A estratégia de marketing por trás das 'viaturas decorativas' do DF

Mais do que garantir a segurança, governo quer fazer as pessoas acreditarem que estão seguras

Gabriel Costa
Divulgação/GDF

 

A Polícia Militar do Distrito Federal entregou na terça-feira (8), 145 novos carros para o policiamento das ruas do DF, entretanto, há uma ressalva na entrega: os novos carros - avaliados em cerca de R$ 100 mil - devem ficar em "pontos de exibição" e não vão atender as chamadas do 190. Apesar do absurdo, é preciso ver que o investimento de mais de R$ 14 milhões é, na verdade, um investimento na presença de mercado do governo distrital.

Pois é, não tá fácil ser cidadão no Distrito Federal - inclui-se aí as notícias surreais que emanam do Congresso e do Palácio do Planalto. Mas é preciso enxergar a estratégia do governo de dar uma "boa sensação de segurança" à população e mostrar que a polícia

está na rua.

Não é só estar na rua, mas a polícia da capital do Brasil precisa estar bonita, afinal um documento interno da corporação diz que os policiais que estiverem com os novos carros, devem "se atentar à postura e compostura, primando pela boa apresentação individual e coletiva, seja quando dentro ou fora da viatura".

Os carros também devem ficar em locais visíveis e sempre com o "rotolight" aceso (aquela luz que acompanha a sirene no teto do carro). E os policiais nessas viaturas de quase R$ 100 mil só podem atender casos que estejam na vista dos policiais ou quando as pessoas os abordarem.<

/p>

Brasília é sempre pautada em notícias que correm o mundo por conta da sua importância administrativa para o Brasil e, por isso, concentrar a cúpula política, econômica, estratégica e ministerial, além de ser a terra das embaixadas e consulados no país.

Fica bacana para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) mostrar que as terras sob seu domínio estão seguras pelo menos aos olhos do cidadão e do noticiário internacional, por mais que a realidade possa destoar do que está exposto. Um bom entendedor de Marketing sabe que é preciso ter uma presença de marca forte no mercado para que seu nome não seja esquecido - e venda mais.

Quando enquadramos uma companhia em uma realidade de crise econômica e política que deixa em apuros as contas e as perspectivas de crescimento da empresa, é preciso apostar na boa propaganda para que seu produto não deixe de ser vendido e as contas fechem no verde ao final do mês. "Ficar bonito na foto" é sempre bom e necessário para passar a "sensação de segurança" pretendida pela PM do Distrito Federal, mas um plano de estratégia em Marketing que não apresenta resultados... é um belo tiro no pé.

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: