6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro

6 Dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse. Aqui você vai descobrir como é simples, organizar melhor seus gastos e planejar seus investimentos.

Adevaí Pereira

6 Dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse. Aqui você vai descobrir como é simples, organizar melhor seus gastos e planejar seus investimentos.

Confira tudo no aqui: https://investimentosinteligente.com/6-dicas-simples-para-cuidar-melhor-do-seu-dinheiro/

Uma das perguntas que mais questionada atualmente pelas pessoas nas mídias sociais e nos fóruns:

É como elas podem se organizar, planejar seus gastos e pensar em seus futuros investimentos.

Sua vida financeira está uma bagunça e precisa de uma faxina?... E o que é pior você não tem a miníma ideia por onde iniciar?

NÃO se desespere! ... Para te ajudar, resolvi reuni aqui, 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse, e o melhor pensando nos seus futuros investimentos. Serão passos simples, entretanto, são dicas essências para manter o controle e a sua saúde financeira.

01. Saiba qual é o seu rendimento mensal e quanto exatamente você gasta.

Você sabe exatamente quanto você ganha mensalmente? Quanto gasta? Ou têm apenas uma ideia?

Se sua resposta for NÃO...

>

Para as questões anteriores, infelizmente você faz parte de um grupo em que 42% das das pessoas não sabem dizer com clareza qual é sua renda mensal, conforme pesquisa realizada em 2014 pelo SPC Brasil.

Então, para começar a controlar melhor as finanças, é importante saber qual é o seu salário líquido, isto é, o valor exato que é depositado em sua conta mensalmente, após todos os descontos.

Desconto tais como, Imposto de Renda, INSS, eventuais contribuições ao plano de previdência da empresa e gastos com plano de saúde. Logo em seguida, verifique quais são os gastos fixos e variáveis, como as dívidas, os financiamentos e as futuras contas do cartão de crédito. Fazendo este levantamento você poderá identificar os pontos em desequilíbrio do seu orçamento.

Uma sacada simples para facilitar essa tarefa é usar planilhas em Excel, caderno de anotações, aplicativos, ou qualquer outra ferramenta que seja dinâmica e eficiente para você. No final desse post vou deixar alguns exemplos de aplicativo e planilhas. Confira No Fim do artigo.

02. Não deixe para "amanhã", comece o controle hoje mesmo!

Para explicar o segundo ponto da lista de 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro, é importante mencionar um pouco de finanças comportamentais. Área de estudo da psicologia econômica que investiga as emoções mais crucias que estão por trás de nossas decisões financeiras.

Entre pontos chaves estudados estão os vieses do comportamento, isto é, as formas de agir irracionalmente e que nos faz perder dinheiro.

Para Vera Rita de Mello Ferreira, consultora de psicologia econômica e professora da Fipecafi, o viés aqui explicito é o da inércia, ela menciona que este viés nos faz a ter uma crença limitada e infundada e que nos leva pensar de que vamos conseguir fazer as coisas no futuro. “A pessoa vai procrastinando, até que se passam semanas, meses, ou até que o problema finalmente est

oure.”

Segundo a consultora estes sintomas podem ser combatido. Contudo, é preciso entender que este paradigma “amanhã eu faço isso” sempre será amanhã e sempre ficará para depois, sendo assim, Não deixe para "o amanhã" o que você pode fazer hoje.

03. Não abandonado seu Controle.

Sabemos que muito simples criar uma planilha de orçamento doméstico, baixar um aplicativo de controle de finanças. Entretanto, manter o controle financeiro ativo mensalmente e transformá-lo em um hábito requerer persistência. Para o consultor financeiro André Massaro “O registro de receitas e gastos é fundamental e extremamente importante no planejamento financeiro, por isso é essencial mantê-lo sempre atualizado”.

Para ter um controle sem estresse Massaro sugere que a planilha ou aplicativos seja “checado" por um terceiro, para que sejam cobras as metas pré estabelecidas, não cumpridas e se necessário criar punições simbólicas para cada meta não realizada.

Outra dica simples para manter seu plano ativo é traçar objetivos para os próximos meses, motivando manter os gastos sob controle e incentivando acompanhar a evolução mês a mês.

04. Corte despesas ou serviços que você paga sem usar.

Quando finalizar o passo de anotar todas suas receitas e despesas, cerifique com atenção aos gastos que você está pagando e não precisa, pois, você não usa.

Exemplo altas tarifas bancárias, planos de academia que não está sendo usado 100% da sua totalidade e serviços de telefonia fixa e assinaturas de TV a cabo, este tipo de serviço podem ser cortados sem grandes problemas ou preocupações. Confira a lista da revista exame de 10 coisas pelas quais você pode estar pagando caro demais.

05. Faça uma análise dos seus maiores gastos.

Caso as suas despesas sejam maiores do que suas receitas e mesmo fazendo pequenos corte como mencionada no item 04, é preciso atacar os seus maiores gastos, tais como, contas fixas.

Esse passo da lista de 6 dicas simples para cuidar melhor do seu dinheiro sem estresse, pode exigir medidas mais duras, como a mudança para um imóvel menor desfazer ou substituir bens passivos, exemplo, veículos, assim você pode reduzir gastos com o financiamento e condomínio, mesmo que para isso você tenha que fazer uma mudança no seu estilo de vida.

Se para melhorar sua vida financeira requer mudanças drásticas, é importante que você pensa com cautela se toda essa alteração necessária em seu padrão de vida faz sentido.

Você precisa mensurar se manter todos os bens, mesmo que ele exija grandes sacrifícios financeiros vale mesmo apena, ou se abrir mão de alguns deles para ter mais liberdade financeira para lazer, investir, ou com outras atividade que tragam prazer ou desenvolvimento.

06. Organize sua carteira.

Parece engraçado mas, organizar a carteira pode ser algo muito útil para o planejamento financeiro. Quando se reunir todos os cartões que estão perdidos na sua carteira. Assim você poderá se lembrar de fechar conta bancária não utilizada a um bom tempo, e cancelar os cartões sem utilização em que as anuidades e tarifas estão sendo debitadas da sua conta corrente sem que você perceba.

Baixe o Ebook gratuito aqui https://investimentosinteligente.com/6-dicas-simples-para-cuidar-melhor-do-seu-dinheiro/

Café com ADM

Café com ADM

#87
Como cuidar do dinheiro da sua empresa
Leandro Vieira bate um papo com o executivo Frank Gomes sobre as principais questões envolvendo finanças corporativas e como os empresários devem lidar com o dinheiro que circula no negócio.
Café com ADM #87 Como cuidar do dinheiro da sua empresa
00:00 00:00
Confira outros episódios


Compartilhar Compartilhar no Facebook
Administradores

Esqueceu a senha? | Cadastre-se

ou faça login através das redes sociais
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores

Entre com a sua conta

Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 47,00 mensais

Ou cadastre-se com: