Como a Educação Financeira pode transformar a sua vida

Neste Artigo falo um pouco sobre a importância da Educação Financeira para a qualidade de vida de todos nós.

Matheus de Oliveira Souza

Quando falamos em Educação Financeira, a maioria de nós logo pensa que é um assunto chato, difícil e desnecessário, sem conhecer e nem ao menos tentar saber o que é essa tal de “Educação Financeira”. Há aqueles que pensam que é algo que somente os “ricos” sabem bem o que é. Esse desconhecimento se deve, principalmente, por ser um assunto que as escolas não dão muita importância, e, também, o assunto “dinheiro”, raramente é discutido dentro dos lares, como se fosse algo “sujo” ou inapropriado à discussão familiar. Por isso, as pessoas e, principalmente, as famílias brasileiras se encontram extremamente endividadas, causando a maioria dos divórcios, doenças e atrapalhando a nossa qualidade de vida.

Segundo a SERASA, em 2016, 60 milhões de brasileiros estavam endividados, que totalizaram espantosos R$ 256 bilhões em dívidas em atraso, isso equivale a 41% dos brasileiros adultos com mais de 18 anos. É a maior marca já registrada pela SERASA desde que iniciou a medição em 2012. O endividamento pode provocar ansiedade e depressão, e pode agravar outras doenças pré-existentes como compulsão e transtorno bipolar. O problema do endividamento deve ser olhado não apenas do lado financeiro, mas, também um problema de saúde mental, que afeta a vida de milhões de brasileiros conforme mostra a pesquisa citada acima.

Pensamos que Educação Financeira se resume nas palavras economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, tudo isso é primordial para nossa saúde financeira, porém, Educação Financeira é muito mais que isso. Ela busca, principalmente, melhor qualidade de vida, hoje e no futuro, ela nos traz segurança material e garantia para eventuais imprevistos. A partir do momento que o dinheiro passa a ser nosso aliado e não um problema, nossa vida se torna mais leve, quando temos pleno domínio de nossa vida financeira, sabemos que se algo sair do controle teremos condições materiais e psicológicas para enfrentarmos tal problema. Tudo isso nos traz uma tranquilidade enorme para podermos viver a vida em plenitude.

A Educação Financeira deve ser difundida dentro das escolas, dos lares, dos locais de trabalho, deve ser aprendida e apreendida por todos nós. Cito aqui uma frase do livro “Pai rico, Pai pobre” de Robert Kiyosaki: “ Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres, mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola”.

A partir do momento que começamos a colocar em prática o que aprendemos com a Educação Financeira, começamos a perceber para onde está indo nosso dinheiro, conseguimos perceber que muitas coisas desnecessárias podem ser cortadas, que nossa vida não se resume a sermos somente máquinas pagadoras de contas. Somos capazes de encontrar novos caminhos, que não depende de quanto ganhamos de dinheiro e sim o “como” gastamos e o quanto somos capazes de economizar e investir nosso dinheiro, fazendo-o ser nosso empregado, trabalhando para nós, nos ajudando a alcançarmos nossos objetivos materiais, sem nos endividarmos, tendo como lidar com os imprevistos da vida. Ela é uma ferramenta importante para a realização de nossos sonhos, e ela é o caminho mais rápido para alcançarmos algo, que hoje, em minha opinião, é a coisa mais importante em relação ao dinheiro, a tão sonhada Independência Financeira.

Viver a Educação Financeira é algo simples, nada complexo, porém, exige dedicação e disciplina, como tudo em nossas vidas, sem essas palavras nada acontece de bom. Então faço esse convite, vamos encarar o dinheiro como algo que está aí para ser nosso aliado e não um problema.

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: