FOR, PESSOALMENTE A CADA INDIVIDUO DA INSTITUIÇÃO.
SABER ONDE QUER CHEGAR E TER DETERMINAÇÃO DE CHEGAR LÁ, MOSTRANDO A SEUS LIDERADOS QUE O CAMINHO É DIFICIL, MAS DEPOIS QUE SE CHEGA LÁ, VOCÊ OLHA PARA TRÁS E VÊ O QUANTO DESENVOLVEU NO AMBITO PROFISSIONAL E PESSOAL.

27/03/2008 10:50
Enquete
Prezado Rogerio,

Essa questão é interessantíssima! Espero que o debate se desenvolva, e possamos chegar a um número de características consideradas essenciais.

Enfim, gostaria de pedir a você, Rogerio, que depois me envie até 6 dessas competências (exemplo: integridade, carisma, assertividade... etc), para lançarmos uma enquete no portal e colhermos opiniões em uma proporção maior.

Depois podemos relatar os resultados em um artigo e divulgá-los para outros veículos. O que acha?

Abraço,

Leandro

28/03/2008 13:55
Vamos lá...
Leandro...

A idéia é ótima... vamos agitar para que os 102 participantes da comunidade, até agora, participem...

Em breve vou enviar algumas competências assinaladas por grandes gurus da administração... enviarei depois para não contaminar as opiniões espontâneas.

Abraços

28/03/2008 20:58
Várias.....!!!!!
Olá pessoal!!
Bom, na minha opinião um líder deve ter primeiramente ATITUDE.
Érica.

29/03/2008 14:48
Olá Rogério, 

Farei uma compilação das principais características:

• O líder aconselha;
• O líder inspira entusiasmo;
• O verdadeiro líder sabe que não existe o “eu” e sim "nós";
• O líder se preocupa verdadeiramente com as pessoas;
• O líder distribui todas as suas glórias e conhecimento;
• O líder contempla o amanhã.
• Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer.
• Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.
• Não tem subordinados. Tem seguidores.
• Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo.
• Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade.
• Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
• Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas, ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro.
• Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.
• Faz com que pessoas sigam na direção da companhia. Ele faz com que essa direção seja transparente, justa e clara.
• Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.
• Saber gerar idéias: O líder não precisa necessariamente ser a pessoa mais criativa da equipe. Cabe a ele, no entanto, estimular o potencial de geração de idéias de cada colaborador. Desse modo, fica mais fácil cumprir as perspectivas e solucionar questões diárias.
• Ter respeito pelo ser humano, pelo meio ambiente e principalmente pelos seus ideais éticos. 

abraços

Respeito
Em primeiro lugar o lider deve ter respeito por si mesmo e por seus liderados. Ele tem de ser o espelho de sua equipe, ter uma vida perante a sociedade que condiz com aquilo que ele cobra.
Conheço lideres que tem um "vida torta", e chegam na empresa se achando a cocada preta, dando liçoes de moral e advertindo certas atitudes de seus liderados que o conhecem e sabem quem na realidade ele é. 

31/03/2008 15:33
apenas uma
Sandra e demais membros da comunidade

A idéia é relatarmos apenas uma... aquela... a fundamental em sua opinião.

Se for para colocarmos diversas perde a graça... sei que é extremamente difícil colocar apenas uma... por isso a provocação.

Abraços

04/04/2008 14:51
Um Bom Lider deve ter....
Na minha opinião um lider que não força de PERSUASÃO é um lider fachada, impostor embusteiro........

05/04/2008 18:03
HUMILDADE
Olá Pessoal,

Boa Tarde!

Caro Profº Rogerio Martins, na minha concepção a principal competencia é HUMILDADE,  pois com humildade o Líder tem plena condição de domínio sobre os liderados.

Abraços,

Armando Brito - (Chapadinha - MA)

05/04/2008 18:31
Qual a principal competência que um líder deve possuir?
Excelente tópico Rogério!

Em minha opinião a principal competência é o "Respeito".

Muitos gerentes acreditam que são respeitados por suas equipes, quando na realidade elas o temem. Isto acontece muito entre pais e filhos, e quando estes últimos se rebelam e perdem o mêdo, a relação vai por água abaixo.

Nas empresas esses gerentes são geralmente coercitivos, e termina acontecendo o faz de conta, onde um faz que manda e o outro faz que obedece.

Os comandados competentes da empresa normalmente pulam fora e o gerente uma hora ou outra acaba dançando.

Respeito e admiração andam juntinhos, e se tua equipe te admira tudo fica mais fácil.

Argemiro Leão.

06/04/2008 04:02
Ser exemplar, e construir
Prezado Rogério,
dar o bom exemplo é, para mim, que liderei equipes por anos, obras em locais remotos e, ainda hoje , faço o mesmo como lojista, é a mais fundamental de todas as carcterísticas. Mas, não resistindo, gostaria de mencionar uma característica menos votada mas que considero importantíssima: - 'construir' o colaborador, não só se preocupando com sua carreira, mas sendo generoso, em cada dia, nas orientações sobre o que e como fazer, no processo de apredizado contínuo. Uma liderança que se esforça pelo crescimento de cada componente de seu time, estimulando a formação da ' prata da casa' , geralmento tem bom resultados, com ótima relação custo x benefícios.
Eduardo Buys  Blog do Varejo  www.varejototal.zip.net
(sou neofito nos fóruns, peço ajudar caso não esteja observando as regras)

06/04/2008 09:32
Ela é uma, mas se desdobra em várias...
A transparência é uma das principais características de um líder. Ser honesto em suas relações com a equipe, ser honesto em suas atitudes. Enfim, ser e agir sempre com o foco na transparência, para que todos percebam para onde realmente estão indo.

Mas sendo sincero, se a adminstração tem uma área complexa, esta é a que lida com as pessoas, mas o assunto é longo e um pouco fora do contexto.

É isso por hora.

Anderson

06/04/2008 09:44
Dar o retorno...
Olá professor Rogério, na minha humilde opinião, o "feed back" é uma competência importantíssima do lider.

06/04/2008 10:03
Gostar de gente
Olá!

Gostei muito do foco deste forum! Penso que precisamos mesmo focar em competencias essenciais do líder, ao inves de pintá-lo em um quadro como "super homem" ou "super mulher".

A principal competencia de um lider na minha opinião é gostar de gente -cuidar das pessoas. Assim ele ao articular uma visão tangível, estimulante e realista, as pessoas sentem-se envolvidas, valorizadas  e motivadas a  construir uma empresa vencedora .

O líder agindo de forma natural inspira a sua equipe a alcançar os resultados esperados, sem ferir as aspirações e necessidades individuais, consegue que cada pessoa alcance seu melhor desempenho, não por que assim está previsto no planejamento estratégico da organização, mas por que ela entende a sua importância dentro do contexto organizacional e se identifica com a visão de futuro da organização.

Como diz Welch: “Nós procuramos líderes capazes de energizar, motivar e inspirar, em vez de irritar, deprimir e controlar.” 

Abraços

Eliama

servir...
Rogério,

desde que li o Max de Pree ("Liderar é uma arte"), estou certo de que a liderança é, basicamente, o serviço a outros em um nível estratégico (alguns já citaram Jesus - "O Filho do Homem veio para servir e não para ser servido"; outros poderiam citar Moisés, o estadista judeu; James Hunter anda vendendo um bocado de livros sobre isso - e também o John Maxwell).

Mas, não é bastante a disposição para servir: pode-se ser um bom escravo, lavando os pés dos outros, mas é necessário morrer crucificado para tornar-se "O Senhor", o líder por excelência.

Creio que é importante afirmar que o serviço de um líder consiste basicamente em "assumir responsabilidade" (não apenas por suas responsabilidades, mas pelas de seus seguidores - ou seja, é preciso acentuar o caráter vicário da liderança) e "prover uma visão" (seja o "Reino dos Céus" ou um lucro de 10 dígitos) com a qual os seguidores possam comprometer-se integralmente.

Esses dois aspectos do serviço distinguem um líder de qualquer outra pessoa, a meu ver. E grandes líderes, ao longo da história, são pessoas que, em algum grau, serviram seus filhos, seus compatriotas ou seus colaboradores com esse grau de percepção estratégica.

06/04/2008 14:42
competência do líder
O líder tem que ser sincero, comunicativo, humilde, aceitar as diferenças, ser pro-ativo, ouvir  e motivar a equipe de trabalho. Um araço, Rosangela    

06/04/2008 17:08
Gestão de pessoas
Acho que a principal competencia que um lider deve possuir é gestão de pessoas, pois essa habilidade poucos tem!!!!!!!
Pois tarbalhar com gerenciamento de pessoas não é nada fácil, isso se dá poque existem pessoas de várias personalidades e atitudes. Esse desafio poucos conseguem vencer.

1

Tiago Luiz Pimentel dos Santos
Tiago
Roberto Recinella
Roberto

Marcius Rogério Francisco
Marcius
Cassiana de Moura Aquiles
Cassiana

GABRIELA CARVALHO
GABRIELA
CLEBER BRAGA MACHADO
CLEBER

Nenhuma comunidade relacionada

© 2003-2007. Administradores - O Portal da Administração.