A estratégia de marketing por trás das 'viaturas decorativas' do DF

Mais do que garantir a segurança, governo quer fazer as pessoas acreditarem que estão seguras

Gabriel Costa
Divulgação/GDF

 

A Polícia Militar do Distrito Federal entregou na terça-feira (8), 145 novos carros para o policiamento das ruas do DF, entretanto, há uma ressalva na entrega: os novos carros - avaliados em cerca de R$ 100 mil - devem ficar em "pontos de exibição" e não vão atender as chamadas do 190. Apesar do absurdo, é preciso ver que o investimento de mais de R$ 14 milhões é, na verdade, um investimento na presença de mercado do governo distrital.

Pois é, não tá fácil ser cidadão no Distrito Federal - inclui-se aí as notícias surreais que emanam do Congresso e do Palácio do Planalto. Mas é preciso enxergar a estratégia do governo de dar uma "boa sensação de segurança" à população e mostrar que a polícia

está na rua.

Não é só estar na rua, mas a polícia da capital do Brasil precisa estar bonita, afinal um documento interno da corporação diz que os policiais que estiverem com os novos carros, devem "se atentar à postura e compostura, primando pela boa apresentação individual e coletiva, seja quando dentro ou fora da viatura".

Os carros também devem ficar em locais visíveis e sempre com o "rotolight" aceso (aquela luz que acompanha a sirene no teto do carro). E os policiais nessas viaturas de quase R$ 100 mil só podem atender casos que estejam na vista dos policiais ou quando as pessoas os abordarem.<

/p>

Brasília é sempre pautada em notícias que correm o mundo por conta da sua importância administrativa para o Brasil e, por isso, concentrar a cúpula política, econômica, estratégica e ministerial, além de ser a terra das embaixadas e consulados no país.

Fica bacana para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) mostrar que as terras sob seu domínio estão seguras pelo menos aos olhos do cidadão e do noticiário internacional, por mais que a realidade possa destoar do que está exposto. Um bom entendedor de Marketing sabe que é preciso ter uma presença de marca forte no mercado para que seu nome não seja esquecido - e venda mais.

Quando enquadramos uma companhia em uma realidade de crise econômica e política que deixa em apuros as contas e as perspectivas de crescimento da empresa, é preciso apostar na boa propaganda para que seu produto não deixe de ser vendido e as contas fechem no verde ao final do mês. "Ficar bonito na foto" é sempre bom e necessário para passar a "sensação de segurança" pretendida pela PM do Distrito Federal, mas um plano de estratégia em Marketing que não apresenta resultados... é um belo tiro no pé.

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: