A aposta de Buffett e o que as pessoas não entendem sobre investimentos

Não é que as pessoas envolvidas no mundo dos investimentos são burras e não conseguem ganhar dinheiro. É que elas cobram tanto, que muito provavelmente após todas as taxas e comissões serem pagas, não sobra muito para os clientes

Fábio Zugman
Fortune Live Media/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

A história é simples: Warren Buffett, um dos maiores investidores da história, lançou uma aposta ao mundo: 500 mil dólares de que um fundo passivo, que simplesmente acompanhasse as 500 maiores empresas americanas, teria melhores resultados que um conjunto de “Hedge Funds” escolhidos a dedo.

“Hedge Fund” é um termo Americano para um fundo estilo vale tudo, em que o gestor tem grande liberdade para investir da forma que quiser. O mais próximo que temos no Brasil são os Multimercados, mas ainda assim não chegamos nem perto da criatividade do povo de lá: existem Hedge Funds que usam satélites para olhar os estacionamentos dos varejistas para tentar prever o resultado dessas empresas, Hedge Funds que apostam em moedas, outros que usam sistemas super velozes para tentar ganhar a dianteira em alguns tipos de operação.

Em troca dessa sofisticação toda, esses fundos “Ativos" cobram por tudo isso. O padrão da indústria é cobrar 2% de tudo que o cliente deposita lá, somando 20% dos resultados. Por que esse padrão 2/20? Diz a lenda que o primeiro cara a montar um Hedge Fund era fã das histórias de Piratas, e 20% era o quanto o capitão do navio levava pa

ra casa.

Os gestores justificam essas taxas dizendo que os clientes pagam pela inteligência e resultados superiores. Claro que ter um dos maiores investidores da história colocando isso em dúvida pode dificultar um pouco os negócios, então um ex-sócio da empresa Protegé Partners, chamado Ted Seides, topou o desafio. Pelo acordo, um fundo que acompanha o índice S&P 500 escolhido por Buffett seria comparado com uma carteira de fundos escolhido pelo Gestor. 10 anos depois o melhor resultado levaria o bolo todo.

Em dezembro de 2016, a carteira escolhida pelo corajoso desafiante tinha ganho 22%. O fundo passivo que Buffett escolheu tinha subido mais de 85%. Recentemente, Ted reconheceu a derrota e jogou a toalha.

A mídia, como sempre, se apressou a tirar conclusões, dizendo que “os dias de quem escolhe investimentos estão contados” e outras coisas. Li isso várias vezes, inclusive de fontes que se propõem a lidar com o mundo financeiro. A conclusão geral parece ser de que as escolhas dos gestores não valem nada, e é melhor deixar seu dinheiro num fundo

passivo.

Mas não é isso que Buffett disse. Aliás, seria ridículo, já que ele passou mais de 50 anos administrando a própria empresa e escolhendo seus investimentos. Se ele achasse que uma carteira barata de ações é sempre melhor que escolher, ele não se daria ao trabalho de comprar a Heinz ou administrar uma ferrovia entre outras.

O argumento do Bilionário gira em torno dos CUSTOS. Não é que as pessoas envolvidas no mundo dos investimentos são burras e não conseguem ganhar dinheiro. É que elas cobram tanto, que muito provavelmente após todas as taxas e comissões serem pagas, não sobra muito para os clientes. Mesmo gestores que conseguem bons resultados possuem taxas tão altas que, para um cliente normal, é melhor escolher um fundo barato e esquecer.

Claro que um fundo barato não tem sex-appeal. Quando você investe com um “Gestor Profissional” vai a um escritório todo bonito, é atendido por gente de terno, ganha cafézinho (se esquecendo, claro, que você que está pagando por tudo isso). Quando eu invisto de forma barata pelo home broker, estou de camiseta rasgada e crocs pensando se é hora do banho.

A lição que Warren Buffett quer ensinar não é que caras como ele não sabem ganhar dinheiro. A lição é que, se caras como ele cobram demais, sobra menos para você.

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: