A cultura organizacional

A cultura de uma empresa vai depender de como são seus princípios e valores, quais seus objetivos como empresa, e principalmente qual a razão de sua existência.

Larissa Flores

A Cultura de uma organização esta diretamente ligada aos valores do seu criador. Pode-se dizer que o valor individual é a base para desenvolver os norteadores que darão seguimento ao futuro da organização. Partindo do principio que os valores são a base de uma cultura organizacional, é importante sabermos como ela esta inserida no cotidiano de um individuo.

Em uma organização o valor apresenta duas vertentes: o social e o pessoal. O valor social abrange a coletividade do ser humano, o convívio em grupo, as relações interpessoais, ou seja, como ser humano está inserido no ambiente de trabalho, como é visto pela organização. Cabe destacar que o ser humano tem a necessidade de ser aceito na sociedade em geral. Já o valor pessoal abrange aspectos mais íntimos do indivíduo, sendo que existe a necessidade de conquistar uma harmonia interior com a vida pessoal e a profissional. Neste caso é imprescindível para ele atingir um status profissional que lhe proporcione grandes realizações. Sobretudo o indivíduo busca a existência do seu ser, você deve estar pensando como assim:- É simples, ter saúde, sobrevivência e principalmente estabilidade em sua vida profissional.

Para tanto os membros de uma organização empresarial seguem as normativas como base para conduzir sua rotina de trabalho, sendo que os valores podem ser implícitos ou explícitos na estrutura de uma empresa, de forma que a organização é pressuposta na comunicação dos seus membros.

A cultura de uma empresa nada mais é do que uma programação mental coletiva que distingue os membros de uma organização para outra. Também é importante dizer que a cultura de uma empresa envolve as crenças estabelecidas através de normas, valores, atitudes e principalmente das expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.

Podemos dizer que a cultura organizacional equivale ao modo de vida da organização em todos os aspectos, como, ideias, crenças, costumes, regras e técnicas, etc. Assim a cultura de uma organização é também influenciada pela cultura dos seus colaboradores, o que afeta no comportamento da equipe. Entende-se que a cultura de uma empresa é visualizada claramente da forma de como são realizados seus negócios, como ela trata seus clientes, enfim suas relações interpessoais.

A cultura de uma empresa pode ser demonstrada pelos seus membros em virtude da liberdade e autonomia existente no âmbito organizacional, como os dirigentes e colaboradores percebem e expõem a cultura no ambiente externo.

Para o colaborador é importante ter o conhecimento da cultura da empresa, pois assim é possível ter uma referência em termos de pontualidade, produtividade e preocupação com a qualidade do serviço ao cliente.

A cultura une gerações e serve como um elo entre o passado e o futuro da empresa. É importante alinhar a cultura aos demais aspectos da organização, como, decisões e ações, para estabelecer o planejamento a direção e o controle, a fim de estabelecer melhor o controle da empresa.

Compartilhar Compartilhar no Facebook