A importância do Estudo do Clima Organizacional nas empresas

Leonardo
Leonardo Betemps Kontz, Mestre em Ciênciais Sociais pela Universidade Federal de Pelotas e com MBA em Administração e Marketing. Atualmente é Professor de Pós Graduação e Graduação dos Cursos de Marketing, Processos Gerencias e Capital Intelectual da Faculdade SENAC-RS.


RESUMO:

As empresas, hoje, buscam um novo arquétipo econômico mundial de alta freqüência, baixo custo e intensa competição decorrente da nova era da internacionalização e globalização econômica, que lhes impõe uma necessidade cada vez maior de desenvolver produtos e serviços de qualidade com maior produtividade, num contexto de mudanças que exigem, acima de tudo, capacidade de adaptação por parte das organizações e dos seus colaboradores.
Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores que permeiam as relações de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades.
O clima organizacional influencia direta e indiretamente nos comportamentos. Motivação, produtividade e satisfação das pessoas envolvidas, são pontos inerentes com os procedimentos organizacionais de toda e qualquer empresa.
Portanto, está pesquisa tem como intuito minimizar conflitos entre as necessidades dos indivíduos e os objetivos da organização, pois através do levantamento das opiniões e aspirações individuais, com relação às organizações, o gestor pode conhecer e entender melhor o comportamento dos indivíduos dentro das organizações, podendo assim, propor medidas de modo que a organização possa alcançar seus objetivos institucionais atendendo às expectativas dos colaboradores, sendo esta, um poderoso instrumento de diagnóstico da satisfação e motivação dos funcionários frente às políticas de RH adotadas pelas empresas, bem como, da gestão da qualidade de vida no trabalho.

Café com ADM

Café com ADM

#51
Fábio Seixas: entre camisetas e bitcoins
Fundador da Camiseteria, principal referência em venda online de camisetas no Brasil, Fábio tem se dedicado agora também ao mundo das bitcoins. Este bate papo está imperdível.
Café com ADM #51 Fábio Seixas: entre camisetas e bitcoins
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: