REAGE - Rede de Estudos Avançados em Gestão Empresarial

Administração

Fórum de discussão

Qual a melhor ferramenta para um diagnóstico Empresarial?

1-5 de 5 mensagens

Rodrigo Viana | 3 ano(s) atrás
Qual a melhor ferramenta para um diagnóstico Empresarial?
    Estou fazendo um estágio e tenho que fazer um diagnóstico, estou cruzando a matrix SWOT e o GUT. O q vcs acham?

Rosana Cammarosano Segnini | 3 ano(s) atrás
não existe fórmula pronta
      Caro colega

Estou na área há algum tempo....costumo comentar que não existem fómulas prontas em plena era da informação, competitividade acirrada, enfim e cada empresa é única, apesar do fim ser o mesmo...a rentabilidade.
...Mas, além dessas citadas pelo colega, costumo analisar para diagnóstico o ciclo PDCA, não deixo de realizar a anaílise das 5 forças para poder analisar meu micro e macro ambiente em que minha empresa irá atuar ou já atua....e ainda realizo a cadeia de valor de Michael Porter.
 Na realidade, devemos estar atentos a todas ferramentas possíveis e de preferência não esperar acontecer para depois tentar solucionar..e sim, procurar  ter o mínimo de erros e quando houver, voltar no ciclo PDCA.Não sei se pude ajudá-lo, mas caso precise de algum modelo ou que explique como elaboro minhas pesquisas, fico a disposição.Atenciosamente
Rosana Cammarosano segnini

Ronaldo Guedes | 3 ano(s) atrás
Diagnóstico Estratégico ou Funcional?
Pessoalmente não gosto da SWOT (ou FOFA) acho uma análise muito intuitiva, pouco detalhada e sem dados para decisões quanto ao desempenho das empresas, é uma ferramenta usada há muito tempo (desde os primeiros estudo sobre gestão estratégica na década de 60), mas que não me encanta.

A base para o diagnóstico é entender o que você quer com ele, analisar a empresa como um todo (estratégico) ou apenas uma parte especifica dela (funcional). A próxima etapa é construir uma ferramenta que cumprirá seu objetivo.

Eu prefiro simplificar minhas ferramentas de diagnóstico e adaptá-las a cada empresa que atendo. Busco agilidade nas respostas, para ganhar velocidade na implantação, nem todo problema é demasiado complexo que necessite questionários extensos e respostas morosas.

Se busca um modelo, o livro do Rebouças - Planejamento Estratégico - traz um questionário abrangente e interessante.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,
Ronaldo Guedes

CRISTIANO TONHÁ DA SILVA | 3 ano(s) atrás
Modelo.....
Olá Caros colegas.... estou com o mesmo problema, gostaria se possivel que se vcs me enviasse alguns modelos de como vcs fazem um diagnostico empresarial, estou com muitas duvidas..... formularios / relatorios... etc emfim oq vcs puderem me enviar... meu email é cristianots12@hotmail.com ..... um abraço a todos

Rodrigo Labres de Oliveira | 3 ano(s) atrás
Exemplos
Olá Rodrigo,

existem várias ferramentas que podem lhe auxiliar na análise estratégica, bem como formulários. Como citado pelos colegas acima o ideal é você desenvolver suas próprias ferrramentas com base em literaturas fortes como o SWOT e o GUT, sugiro também que você dê uma olhada em algumas ferramentas de gestão como BSC ou o GPD.

Um bom livro com várias planilhas de exemplo e um ótimo roteiro de diagnóstico estratégico é o do Professor Djalma:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento Estratégico: Conceitos, Metologia, Praticas – 24 ed. – São Paulo, Atlas 2007.

Espero ter ajudado.

abraços.