5 atitudes básicas que você precisa ter para começar a equilibrar sua vida financeira

Existem algumas atitudes básicas para você começar a equilibrar suas finanças. É um começo, mas com estudo você pode fazer muito mais!

Cristiane de Andrade
iStock

O equilíbrio financeiro é de suma importância para manter a vida de qualquer pessoa em equilíbrio. A falta de recursos financeiros afeta diversos aspectos da vida das pessoas e por isso mesmo é preciso ter alguns hábitos e atitudes para manter esta área de sua vida em harmonia. Cito neste artigo apenas 5 atitudes básicas que você precisa ter para COMEÇAR. Então dê o primeiro passo e torne estas atitudes um hábito em sua vida!

1. Pague a si mesmo primeiro

Sempre que receber seu salário, pague a si mesmo em primeiro lugar, antes de qualquer conta. É o ato de separar uma parte pré-determinada de tudo o que você ganha e fazer este dinheiro render para você. Dedique uma porcentagem que seja equilibrada com seu estilo de vida. Para quem ganha muito pouco e mal consegue pagar suas contas, esse valor pode ser baixo, como 1%. Mas para quem tem uma carreira estruturada, é normal investir mais do que 30% da renda, acelerando o crescimento dos investimentos. Defina primeiro qual a porcentagem que você pode separar e torne isso um hábito, pois é um hábito de pessoas prósperas que buscam um futuro tranquilo e seguro. Estude sobre investimentos e coloque este dinheiro para trabalhar por você. Mas NUNCA deixe-o parado na poupança, a não ser que queira perder dinheiro. Busque as melhores alternativas para proteger seu dinheiro.

2. Gaste menos do que ganha e faça um controle de gastos

Para que isso ocorra é necessário você ter um controle financeiro, uma planilha que lhe mostre tudo o que você gasta e tudo o que você ganha. Crie o hábito de controlar, pois ficará mais fácil de identificar os gastos excessivos e desnecessários que você faz todos os meses e consequentemente gastar menos. Existem alguns aplicativos para celular que facilitam este controle. Eu utilizo o Minhas Economias, mas exitem muitos outros como Zero Paper, Organizze, Só dinheiro, etc. Entenda que ter o controle das coisas é o melhor caminho para se atingir uma meta.

3. Perceba seus pensamentos de escassez

Na maioria das vezes não percebemos nossos pensamentos. Pensamos que a situação do país está difícil, as coisas estão caras, o dinheiro está em falta… Por favor chega de pensamentos deste tipo! Chega de vitimismo! Existe um ditado que diz que “tudo o que você foca, expande”. Você realmente acha que ficar com pensamentos negativos vai fazer com que o dinheiro e as oportunidades apareçam? Óbvio que não! Comece a anotar qualquer pensamento negativo que surge em seu pensamento e reflita se isso vai te deixar mais perto ou mais longe de uma vida abundante e próspera? Aproveite e comece a agradecer as pequenas coisas que você possui. Afinal você tem uma boa cama para dormir, tem comida na mesa, tem um trabalho, tem uma bea família. É tanta coisa que você tem e você talvez nem perceba a riqueza presente na sua vida.

4. Doe

Dê primeiro para depois receber. Você pode doar tempo, dinheiro, um sorriso, um abraço, atenção, seja o que for. Mas nunca faça isso esperando algo em troca. Faça porque quer contribuir, com amor, porque você é grato pelas coisas que têm. Pode ter certeza que aquele velho ditado “tudo o que vai, volta”, é verdadeiro e se fará presente caso você tenha uma atitude verdadeiramente sincera.

5. Estude sobre finanças
Como sempre diz Paulo Vieira: “aquilo que você não tem é pelo o que você não sabe”. Conhecimento é a maior riqueza que você pode cultivar na sua vida. Quer melhorar em algum aspecto da sua vida? Estude. Quer saber como pode melhorar suas finanças? Estude! Ler sobre finanças, dinheiro, prosperidade te faz entender a lógica por trás de quem tem sucesso financeiro e como planejar e agir a respeito de sua vida financeira. Se está com dificuldades mesmo assim, procure pessoas que possuem o conhecimento que você precisa para que possa entender com mais clareza!

Café com ADM

Café com ADM

#54
Um panorama da Administração no Brasil
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração.
Café com ADM #54 Um panorama da Administração no Brasil
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: