Evite as Armadilhas dos Empréstimos

Os empréstimos se tornaram recursos para despesas recorrentes. Vem conferir as armadilhas dessa ação e como evita-las.

Rejane Akemi

Uma ação que, infelizmente, é comum entre os brasileiros é a captação de empréstimos. O que eu não havia me dado conta é para qual finalidade, normalmente, isso é feito e tenho descoberto através do coaching que é para liquidação de dívidas recorrentes. 

Se isso acontecesse uma vez na vida, é compreensível, dependendo da situação. O que mais me assusta é como isso é comum e frequente. Há casos em que uma pessoa tem 3 à 5 parcelas de empréstimos que duram aí seus 3 anos a serem quitados, pelo menos.

Hoje, trouxe 3 ilusões e armadilhas que essa ação pode causar e o que fazer para evitar ir para o fundo do poço com empréstimos e mais empréstimos. 

1) "O empréstimo vai liquidar todas as minhas dívidas"

Esteja ciente de que o empréstimo é o acúmulo de todas as dívidas numa só parcela, ou seja, você liquida a sua dívida com vários credores para pagar apenas um, mas a dívida ainda existe e os juros continuam.

2) "Quitei as minhas dívidas e sobrou dinheiro. Posso gastar!"

Não! Aproveite o empréstimo para replanejar todas as suas Finanças e assim, se programar para os próximos meses. Esse dinheiro que sobrou pode ser de grande auxílio mais adiante. 

3) "Peguei o empréstimo. Meus problemas acabaram"

Depende. Se as suas dívidas foram resultados de hábitos recorrentes, provavelmente, isso vai acontecer de novo e você vai captar outro empréstimo e isso vira um círculo vicioso. Analise a sua situação e veja qual o real motivo desses resultados que você tem obtido ultimamente. 

A organização e o planejamento financeiro são essenciais no dia a dia para que o empréstimo seja um recurso emergencial, em que não há outra saída mesmo para a situação. 

Com as Finanças em ordem, você guarda um montante por mês e assim, em emergências, poderá contar com isso. Não permita que a situação vire uma bola de neve para, então, agir.

Você vai ver como essa organização vai te livrar da preocupação de "pagar, pagar, pagar" para virar um pensamento de "prevenção, guardar dinheiro, aproveitar a vida".

*Sou Coach e Orientadora Financeira. Se você precisar, não hesite em me pedir ajuda através do contato@rejaneakemi.com.br ou meu site https://rejaneakemi.com.br/ numa conversa sem compromisso. Será um prazer te ajudar! 

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: