CSCs: Passo a Passo para Implementação e Gestão dos Centros de Serviços Compartilhados

Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC.

  • 19 a 20 de outubro de 2017

    08:40hs as 18:00hs
  • Golden Tulip Park Plaza Hotel Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) permitem centralizar a execução de diversas atividades meio em uma única unidade. A implementação dos CSCs tem sido um importante fator de redução de custos, de ganho de eficiência e de reestruturação em empresas de diversos setores no Brasil e no mundo. A sua implementação e gestão adequadas asseguram melhor desempenho da estrutura organizacional, propiciando racionalização de processos e intensificação de controles.

O CSC permite um aumento relevante de produtividade e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. Para garantir a implementação e a gestão bem sucedida dos CSCs, são necessários cuidados com os modelos de processos organizacionais e tecnológicos.

Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC. Saiba como identificar oportunidades de ganhos, mitigar riscos, reduzir a possibilidade de imprevistos, identificar o melhor modelo para a sua empresa e evitar perda de controle e insucessos no processo de implementação.

Instrutor

Carlos Magalhães

Sócio – diretor da Xcellence. Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Profissional com mais de 16 anos de experiência em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia e diversas áreas de negócios, com os objetivos de redução de custos, geração de valor e otimização de processos. Experiência adquirida em empresas como Deloitte Touche Tohmatsu, Cognos do Brasil e Suporte Assessoria. Experiência em modelos Cobit, ITIL, ISO, CMM, PMI, ISO 17799. Experiência em Gestão de Riscos e em ferramentas como Corporate Performance Management e Balanced ScoreCard. Implantou Soluções ERP (Datasul, Microsiga, Oracle, SAP), CRM e BI/CPM/EPM.

Mais informações

Local Golden Tulip Park Plaza Hotel Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP
Horário 08:40hs as 18:00hs
Nome do contato Carolina Varandas
E-mail de contato carolina.varandas@internews.jor.br
Website http://internews.jor.br/2017/08/cscs-passo-a-passo-para-implementacao-e-gestao-dos-centros-de-servicos-compartilhados/
Telefone (11) 375-134-30
Endereço São Paulo/SP

PROGRAMA

O CSC e o ambiente empresarial atual

Direcionadores do Centro de Serviços
Como os Serviços Compartilhados possibilitam as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos
CSC – O que é e por que fazê-lo?
Definição de Serviços Compartilhados
Alguns Benefícios do CSC
Direcionadores para a Mudança
Os 4 elementos fundamentais do CSC

Elementos do centro de serviços
O cliente e o centro de serviços
Modelo Organizacional
Comparação de Modelos Organizacionais
Definindo prós e contras dos diversos modelos de governança
CSC e a Corporação
Roadmap para o desenvolvimento do Modelo Operacional
Como o CSC amadure com o passar do tempo
Modelo Operacional de um CSC – 3 níveis de maturidade
Organização Interna
Modelo de Negócios
Arquitetura de serviços
Relacionamento com o Cliente
Modelo de processos
Modelagem de processos
Gestão por processos
Modelos de Gestão por Processos
Modelo de Processos: Simples, Flexível, Ágil e Automatizado
Processo de Atendimento ao Usuário
Modelo Operacional
Modelo Tecnológico
O atual Ambiente de TI das Corporações
Tipos de Tecnologia Sistêmica
Matriz de Decisão – Escopo de TI para CSC
O Modelo Tecnológico: Benefícios gerais com TI
O Modelo Tecnológico – “Data Management Architecture Service Oriented Framework”
Projetando um Centro de Serviços Compartilhados

A jornada rumo ao CSC geralmente envolve a migração de 4 dimensões
Abordagem para um projeto CSC

Iniciando discussões
Processo de Criação
Evolução dos centros de serviços
Processo de Seleção
Decisão sobre quais processos podem ser compartilhados
Escopo de Serviços – Exemplos
O Business Case – Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica

Objetivos de um Business Case
Business case – Produtos
Abordagem Metodológica para CSC

Gerenciamento do Projeto
Principais habilidades e competências de um gerente de projetos
Ferramentas de um gerente de projetos
Reuniões: Alçadas de Resolução
Dicas para uma Reunião Produtiva
Controle Financeiro do Projeto
Exemplos de Relatório de Acompanhamento do Projeto
Localização e Desenho do ambiente
Projeto de Relocalização – Pontos de Análise
Instalações
Exemplo de layout de Instalação de um CSC
Processos e Controles
Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle
Redesenho de processos
Análise de gaps e aderência dos processos
Estratégia de Implantação (por Processos, Big Bang, Piloto)
Gestão de Relacionamento com o Cliente
Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA
Como desenvolver as métricas para compor o SLA
Precificação integrada ao SLA
O Catálogo de Serviços
Gerenciamento de Desempenho – Tipos de Métricas
Maturidade do CSC e o SLA
Service Level Agreement
Precificação Remuneração e recompensa
Discussão sobre Precificação – Métodos Típicos
Método: Sem atribuição específica
Método: Taxa fixa
Método: Taxa Orçamentária
Método: Taxa Orçamentária com Penalidades
Método: Custeio Baseado em Atividade
Método: Pagamento Direto
Método: Taxa baseada no mercado
Quando definir o tipo Método de Pagamento
Evolução dos Critérios de Remuneração
Pontos de Atenção
Gestão de Capital Humano
Reavaliando o sistema de gestão de RH
Competências e Remuneração
Change Management: O Desafio da Mudança
Por que Liderar Mudanças?
Processo de Resistência a mudança
8 Passos para a Mudança
Comunicação Empresarial
Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas
Treinamento
Técnicas Tradicionais e Emergentes de Transmissão de Conhecimento
Estratégia de Treinamento – Lista de treinamentos
Organização do Projeto – Papéis e Responsabilidades

Aspectos: Legal, Trabalhista e Tributário

Considerações Finais

A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados
Em uma cadeia evolutiva, o CSC pode oferecer mais que redução de custos
O futuro do CSC – Mudança cultural e foco no cliente
Porque projetos de CSC falham
Ciladas da Implementação
Fatores Críticos de Sucesso
CSC – Visão de Futuro
Anexos

Exercício
Tabelas


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