Inteligência de Mercado

Administração

Você tentou acessar uma área restrita aos usuários do portal. Se você já possui uma conta, por favor realize o login.

Fórum de discussão

Inteligência de Mercado será popular no Brasil ?

1-7 de 7 mensagens

Roberto de Oliveira Joaquim | 4 ano(s) atrás
Inteligência de Mercado será popular no Brasil ?
Eu tenho percebido que nos ultimos dez anos este tema tem crescido gradativamente em nosso país.

Porém nos ultimos três anos tomou corpo, com o aparecimento de cursos de pós graduação e MBA´s.

Alguns livros estão sendo publicados, e dentre eles, alguns autores nacionais comecem a contribuir com este conhecimento.

E você, tem notado isso ? O que você acha, IM no Brasil será ainda mais valorizada ? Ou será uma disciplina restrita a uma reduzida parcela de profissionais e empresas visionárias ?

Sua opinião é muito importante. Contribua !!!

Roberto Joaquim
(19) 9718-2877

Poder em saber e fazer
     Bom,. tenho observado muito a crescente enfase na questão do conhecimento que tem que ter para ser altamente qualifcado para o mercado como pessoa fisica, e o quanto de potencial de conhecimento que uma organizaççõa tem que possuir para sempre está bem no mercado. Creio que a inteligência de mercado em a tendência de crescer no Brasil, pois em alguns países no  mundo quase tudo já foi feito, no Brasil a muito o que fazer. Aqui em muitos casos os administradores, gerentes e empresários teram que fazer mundanças rapidas nas organização, ou seja, "trocar o pneu com o carro andando", para ser eficiente e eficaz as pessoas envolvidas de ter uma boa base de conhecimento e pratica, porque para mim inteligência de mercado significa conhecimento e pratica juntos.

Walber Nunes | 3 ano(s) atrás
A base para um futuro próspero.

Falar de Inteligência de Mercado é propagar uma mensagem lucrativa para o futuro. O conhecimento como base para evolução de sistemas organizacionais é a chave para difundir a inteligência de todas as áreas mercadológicas.
Inteligência de Mercado é a base para um futuro próspero a todas as pessoas, empresas e sistemas, pois poderemos construir e alavancar verdadeiros sucessos individuais e profissionais  mais duradouros e representativos. 
Eu acredito que esse termos irá se popularizar mais em meados de 2015 a 2020, pois será a partir de 2015 que o Brasil estará mais consciente que a Cultura do Conhecimento será de vital importância para o desenvolvimento culural, político, econômico, educacional e qualidade de vida. E claro, muito atrasado em relação a outros países. É lamentável essa situação, mas é a realidade.  Alguém concorda? Vamos debater, esse tema é de fundamental importância para nossa capacitação profissional. Qualquer dúvida, contém comigo.

Walber
'' Potencializando Resultados em Equipe''

Roberto de Oliveira Joaquim | 3 ano(s) atrás
Popularização a partir de 2015
Walber, 

Eu tenho visto um crescimento grande nesta área, como já havia escrito, sou professor universitário e coordeno um grupo de pós nesta área. 

Concordo plenamente que estamos atrasados em relação aos países mais desenvolvidos, concordo que é um investimento que pode gerar lucratividade as empresas...Mas não tenho certeza quanto a popularização desses conhecimentos.

Em minha dissertação de um capítulo de mestrado, o tema sugeria "Quanto das empresas de uma amostra rigorosamente elaborada das industrias de produtos de varejo usam rotineiramente pesquisas de mercado anualmente para planejamento e monitoramento de suas ações mercadologicas" . Os resultados foram assustadores de tão inespressivos.

E estamos falando de algo como "pesquisa de mercado" que é um instrumento elementar para o marketing e uma das bases para o trabalho de IM. 

As razões de não usarem Pesquisa são diversas, mas quase todos passam em algum momento pelo investimento. Se bem que estes valores estão caindo ano-a-ano. A mentalidade do empresariado nacional é conservadora em relação ao investimento por conhecimento e informação. E isso é um grande desafio para todos nós.

Vamos continuar o debate. ok ? Quem se habilita a comentar mais um bocadinho ?

Roberto Joaquim
(19) 3601-5778 com 
(19) 9718-2877 cel 

Eduardo Balerini | 3 ano(s) atrás
Inteligência de Mercado em pauta e crescimento no Brasil
Prof. Roberto Joaquim
e Participantes da
Comunidade IM,

O Prof. Alfredo Passos afirma que no Brasil estamos vivendo o crescimento (e que bom!) da utilização de Inteligência e de profissionais especializados. No entanto, surgem outros nomes, idéias e nem sempre alterando o sentido original.

Nos Estados da América, /Competitive Intelligence/ é o significado para a maioria das utilizações de Inteligência no mundo corporativo.

Então, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Estratégica, entre outras, fazem parte do universo de CI, sigla em inglês, e IC em português.

Mas o que acontece no Brasil?, pergunta o Professor Passos.

Por se tratar de um tema muito novo e por vezes de difícil aprovação e entendimento nas diretorias das empresas, os profissionais que fizeram a proposta de sua implantação, para melhor entendimento, buscaram o sobrenome que mais pudesse ser compreendido pela organização.

Assim a empresa que esta preocupada com a competição, aprovou Inteligência Competitiva. A empresa que se preocupa com mercado de forma geral, adotou Inteligência de Mercado. Empresas onde a área ficou ligada ao planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios, fusões e aquisições, Inteligência Estratégica.

Conclusão:
Analisar a concorrência, inovar, investir em tecnolgia, treinamento e planejamento estratégico, tudo passa pelos serviços de Inteligência.
Seja a Inteligência de Mercado, Estratégia ou Competitiva, as empresas que não investirem nos sistemas de informações de mercado serão ultrapassadas pela concorrência em competitividade, liderança e lucratividade.

Obs.: O conceito Inteligência de Mercado está em fase de expansão e a tendência é que as empresas brasileiras invistam cada vez mais nesta área de IM e que prepara e dá segurança ao comando da empresa na tomada de decisões importantes para o sucesso do empreendimento.

Atenciosamente,

Eduardo Balerini
(11) 88428881

Julio Aguiar | 3 ano(s) atrás
Disseminação da IM
Boa tarde, pessoal.

Visitando este tópico, me senti seguro a acrescentar minha opinião, mesmo sendo bem novo na área.

Dizer que a importância da inteligência de mercado está cada vez mais visível, principalmente em momentos de crise e concorrência, é inevitável.
Pessoalmente, vejo o crescimento das empresas de consultoria, e creio que este seja um ótimo exemplo de como se espalham os conceitos de IM.
Com a tecnologia dominando todo o cenário, é fácil encontrar cases e informações que auxiliem o desenvolvimento de estratégias baseadas em Benchmark ou até mesmo o plágio disfarçado que está sempre presente.
Mas mesmo com a IM se espalhando pelas salas de aula estaremos em um cenário parecido, onde se exigirá cada vez mais conhecimento para concorrer com os outros membros do ambiente da empresa.

Levando para o lado pessoal, mesmo no nosso desenvolvimento como administrador, consultor, técnico, etc.. o que nos diferenciam são nossas especialidades comparados aos outros de nosso mesmo foco.
Mesmo que o conceito seja disseminado, o cenário será positivo para os que acompanharam essa evolução e se mantiveram de pé.

Julio Aguiar

Freddy Costa | 3 ano(s) atrás
Referências Bibliográficas
Olá pessol, sou novo por aqui e gostaria de obter referencias bibliográficas sobre o tema Inteligência de Mercado, pois estou fazendo um trabalho monográfico e preciso ter fundamentação teórica (livros, apostilas, revistas, artigos, ...). Caso seja possível, favor me informe onde posso encontrar/comprar.... Grato pelo apoio.

e-mail: freddycosta@yahoo.com.br

Abs.