Confira 5 dicas para aumentar suas vendas online em 2018.

No decorrer desse artigo irei listar algumas dicas essenciais sobre como melhorar suas vendas online de forma simples.  No final da leitura, oriento que escreva no papel um plano e anote as partes que considera mais importantes. Vamos lá?

Vanessa M Carvalho

Sabemos bem como a internet influencia a vida de milhares de pessoas, seja no trabalho, na escola, no lazer, buscando notícias e informações, comprando produtos ou serviços. Essa nova tecnologia trouxe muitas mudanças nos hábitos de consumo da população, desde uma simples recarga de celular, pedir comida, compras online, pesquisas,  cursos... nunca foi tão simples fazer tanta coisa sem sair de casa.

Na hora de adquirir produtos, grande parte dos consumidores faz uma pesquisa no google, analisa a reputação da empresa para saber se é confiável, pelo google negócios pode ver fotos, depoimentos, compara os preços, praticidade e a segurança. Todo processo é online. 

Obrigatoriamente, se você pretende vender na internet em 2018, é importante se adaptar às novas tecnologias. Estar presente no ambiente em que seu público alvo frequenta é crucial para conseguir vender e ganhar mais dinheiro.

Contudo, antes de criar um site ou blog, um perfil no Twitter e Instagram ou mesmo uma Fan Page no Facebook, é preciso realizar um planejamento de marketing. Também é importante separar uma verba de divulgação, senão, o “boom de vendas” não virá de um dia para o outro.

Os profissionais de mídias desempenham a função de aperfeiçoar a comunicação de uma empresa no ambiente virtual com os clientes, seja no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin. Eles pensam estratégias para o Meio Digital e produzem conteúdos que agradem os diversos públicos-alvos da empresa.

No decorrer desse artigo irei listar algumas dicas essenciais sobre como melhorar suas vendas online de forma simples.  No final da leitura, oriento que escreva no papel um plano e anote as partes que considera mais importantes. Vamos lá?

#1.     Porque devo colocar meu negócio na internet?
Antes, deixa te mostrar alguns números:

Hoje em dia somos mais de 120 milhões de brasileiros conectados à Rede Global de Computadores, segundo (UNCTAD) Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, ocupando a 4ª posição no ranking mundial de usuários de internet.

Com o avanço das novas tecnologias, os meios de comunicação têm evoluído, estamos mais conectados, geramos mais informação e, claro, exigindo também mais do mercado.

Passamos em média 5 horas conectados à frente de um computador, e quase 4 horas em dispositivos móveis. E este índice tem crescido exponencialmente com o aperfeiçoamento da internet no Brasil.

Você sabia que cerca de 59% dos Brasileiros estão conectados à internet?

Pois sim, é verdade! Esta informação foi divulgada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). 

 

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#1.2 Preciso estar em todas as mídias sociais?
Então quer dizer que é só colocar um site funcionando, criar uma página no facebook e as vendas começam?

Não é bem assim. Para grande parte dos negócios você precisará ter um site responsivo e, dependendo do seu público-alvo, uma página no facebook e um perfil no Instagram. 

Em outros casos, por exemplo, se seu maior cliente são pessoas jurídicas, em vez de estar no instagram, vale investir e usar bem o linked in. Ou, se seu produto vende bem com um vídeo demonstrativo, usar o youtube ou vídeos no face e instagram.

Além disso, é preciso analisar a característica do seu negócio, ou melhor, do produto que oferece. Lembrando da demanda de clientes e do espaço geográfico que você pode atender. Pode ser uma pequena cidade do interior, no próprio estado ou que atenda o Brasil inteiro.

Portando, são muitos fatores que irão determinar suas vendas no meio online. Não adianta criar uma página e anunciar para todo Brasil, se você não dispõe de capacidade para atender a todos.

 

#1.3 O crescimento do E-commerce no Brasil
Somente em 2016 o E-commerce no Brasil cresceu 11% em relação a 2015 e faturou o total de R$ 53,4 bilhões. A previsão é que em 2017 o faturamento seja maior, com mais de 59,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mesmo diante da maior crise do Brasil, o setor de vendas na internet continua crescendo.

Uma dica para saber mais sobre o Comércio Eletrônico Nacional é acessar o Ebit, atualmente, empresa responsável por fornecer informações sobre o mercado online brasileiro. Ela classifica Lojas Virtuais de acordo com pesquisas realizadas com consumidores. Os internautas classificam as lojas por sua experiência de compra. O E-bit premia as “Melhores do E-commerce” de acordo com a opinião dos consumidores. Sendo que as premiadas oferecem a melhor experiência de compra na internet no Brasil.

Inegavelmente, colocar sua marca na internet revela um potencial, desde que haja um planejamento e um investindo de forma assertiva. O quanto antes você idealizar seu projeto, mas breve será o retorno.

 

#2.     Dicas para descobrir o público-alvo


Para que sua estratégia de Marketing seja eficiente, você precisará conhecer claramente quem é seu público-alvo ou Persona. Você precisa definir para quem quer vender seus produtos. Compreender quais os hábitos desses clientes, quais as redes socais que mais utilizam, o poder de compra etc. Dominando estas informações, você irá lançar campanhas estratégicas e obter re

sultados.

Criar uma estratégia sem conhecer quem é o seu consumidor é como fazer uma viagem sem estar preparado, esquecer o mapa em uma longa viagem sem placas de sinalização. Mantenha-se atualizado sobre informações do seu mercado, sobre sua concorrência, procure realizar cursos, participe de palestras, pesquise em sites de notícias, ibge e prefeitura, assim terás informação de qualidade para definir seu mercado.

 

#2.1    Mas como saber quem são meus potenciais clientes?
Para responder esta pergunta é preciso deixar claro a diferença entre público-alvo e Persona. O público-alvo é uma grande quantidade de indivíduos que você pretende vender um produto, em um espaço geográfico que pode ser seu bairro, cidade, estado ou país.

É preciso conhecer as condições financeiras desse público, locais que frequentam, se compram à vista ou parcelado, bem como, o motivo deles adquirirem o que você vende.

Digamos que sua empresa vende “Comidas Congeladas Prontas”. O seu público é composto por Mulheres, entre 25 e 55 anos, moradores do centro de Natal, com faixa salarial entre 1 e 5 salários mínimos, que adquirem seu produto até 3 vezes por semana. Eles compram o produto por um motivo, seja porque não querem pegar trânsito, pois dispõem de pouco tempo de almoço.

Com estas informações você pode conhecer melhor o público-alvo e definir o seu nicho de mercado, desenvolvendo seu produto e ganhando dinheiro neste processo de vendas.

Para compreender seu público você precisa responder algumas perguntas: faixa etária, gênero, onde mora, quanto ganha por mês, estado civil, tem filhos, qual profissão? entre outras...

Estas são apenas algumas indagações que precisa conhecer antes de ingressar no mercado, seja online ou offline. Compreender as motivações dos clientes não é uma tarefa simples, será um grande desafio. Mas uma vez possuindo sólida informação, poderá ter o produto que os clientes realmente necessitam e aumentar suas vendas.

Mas uma vez falo: construa sua identidade na internet por meio de um sólido e prévio planejamento estratégico.

 

#3      Como descobrir a Persona do meu Negócio?
Agora vamos definir o que é Persona. Talvez você não tenha ouvido falar muito sobre este termo, mas tenho certeza que suas características são familiares. Pois bem, agora que você conhece o público-alvo, precisa saber que existem inúmeros perfis de clientes.

Retornando ao exemplo anterior, sabemos que homens e mulheres irão adquirir “Comidas congeladas prontas”. Pode ser que a mulher mais jovem prefira alimentos mais frescos, frutas congeladas e vegetais, sobremesas como doce de maracujá e soverte entre outros.

A mulher mais velha irá opta por alimentos que auxiliem no emagrecimento, como marmitas fitness. Terá cliente que prefere ir até a loja comprar e outros irão compra pela internet, pedindo no whatsapp, por exemplo.

As características são familiares? Se identificou? Acredito que sim.

O cliente Persona é a personificação do seu cliente ideal, reunindo todas as particularidades do cliente que seu negócio pode querer ter. Definir de forma precisa a persona do seu negócio não é tarefa simples, vai exigir ainda mais trabalho, pesquisas e empenho da sua parte, pois vai além dos dados geográficos e socioeconômicos.

É importante conhecer também os conceitos subjetivos do seu consumidor como quais os medos, seus sonhos e desejos, principalmente as dificuldades enfrentadas no dia a dia, seja com a família ou no trabalho.

Entende por que estou sendo repetitivo sobre a necessidade de conhecer seu cliente? 

Tendo todas as informações, você pode construir uma estratégia de Marketing mais direcionada ao seu nicho de mercado, se comunicar efetivamente e atingir diretamente seu público. Sim, você tem que definir seu nicho de mercado.

A partir deste conhecimento, você poderá atender as necessidades do seu cliente:

O cliente tem dificuldade para chegar a sua loja? Ofereça serviço de entrega. A comunicação pode ser feita pelas mídias sociais, como facebook Messenger e Whatsapp.

O cliente tem alguma restrição alimentar? Ofereça alimentos em que ele possa consumir sem nenhum problema. Tenha seu diferencial de mercado.

Ofertando um serviço personalizado, rápido e de qualidade você certamente irá conquistar uma parcela significativa do mercado. E com a estratégia de Marketing você deve buscar a fidelização dos clientes. Lembrando sempre de criar conexões emocionais com seu cliente, torna o relacionamento forte, fiel e duradouro.

Um cliente contente irá falar bem do seu produto para os amigos e familiares. Acredite, uma boa indicação, o conhecido marketing boca a boca ainda é o melhor marketing. Desta forma seu negócio será bastante rentável.

Diante do informado, espero que tenha ficado clara a diferença entre o público-alvo e o persona. Você acrescentaria mais alguma informação, dados ou experiência pessoal? Deixe nos comentários no final do artigo.

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