Apresentações de vendas que se vendem praticamente sozinhas!

Álvaro Nassaralla
Como diz o anedotário futebolístico, “pênalti é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube”. Transplantando a expressão para o mundo dos negócios, posso dizer que a apresentação de vendas é tão importante que deveria ser criada pelo presidente da empresa. E quando digo empresa, refiro-me tanto às grandes quanto às pequenas.

No caso das pequenas, a expressão se aproxima da realidade: geralmente a apresentação de vendas é criada pelo proprietário. Ele conhece seu negócio melhor que qualquer pessoa do mundo. Isso é fato.

No entanto, para uma apresentação de vendas ser eficaz e realizar a venda praticamente por ela mesma, existem certos macetes que um profissional de marketing pode criar, utilizando as palavras certas e a disposição do conteúdo (texto e imagens) de uma forma sedutora e com o apelo que realmente funciona.

Como fazer

É importante achar o foco correto e tematizá-lo. Com a prática de escrever, automaticamente vou fechando o funil do pensamento em torno de idéias que se conectam de uma forma gostosa e coerente. È estudo e prática.

Vamos às dicas:

- Em primeiro lugar, a apresentação deve focar as reais necessidades/desejos do comprador. Escreva os benefícios do seu produto/serviço de acordo com as prioridades do cliente potencial. Depois relacione cada benefício com a prioridade respectiva.
  • Por exemplo: Fiz a apresentação de vendas para uma transportadora e ela conseguiu, em um espaço de tempo muito pequeno, ser contratada por duas telefônicas! Neste caso, uma pequena transportadora que queria vender serviços terceirizados para grandes empresas, o benefício maior pode ser o poder de flexibilidade que ela proporciona para seus clientes. Dessa forma, seus clientes podem se concentrar em suas principais atividades e todas as rápidas alterações de logística que forem necessárias ficarão por conta da transportadora contratada. Assim, o conceito-chave utilizado para esse caso foi: “(...) poder de flexibilidade para atender a todas as suas necessidades”.
- Diga exatamente quem você é, o que faz e o que os clientes terão se comprarem/contratarem você.

- Contextualize a apresentação com as condições econômicas do momento, mostrando que você não só está preparado como também tem a solução para a o momento.

- Crie situações de interatividade do comprador com a apresentação, fazendo-o imaginar o funcionamento do produto/serviço quando implantado em sua empresa. Se você conseguir gerar essa imaginação, muito provavelmente o comprador irá lhe retornar com perguntas. Ele também poderá lhe contar estórias e experiências da sua empresa relacionadas à solução que você está oferecendo.

- Pré-responda perguntas freqüentes (importante não é responder a todas e, sim, as quatro ou cinco mais importantes. Não existe uma fórmula pra responder, já que para cada tipo de negócio, produto ou público-alvo cabem diferentes argumentações).

- Por fim, use imagens e cores de forma comedida, tomando cuidado para não poluir a comunicação.

Mais artigos no endereço: http://comunicarevencer.blogspot.com/
Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: