06/04/2008 14:51
Não...
... não conheço nenhum líder que não o seja. Ao contrário de outras características, algumas delas listadas neste fórum, não há liderança (em qualquer nível) sem serviço. É possível ser desonesto (como Hitler ou Hugo Chaves ou, enfim, qualquer demagogo), é possível ser grosseiro, trapalhão ou insensível para muitas coisas.
Mas é impossível ser um líder sem prestar um serviço a uma comunidade, sacrificando-se para comunicar o compromisso e o convite ao comprometimento com uma visão de mundo ou de realização.
Conheço alguns bons líderes, sim: José Vieira, o pastor da Igreja Batista do Brás, em São Paulo (que foi meu pastor durante 8 anos); Janete, que foi minha gerente na Caixa Econômica Federal - uma mulher com uma visão grande numa empresa medíocre; Ulisses Guimarães, político brasileiro, importante no processo de abertura política na década de 80.
Ah, antes que me esqueça: eu citaria o Lula (e eu detesto as ambigüidades de sua visão de Brasil, sendo eu um liberal), pois é, sem dúvida, um líder expressivo no Brasil atual - o que explica, em parte, o Brasil atual. No ambiente empresarial, líderes provados são Antônio Ermírio de Moraes e Jorge Gerdau Johannpeter. Assim como o Carlos Haddad, o Sicupira, o Lemann e o Telles, do IBMEC - que têm uma visão de educação superior para o Brasil e a estão implementando.
Mais próximos de mim, o Dr. Edevard, no segundo mandato como Presidente da UNIMED Grande Florianópolis (e ele foi patrono de minha turma na UNIVALI) e a Elizabeth Specialski, da Confraria Empresarial - gente que compromete seu serviço à comunidade por causa de uma visão à qual se dedicam inteiramente.
Quanto a mim, já que a pergunta é pessoal: estou tentando servir ao mercado local com uma visão liberal, em minhas atividades de consultoria. E tento servir meus filhos com uma visão de homem cristão, liberal e intelectualmente ativo - eles têm me seguido até aqui, ao menos em parte.