Consumidor no varejo de pequeno porte

Buscamos tratar da importancia do esclarecimento de certos conceitos de marketing de varejo para varejistas de pequeno porte. A necessidade da existencias de mais trabalhos envolvendo as boas praticas desse mercado sintetizadas e feitos de forma clara, a fim de levar conhecimento aos varejistas.

Elineu Rosa Tome
O nível de competição entre empresas no setor de varejo encontra-se em estado constante de mudanças e de elevado grau de competitividade, acirrando-se a cada dia. Diversificado por natureza e repleto de nichos e segmentos vários, podemos notar a competição se dando em varias formas, áreas e maneiras. Além de colocar na mesma briga pequenos, médios, grandes e gigantes do varejo disputando a preferência do consumidor. Obviamente as empresas maiores, mais complexas e estruturadas têm a seu dispor instrumentos, ferramentas e departamentos inteiros voltados exclusivamente a questões mercadológicas e suas relações com seus clientes.

Entender certos aspectos sobre o comportamento do consumidor e como utilizar-se deste conhecimento em prol da empresa, melhorando seu desempenho no relacionamento com seus clientes e conseqüentemente melhorando suas vendas, pode torná-la mais competitiva perante a concorrência, aumentando suas chances tanto de crescimento como também de sobrevivência.

Precisamos contribuir para a reflexão e estudo da questão do comportamento do consumidor dentro da área de varejo de pequeno porte. Notamos a carência de trabalhos feitos numa linguagem simples e direta, voltados a pequenos comerciantes, lojistas e outros que se enquadrem dentro desta proposta. Como se dá o comportamento do consumidor que freqüenta, ou deveria freqüentar esses estabelecimentos? Como se comporta esse consumidor, como e quando decide sua compra, como se dá sua satisfação e como e por que ele volta novamente se tornando um cliente fiel?

Percebe-se que certas etapas são percorridas de maneira semelhante, seguindo certo padrão e se estudadas podem ser usadas de forma lógica e entendidas como um processo. A decisão de compra e seus agentes, o momento em que se escolhe o lugar para comprar, o ambiente da loja, o atendimento oferecido, a existência de serviços acessórios, o acontecimento da satisfação do cliente e sua possível lealdade, o pós- venda, entre outros. Todos esses aspectos se tornam importantes quando se busca entender o comportamento do consumidor.

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