Início Interação Comunidades

mensagens 1 a 10 de 10
13/11/2007 19:13
Você é ou conhece algum lider servidor
Atualmente se fala muito sobre o líder servidor. Você se considera um ou conhece alguma pessoa com este perfil?

19/11/2007 16:57
ex-chefe
A alguns anos atrás, eu conheci um gerente que tento me espelhar nele todo dia da minha vida. Eu achei o método de gestão dele extraordinário, o modo que ele conseguia conquistar as pessoas através de sua influência era o que mais me contagiava na época, mas por forças do destino, tive que me mudar de cidade e infelizmente perdi contato com ele. Até hoje ja estive com vários gerentes porém poucos realmente sabiam o valor da liderança, ou seja, lideram através do poder e não da autoridade. Leio muito livros relacionados à gestão e liderança de equipes e tento sempre introduzir a teoria na prática, oque parece fácil na teoria mas na prática realmente as coisas mudam bastante e acredito que na base da dedicação e do treinamento qualquer um pode se tornar um líder eficiente.

Conheço sim
Olá!! Bom, eu concordo plenamente com a Sandra.Não há melhor exemplo do que Ele , Jesus Cristo, líder dos líderes. Ele sim, é um líder servidor.
Érica.

31/03/2008 15:31
Jesus - o maior...
Gente,

Falar de Jesus Cristo é covardia... mas vale, tudo bem.

Gostaria de saber de exemplos do dia-a-dia. Se alguém já teve contato direto com um gestor que podemos dizer que foi ou é um verdadeiro lider servidor.

Abraços.

Não...
... não conheço nenhum líder que não o seja. Ao contrário de outras características, algumas delas listadas neste fórum, não há liderança (em qualquer nível) sem serviço. É possível ser desonesto (como Hitler ou Hugo Chaves ou, enfim, qualquer demagogo), é possível ser grosseiro, trapalhão ou insensível para muitas coisas.

Mas é impossível ser um líder sem prestar um serviço a uma comunidade, sacrificando-se para comunicar o compromisso e o convite ao comprometimento com uma visão de mundo ou de realização.

Conheço alguns bons líderes, sim: José Vieira, o pastor da Igreja Batista do Brás, em São Paulo (que foi meu pastor durante 8 anos); Janete, que foi minha gerente na Caixa Econômica Federal - uma mulher com uma visão grande numa empresa medíocre; Ulisses Guimarães, político brasileiro, importante no processo de abertura política na década de 80.

Ah, antes que me esqueça: eu citaria o Lula (e eu detesto as ambigüidades de sua visão de Brasil, sendo eu um liberal), pois é, sem dúvida, um líder expressivo no Brasil atual - o que explica, em parte, o Brasil atual. No ambiente empresarial, líderes provados são Antônio Ermírio de Moraes e Jorge Gerdau Johannpeter. Assim como o Carlos Haddad, o Sicupira, o Lemann e o Telles, do IBMEC - que têm uma visão de educação superior para o Brasil e a estão implementando.

Mais próximos de mim, o Dr. Edevard, no segundo mandato como Presidente da UNIMED Grande Florianópolis (e ele foi patrono de minha turma na UNIVALI) e a Elizabeth Specialski, da Confraria Empresarial - gente que compromete seu serviço à comunidade por causa de uma visão à qual se dedicam inteiramente.

Quanto a mim, já que a pergunta é pessoal: estou tentando servir ao mercado local com uma visão liberal, em minhas atividades de consultoria. E tento servir meus filhos com uma visão de homem cristão, liberal e intelectualmente ativo - eles têm me seguido até aqui, ao menos em parte.

07/04/2008 19:21
um exemplo
tive um chefe há alguns anos atrás que era um exemplo de liderança.
As virtudes pessoais eram notórias: boa capacidade de relacionamento com as pessoas, desde o mais alto funcionário até as faxineiras;
Integridade: jamais prometia o que não podia cumprir e jamais falava com os subordinados sem deixar bem claro o que  era requerido e como as coisas deveriam ser feitas.Honestidade era a tonica de sua maneira de trabalhar.
Generosidade: em determinados momentos do ano houve algumas oportunidades de cursos de  reciclagem que deveriam ser disponibilizados para um numero  x  de funcionários. Lutou para obter um numero maior de vagas para que mais funcionários pudessem fazer os cursos e conseguiu, mediante muita negociação.
Teria mais motivos para identificá-lo como lider servidor, mas acho que estas deixaram para mim e para quem trabalhou com ele   bem claro que era um tipo raro de lider.

14/04/2008 09:37
Você é ou conhece algum lider servidor
Pessoal

Estou na estrada há mais de 3 décadas e a Vida me ensinou a sempre atuar como um Líder Servidor, nos projetos que gerencio utilizo esta caracteristica e não posso reclamar.....
O interessante é que em minhas aulas no Curso de Pós Graduação em gestão de Projetos - PMI-  do Instituto Brasileiro de tecnologia Avançada, sempre encontro alunos que citam algum Lider Servidor que tenha marcado suas vidas. Aqueles que convivem com lideres servidores, sempre os têm na lembrança...

27/09/2008 19:15
Líder
Olá Caro Rogério Sobre a questão levantada, acredito que o "líder servidor" já nasce com algumas qualidades importantes e que uma pessoa que não as tenham, mesmo conseguindo alcançar a posição de líder, jamais será um líder servidor. Digo isso porque já tive diversos líderes, entre eles, alguns péssimos exemplos. Um líder sempre será sempre um exemplo para os seus liderados, suas atitudes vão determinar se terá seguidores ou não. Hoje exerço um cargo de liderança, faço questão de enfatizar que "estou chefe", ou seja, um bom líder deve, em primeiro lugar demonstrar humildade, isso gera empatia. Não é apenas isso, outras qualidades diferenciam os "líderes servidores" daqueles que são apenas líderes. Alguns exemplos que tive como líder poderiam me influenciar a agir como eles, o que não ocorreu. Existe uma frase que demonstra a capacidade de um líder servidor: "tirar leite de pedra". Já liderei uma equipe em que meus colaboradores conseguiam desempenhar suas funções além do previsto, procuravam sempre se empenhar ao máximo. Pude perceber que antes de assumir a função, tinham uma visão diferente dos mesmo funcionários, ou seja, o problema estava no líder. Portando, qualquer pessoa pode vir a se tornar um líder, agora um "líder servidor" poucos vão conseguir alcançar. Abraços

Patrícia Cordeiro
Patrícia
JOSIAS EDUARDO PEREIRA
JOSIAS

Eduardo Fiuza
Eduardo
Graziela
Graziela

Marivaldo Alves Mareco Junior
Marivaldo
Hermes Zanona
Hermes

Nenhuma comunidade relacionada

© 2003-2007. Administradores - O Portal da Administração.