Varejo - Associação dos Profissionais (Aprovare)

Vendas

Fórum de discussão

O Supermercado sem caixa vem aí...

1-5 de 5 mensagens

Jean Lopes | 3 ano(s) atrás

Pessoal,

Saiu no último exemplar da revista EXAME uma matéria sobre o varejo sem caixa - creio que todos ou a maiorira tenha lido. Como bem o texto diz, os povos ( alemão, francês, brasileiro...) diferem praticamente em tudo, mas no quesito comodidade, praticidade e agilidade das compras, existe uma similaridade no comportamento. 

Gostaria de saber qual a opinião de vocês quanto ao assunto:

Nós, latinos, com características tão fortes de contato pessoal e interação social, aceitaremos essa tendência sem resistência? Será que é isso que acabará com os desconfortos na hora das compras nos supermercados?

Grande abraço!

Jean Lopes

Caio Camargo | 3 ano(s) atrás
Olá Jean
Olá Jean,

Eu, infelizmente, nao li a matéria da revista Exame.
Mas o que sei, é que o formato já começa a ser testado no Brasil. Desde o final do ano passado, o Pao de Acucar vem testando o sistema de RFID em alguns carrinhos, ainda apenas para quem é cliente MAIS do supermercado.
O supermercado em questão é o localizado dentro do Shopping Iguatemi.

Eu tive a oportunidade de ir lá testar um pouco depois que funcionou, e fiquei, de certa forma decepcionado com o que encontrei, pois até o momento, apesar de terem instalados os tão falados carrinhos especiais, ainda não haviam achado uma maneira "eficiente", dos tais carrinhos funcionarem sem a necessidade de se passar no caixa no final da compra.

Na época, após a compra com os tais carrinhos, eu ainda tinha que pegar a fila como todo mundo que nao estava usando os tais carrinhos. Então, para que serviam ? rs.

Eu vou ver se volto lá novamente e posto no meu blog. Aproveito para convidar todos à visitarem, onde estarei passando algumas análises e impressões sobre o varejo nacional e internacional. Espero contar com a ajuda de todos voces, pois pretendo resolver duvidas eventuais sobre marketing de varejo e merchandising.

Um grande abraço à todos e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com

Jean Lopes | 3 ano(s) atrás

Caio,

É com grande prazer que recebo o seu retorno, já visitei o seu blog e fiquei impressionado com o que vi e com o que li. É muito bom ver profissionais da área que amo, falar com tanta propriedade dos assuntos ligados ao setor. 

Bem,

Ainda explorando um pouco o tema, volto a questionar sobre a nossa caracterísca de contato pessoal, você acredita que essa tendência se concretize? 

Grande abraço!

Caio Camargo | 3 ano(s) atrás
Contato.
Primeiramente agradeço às palavras.
Obrigado. Realmente é sempre bom poder estar em contato com quem gosta e trabalha com varejo.

Falando em contato, penso que nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, o adventodo supermercado sem caixa, nesse momento já possa ser interessante. As pessoas tem cada vez menos tempo, precisam de agilidade nos serviços, e utilizam o supermercado cada vez mais em maior frequencia. Quem nao se lembra que há muito tempo atrás, num passado que hoje parece distante, em tempos de inflaçao acelerada, que as pessoas frequentavam o supermercado apenas uma unica vez ao mês ? Era receber e correr para comprar, para comprar mais em conta do que no final do mês. A estabilidade da economia trouxe a conveniência e a segurança de comprar quando quiser.

Acredito que o supermercado sem caixa é uma tendência de futuro. É mais rápido, é mais conveniente e mais barato ao lojista.

O atendimento deve ser concentrado na hora de comprar. Nao importa quanto tempo voce leve comprando, na hora de pagar, voce deseja sair o mais rápido possível do local.

Entretanto, acredito que neste momento, somente os grandes centros são capazes de absorver este formato. Ainda temos grandes barreiras no Brasil e existem locais que nem mesmo o auto-serviço ainda consegue ser facilmente implantado.

Será necessário educar o brasileiro ao novo formato.
Levará tempo, mas este progresso é inevitável.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com

PRATICIDADE
ESSA É A PALAVRA CHAVE. O RELACIONAMENTO, A INTERAÇÃO, A TROCA DE INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES TANTO PARA OS ESTABELECIMENTOS COMO PARA OS CLIENTES, MAS OS CLIENTES PROCURAM CADA VEZ MAIS PRATICIDADE.
 SE A MUDANÇA VAI TORNAR A VIDA DO CONSUMIDOR MAIS PRÁTICA E RÁPIDA COM CERTEZA VAI FUNCIONAR, ATÉ PORQUE SUPERMERCADO É ALGO QUE TODOS TÊM QUE UTILIZAR COM FREQUENCIA, E ÀS VEZES TOMA MUITO TEMPO.