Tecnologia

TI

Fórum de discussão

Como está a sua área de TI?

1-7 de 7 mensagens

Luiz César | 3 ano(s) atrás
Como está a sua área de TI?

Olá pessoal,

Para iniciar os trabalhos dessa comunidade, que tal se cada um deixasse aqui a sua experiência com a área de TI da sua empresa? 
Qual o seu nível de satisfação? o que te motiva nessa área? Em quais projetos está envolvido? Qual o grau de adesão da área de TI às práticas de CMM, ITIL, ou qualquer outra? Quais as maiores dificuldades estão enfrentando?
Enfim...diga o que quiser nos dizer sobre o seu trabalho com tecnologia.

Na primeira oportunidade, eu falarei sobre minha experiência...agora não posso porque meu chefe está me cobrando um cronograma...rsrsrsrs.

Diogo Lins Nóbrega | 3 ano(s) atrás
Despreparo
Caros,

Acredito que o maior fator que proporciona falhas nos projetos de TI nas empresas, diz respeito ao mau treinamento - ou a falta dele - dada aos funcionários. Existe um alto investimento em softwares, em equipamentos de última geração, mas falta, talvez, o mais importante, que é a devida atenção em relação ao treinamento do capital humano. Sem as pessoas, as máquinas podem não realizarem um trabalho efetivo e isso pode se tornar um grande prejuízo para a organização.

Ligia Galvão | 3 ano(s) atrás
Equipe despreparada
O setor de TI da empresa é bem enxuto, porém bastante eficaz perante as necessidades da empresa.

Porém, gostaria de falar da área de TI de um dos nossos clientes, onde trabalho. A empresa é de São Paulo e possui uma extensa carteira de clientes. O que me choca é que a empresa possui um ótimo sistema, mas, o sistema, possui erros gritantes, os quais a empresa não consegue enxergar.

Acredito que o sistema agilize bastante o meu trabalho, mas constantemente encontro erros ou dúvidas que demoram meses para serem respondidos.

Acredito que o maior erro do meu cliente não esteja na Tecnologia adotada, mas sim no despreparo da equipe. As vezes tenho a sensação que ando na frente deles.

Ligia Galvão

Julio Aguiar | 3 ano(s) atrás
Pecados na informatização
Amigos, não sou da área de TI, mas me interesso demais pela informatização em organizações.

O exemplo que vocês citaram acima mostram exatamente um exemplo clássico de cultura. Um exemplo exagerado que vi na faculdade era um estudo de caso de um empresário que comprou a sede, comprou máquinas, investiu em instalações, comprou grandes sistemas de informação e separou a verba de marketing. Quando terminou tudo e estava pronto para iniciar os trabalhos, olhou o capital que tinha para a contratação de funcionários... Muito mal poderia pagar um salário mínimo para um grupo pequeno.

Muita gente esquece que não adianta ter o melhor sistema se não sabemos como usar 5% dele.

O que vejo de empresas gastando muita grana com softwares para fazer coisas que uma pessoa bem treinada em Word e Excel faria... é assustador.

Claudio Müller Neto | 3 ano(s) atrás
Treinamento
Realmente, já vi diversos casos onde o problema estava no mal uso do sistema por falta de treinamento do pessoal. Isto é algo inclusive que deve ser muito bem colocado pelo TI da empresa. Apresentado ao superior o quanto em rendimento e organização a empresa estará ganhando caso coloque em prática um treinamento intenso de tantos dias (dependendo do necessário) antes da contratação do funcionário. 

Luiz César | 2 ano(s) atrás
Continuando...
Caramba, demorei tanto tempo para voltar a esta comunidade que não vi que tinham deixado opiniões bem interessantes por aqui.
Infelizmente neste fórum a gente não é notificado quando alguém o atualiza...

Bom, mas vamos às opiniões...

O Diogo atribuiu as falha nos projetos de TI à falta de treinamento dos funcionários. De fato, isto é uma realidade na maioria das empresas. Mas como mudar este panorama? Acho que existem muitas questões envolvidas aí...
1. As faculdade estão formando pessoas realmente preparadas para o mercado?
2. A responsabilidade de capacitar o funcionário deve mesmo ser da empresa?
3. E se a empresa der todo o treinamento necessário, o funcionário irá mesmo dar a contra-partida e fará um bom trabalho? Ou irá procurar algum outro lugar que o pague melhor se aproveitando dos treinamentos? Já vi isto acontecer.

É claro que estas questões não são desculpas para não se treinar o funcionário. As empresas mais bem sucedidas já entenderam que o funcinário bem capacitado produz mais, com mais qualidade e no menor tempo. Mas antes de investir no treinamento, deve-se ter uma estratégia bem definida, com objetivos claros que se pretende atingir com este investimento. Muitas empresas parecem não ter esta visão e, por isso, talvez não tenham se preocupado em treinar o funcionário. Também existe a questão da cultura empresarial.

Mas eu acrescentaria, também, os seguintes fatores que contribuem para as falhas de projeto:

- Falha nos processos seletivos das empresas, que contratam pessoas com o perfil inadequado para o tipo de trabalho que se espera.
- Ausência de uma liderança que possua as características necessárias para se levar o projeto adiante. Este fator, inclusive, contribui para o surgimento de outros, como a desmotivação da equipe, a comunicação falha, e por aí vai...

No terceiro post, a Lígia falou sobre uma empresa que tem um ótimo sistema, mas com erros gritantes. Bom, se os erros são tão "gritantes", então o sistema pode não ser tão "ótimo" assim...rsrsrrsrs.
A primeira coisa que me vem à cabeça quando vejo um sistema com muitos erros é que a empresa não possui um processo formal para evitar estes erros, ou então o processo existe, mas é falho. A que você atribui estes erros Lígia? E como a empresa poderia mudar na sua opinião?

O Júlio falou sobre o problema na administração dos recursos de uma empresa X. Acho que "administração" é uma ciência que nem todos dominam. Ainda existem pessoas que acham que para se montar uma empresa basta ter dinheiro, comprar tudo do bom e do melhor, e se esquecem que sem uma boa estratégia (e uma boa estratégia se faz com bons profissionais) a coisa não anda.

Por fim, o Cláudio deu o arremate com uma sugestão bem interessante de estratégia para o investimento em pessoal. Investir no treinamento antes mesmo da contratação. Conheço empresas de TI que fazem isso. Eu mesmo já trabalhei numa empresa que fornecia trainamento para alunos de uma faculdade e ao final do curso era aplicada uma prova. Os melhores nesta prova eram contratados. Acho esta uma forma inteligente de contratar pessoas bem preparadas com um baixo investimento.

Continuemos com as opiniões...

PierreJean | 1 ano(s) atrás
minha area
Boa tarde,

Acabei  de traduzir em português um software open source (versões basicas gratuitas e versão profisionais pagas) de gestão comercial, ou CRM, que estamos colocando a disposição das empresas brasileiras.

Jà tem na Europa mais ou menos 800 empresas usando o EGG CRM gratuito, e 200 empresas usando o EGG CRM profissionais. O que ele faz :

- para micro e pequenas empresas, gratuito, ele é como um Outlook (serviço de mensagens/agenda) mais poderoso e vinculado as contas/contatos e ao ciclo de venda (orçamentos/faturas/...). Faz ganhar muito tempo diaramente, e aumenta a produtividade.

- para pequenas e medias empresas : com as versão profisionais, ele adiciona as funções de compras, de gestão de estoques, de painéis de controles, de mala direta, de campanhã de marketing, de S.A.C., ... até vincular os módulos de NFE.

- para empresas medias, ele funciona em paralelo com os ERPs, especialmente para as forças de vendas fora da empresa (com Smartphone ou 3G/notebook)

Existe um site temporario para conhecer melhor o EGG, com apresentação do software, um demo e um fórum, fique a vontade! O site ofical chegará em outubro. Ainda não tem todos os serviços propostos, mas estou criando uma oferta muito barata para usar a versão gratuita no modo Saas (on line, full web), vinculos com o site das empresas (criação do site também), e muito mais.

O endereço do site :

http://www.cogivea.com/br

Espero despertar o seu interesse, desejo a você um excelente fim de dia!

Atenciosamente,

Pierre-Jean QUETANT

Coordenador Brasil EGG CRM
pj.quetant@cogivea.com

Nosso site temporário: http://www.cogivea.com/br
Siga-nos no twitter: https://twitter.com/egg_crm_brasil