Olá Jean,
Eu, infelizmente, nao li a matéria da revista Exame.
Mas o que sei, é que o formato já começa a ser testado no Brasil. Desde o final do ano passado, o Pao de Acucar vem testando o sistema de RFID em alguns carrinhos, ainda apenas para quem é cliente MAIS do supermercado.
O supermercado em questão é o localizado dentro do Shopping Iguatemi.
Eu tive a oportunidade de ir lá testar um pouco depois que funcionou, e fiquei, de certa forma decepcionado com o que encontrei, pois até o momento, apesar de terem instalados os tão falados carrinhos especiais, ainda não haviam achado uma maneira "eficiente", dos tais carrinhos funcionarem sem a necessidade de se passar no caixa no final da compra.
Na época, após a compra com os tais carrinhos, eu ainda tinha que pegar a fila como todo mundo que nao estava usando os tais carrinhos. Então, para que serviam ? rs.
Eu vou ver se volto lá novamente e posto no meu blog. Aproveito para convidar todos à visitarem, onde estarei passando algumas análises e impressões sobre o varejo nacional e internacional. Espero contar com a ajuda de todos voces, pois pretendo resolver duvidas eventuais sobre marketing de varejo e merchandising.
Um grande abraço à todos e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com