Criptomoedas

Seria o Bitcoin uma nova maneira de investir? Ela veio para substituir os outros investimentos existentes no mercado? Ou será que não passa de uma especulação sem fundamento? Essas dentre outras informações você encontrará no artigo abaixo.

THIAGO EDIRLEY NEMÉZIO

Sendo bem direto ao assunto, Bitcoin não é investimento e não deve ser tratado como tal. Da mesma maneira dólar não é investimento, ouro não é investimento, diamante não é investimento. Todos são reserva de valor. Você os utiliza porque está prevendo algo ruim em algum lugar.


Eu nunca faço um investimento comprando algo somente porque existe a possibilidade futura de outras pessoas pagarem mais caro por ele no futuro. Operações assim são, por essência, especulativas e carecem de fundamento.


Tendo isso em mente, se quiser aproveitar de uma alta especulativa, como em qualquer outro ativo, o faça com um percentual insignificante do seu patrimônio, no máximo 1%, e saiba que o simples fato de você, que não é da área, mostrar interesse por esse “ativo” é um grande indício de que provavelmente você já está atrasado.


Dito isto, as moedas digitais são o futuro e, na minha opinião, não há mais volta. Este tipo de tecnologia já praticamente inutiliza serviços de transferência de valores pequenos para países diferentes entre pessoas fís

icas.


As consequências de sua utilização em massa são muitas e, na grande maioria, benéficas para toda uma sociedade que tem tudo de moderno, mas ainda precisa de intermediários cuja única função é legitimar informações; e cobram caro por isso.


Assim, a valorização ou não das moedas dependerá de qual delas será adotada pelo mercado e pelo público em geral, o que é impossível de determinar.


Minha opinião é que o Bitcoin saiu bem na frente e continuará na dianteira, mas outras moedas já surgem com proposta de resolver alguns problemas (características) da primeira

.


Uma questão paralela, e apesar de intrinsecamente ligada, é o BLOCKCHAIN, que é a tecnologia criada e utilizada pelo Bitcoin para a transferência do valor.


Imagine que para que o dinheiro seja levado a sério, no caso o bitcoin, é extremamente relevante que no momento que eu o transfiro para outra pessoa, ou faça algum pagamento, ele não esteja mais em meu poder. A tecnologia criada para resolver esse problema é elegantemente simples, descentralizada e barata.


Eu não tenho dúvida que estamos vivendo o começo de uma nova revolução tecnológica pelo aparecimento da tecnologia do BLOCKCHAIN. Uma amostra de como essa ferramenta é poderosa é o Ethereum. Este é capaz de executar contratos inteligentes em um processo seguro e descentralizado.


Imagine todos os negócios hoje que contenha qualquer ou mais de uma das características como: auto risco de fraudes; que necessite de um intermediário cujo único serviço prestado é atestar a veracidade dos fatos (cartório, por exemplo); que faça várias transações por segundo; e que precise de uma base de dados estável e permanente. Todos esses negócios sofrerão transformações que cortarão intermediários, tornará o serviço mais rápido e, consequentemente, mais barato.


Então você pode ou não gostar do Bitcoin e outras criptomoedas, mas te aconselho a conhecer e estudar um pouco sobre o Blockchain, pois isso é a INTERNET nos anos 90 e muito provavelmente transformará a sua vida.

 

Café com ADM

Café com ADM

#62
Uma conversa sobre mente, fracassos e sucessos
Neste episódio Leandro Vieira entrevista o psicólogo Fabiano Moura de Moura sobre vários aspectos da psicologia que impactam nossas vidas e carreiras.
Café com ADM #62 Uma conversa sobre mente, fracassos e sucessos
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: