A OAB diz que a prova da Ordem tem como objetivo dar credibilidade aos profissionais formados em direito que chegam ao mercado de trabalho todos os anos.
Por outro lado, há quem diga que é apenas uma forma da instituição ganhar dinheiro.
Atualmente, o bacharel em Administração, assim como outros profissionais, não passa por um processo tão severo por parte do conselho de administração, para adquirir seu registro.
Você acha que o Administrador deveria passar por uma prova do CRA para ter direito ao registro?
Não acho necessário. Para exercer a profissão basta competência.
93% dos formados em administração ficam presos a cargos administrativos. Os outros 7% alcançam cargo de gerência. Isso não é por acaso.
O próprio mercado para o profissional de administração seleciona os melhores.
Uma prova, por si só, não atesta a credibilidade de um profissional, somente alguma competência teórica. O que o administrador deve apresentar mesmo são competências comportamentais e, acima de tudo, ética. O que concordo é que todas as instituições passem por avaliações do próprio MEC, para saber se ela efetivamente está contribuindo para a formação correta de um administrador. Porque o que mais existem são pseudo-universidades.
Eu acho que deveria sim, pois, tudo que pudermos fazer para valorizar e dar credibilidade a nossa classe é bem-vindo.
Acho que também seria válido se as organizações exigissem dos seus Administradores aprovação nessa prova e regularidade junto ao CFA ou CRA do estado em que foi registrado.
Não se faz necessário. Além de não garantir curso de qualidade, "isso é uma fantasia" não vai agregar de maneira alguma ao administrador. Elitizar com uma prova, que beneficio o traria aos administradores? já parou para pensar? Estatus porque passou em uma prova? a Faculdade não é suficiente? Os melhores sempre serão vistos e reconhecidos... Os resultados se medem pela competência e resultados e não com uma prova. Os interesses nesse caso não vem do administrador mas de quem pode lucrar com isso: cursos preparatorio, inscrições para prova entre outros, federações etc...
Fica o pensamento, porque não criar um piso salaria antes de mais nada? porque não criar forçar o governo a aprovar projetos que já tramitam em alguns estados para que as empresas sejam obrigadas a ter um administrador formado. Depois de tudo isso feito aí serei a afavor da prova. Dificuldade os formandos já tem de sobra.
Pense nas cuas e beneficios antes de opinar!