O apoliticismo: a doença intrínseca à democracia

Seria o exercício da cidadania pelo abandono da perspectiva de que se possa equacionar questões de interesse público e do bem comum pela via das instâncias políticas, ou seja, pela instâncias da democracia representativa

Wagner Siqueira
CFA

O apoliticismo é uma doença intrínseca à democracia. A conquista da plenitude da democracia formal conduz inelutavelmente à apatia e ao descaso, ao desinteresse de participação política. A abstenção de participação no voto, a generalização na crítica ao político e à atividade política profissional decorrem da consequência inevitável do surgimento dessa doença intrínseca à democracia.

O apoliticismo seria o exercício da cidadania pelo abandono da perspectiva de que se possa equacionar questões de interesse público e do bem comum pela via das instâncias políticas, ou seja, pela instâncias da democracia representativa.

O remédio para o apoliticismo será sempre encontrado na própria democracia. Cura-se o apoliticismo com mais democracia, com instituições que funcionem e se aprimorem, com debate e transparência, com a contradição e escolha entre diferentes perspectivas, com a participação dos diferentes atores sociais.

Não há democracia sem contradição e sem resolução de conflitos pela via da negociação pacífica. A solução pela via da violência não é democrática. O preço que se deve pagar pelo empenho de poucos é frequentemente a indiferença de muitos. Nada ameaça mais a democracia do que o excesso de democracia. O excesso de participação pode ter como efeito a saciedade da política e o aumento da apatia eleitoral.

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: