O que muda em um ano novo?

Muitos esperam por mudanças pessoais, na empresa, nos negócios. Esperar tornou-se semelhante a uma fórmula de superação. Será que funciona?

Flávio Sodré

Muitos esperam por mudanças, poucos as planejam, raros põem em prática seus planos e, nessa espera, a urgência ou o agravamento dos problemas faz com que o planejamento seja para curto prazo e, quando este chega, não há mais a esperar. Afinal, os problemas urgentes foram resolvidos.

Esperar, na visão da sociedade, é semelhante a aguardar por cada estação do ano e, assim, perceber se será suportável, agradável ou não (é um esperar semelhante ao de milagres repentinos). Como há muitas variáveis não controláveis que determinam se as estações serão ou não agradáveis, de acordo com o ponto de vista de cada um, muitos acreditam que são insuportáveis enfrentá-las. Então, aguardam a próxima estação; e, depois, a próxima... Segue-se um loop infinito de inquietações baseados na chegada de boas notícias, bons negócios, aumento de salário, melhorias e melhorias. Esquecem que melhorias dependem muito mais das percepções pessoais sobre a vida e a sociedade, a respeito de questões socioeconômicas, planejamentos e ações promotoras de melhorias para curto, médio ou longo prazos. Viver de forma inquieta não produz amadurecimento; e as percepções sobre a vida passam a ser pessimistas.

Há mais ansiedade e ócio na sociedade que atitudes transformadoras.

“Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade.” Provérbios 14.23 – NTLH.

O tempo: segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos passam; e muitos apenas assistem a isso, pouco fazem para mudarem a eles mesmos. Refletir sobre si, acerca da sociedade, do trabalho, da família, ou sobre Deus.

O processo de reflexão é um poderoso promotor de mudanças. A vida propõe oportunidades boas para todos; porém, vive-las ou desfrutá-las dependerá unicamente de cada ser humano, de ações individuais,¬¬ de preparo e treino, do caminhar junto a outras pessoas.

Não há segredo para fazer do novo ano um período realmente novo para si; a receita é a mesma dos antepassados: planejamento e trabalho - “O preguiçoso nunca terá dinheiro, mas quem tem iniciativa acaba ficando rico.”, Provérbios 11.16b - NTLH. Adquirir conhecimento, tornar-se sábio e inteligente, não ser preguiçoso para pensar e agir, aprender com os próprios erros, ouvir as pessoas; com o passar do tempo, tudo leva à maturidade e aumenta o discernimento. “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.” Provérbios 19.27 – NTLH.

“Procure bons conselhos, e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.” Provérbios 20.18 – NTLH.

Os ensinamentos de Salomão, escritos há séculos, ainda são letras vivas, atuais. Planejamento, ação e tutores, diante de novidades que surgem ao longo da vida, são necessários para que, a cada ano, sempre haja novidades. Assim:
• Tutores: Pessoas maduras e esclarecidas, que souberam extrair ensinamentos valiosos baseados em suas experiências vividas nos momentos difíceis e amargos da vida. Exemplos: professores, livros e amigos.
• Livros: Excelentes para expandir os horizontes, a visão de mundo, os conhecimentos.
• Ação: Esclarece visões e atuações dos homens nas sociedades, tornado-os sábios ou tolos, conforme as escolhas individuais de se viver.

Café com ADM

Café com ADM

#103
A tensão política no ambiente de trabalho: como lidar
Durante uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos, é inevitável que a política vire pauta de discussões no ambiente de trabalho. O escritor e palestrante Paulo Grinberg bate um papo com Leandro Vieira e explica como essa tensão impacta a rotina da empresa e como os líderes devem agir diante dessas situações.
Café com ADM #103 A tensão política no ambiente de trabalho: como lidar
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
ou faça login através das redes sociais
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 47,00 mensais

Ou cadastre-se com: