02/11/2008 11:22
Crise ou Oportunidade?
Olá Amigos,
Como o pessoal sempre lembra investir na Bolsa de Valores é um investimento de risco e deve ser considerado sempre para o longo prazo, sei que é difícil, principalmente para quem está se iniciando agora, pois nos últimos anos quem entrou praticamente só conheceu o ciclo de ouro, agora estamos na baixa e ao meu ver hoje nenhum analista tem fundamentos para efetivar ou pautar suas opiniões que não seja o seu próprio feeling, isto porque hoje enfrentamos os movimentos de manadas, onde todos seguem qualquer um que tenha capital o bastante para chamar atenção, se compram forte, todos compram, mas se vendem... Xiiiiii!!!!
Pessoalmente vejo esta crise como uma oportunidade imperdível para investir (vejam bem, eu disse investir, não especular), podemos comprar ações de ótimas empresas a um custo baixíssimo.
Eu normalmente em rodas de amigos digo que não estou perdendo dinheiro com a crise, só estou ganhando menos (mesmo vendo meu patrimônio reduzir em praticamente 68%), como não vendi nada de minha carteira que é um investimento lastreado para só ser utilizado daqui a 15 anos, pois hoje só perderia se vendesse e no momento continuo comprando.
Minha estratégia de compras se mantém, sigo atualmente fazendo pequenas compras de forma regular, principalmente sempre que o papel alcança ou rompe seu suporte, desta forma venho reduzindo o custo médio de minha carteira. Para reduzir ainda mais o impacto desta crise em minhas posições alinho a este processo de compras, alguns trades diários.
Quando percebo que um determinado papel de minha carteira rompeu seu suporte e logo depois ele sinaliza com uma possível recuperação (mesmo que esta seja pequena), compro uma quantidade e vendo logo depois uma parte desta compra (Day Trade). Normalmente alinho esta venda para quando o papel alcança uma valorização que cubra os meus custos de corretagem e me dê uma margem de ganho.
Por exemplo:
Ação da Empresa X:
Compra de 100 ações a R$10,00
Valor da compra R$ 1.000,00 + 2% de taxas = R$ 1.020,00
Preço Médio Alcançado: R$ 10,20
Venda de 80 ações a R$ 10,50 = R$ 840,00 - 2% de taxas = 823,20
Apuração no final do Trade: Após esta compra e a venda efetuada ainda foi encarteirada 20 ações da empresa e podemos verifcar que alferindo os lucros da operação o preço médio do papel foi reduzido de R$ 10,20 para R$ 9,84, o que no longo prazo com a valorização dos papeis mais os dividendos que serão recebidos fará uma grande diferença em sua carteira.
Ainda há o fato de que algumas corretoras ainda oferecem desconto nas taxas das operações de Day Trade, o que melhoraria ainda mais este resultado.
Lembro aos amigos que esta é apenas uma exposição didática, onde divesas variáveis não foram levadas em conta.
Desejo a todos Boa Sorte em seus investimentos!!