É possível divulgar minha empresa sem gastar?

Divulgar um negócio, produto, marca, etc., sem custos ou fazendo investimentos baixíssimos está ao alcance de qualquer empresa.

Rodrigo Ferreira

Na semana passada, publiquei aqui um texto falando sobre como controlar o orçamento e reduzir os gastos de uma empresa. Após a divulgação desse texto, recebi dezenas de questionamentos que podem ser sintetizados em uma única pergunta:

É possível divulgar o meu negócio, produtos, marca, etc., sem gastar ou fazendo investimentos baixíssimos e ao alcance de qualquer empresa?

Por conta dessas mensagens, resolvi compartilhar um pouco da minha experiência na área de marketing com vocês.

É óbvio que cada empresa, de acordo com a sua atividade, segmento, porte, localização, dentre outras particularidades, deve valer-se de mecanismos específicos de divulgação para sua marca, produtos e serviços, mas, algumas questões são comuns a todo negócio.

Listei abaixo três pontos básicos para realizar a divulgação que podem (e devem!) ser trabalhados por toda empresa que busca manter ou expandir seus negócios em um mercado cada vez mais exigente e competitivo:

• Estabeleça parcerias de sucesso

Você já parou para pensar sobre as sinergias existentes entre os produtos ou serviços da sua empresa e os seus diversos fornecedores e clientes que você possui? Certamente existem muitas!
Parcerias estratégicas são possíveis entre empresas de qualquer porte e agregam valor ao gerar benefícios e facilidades para os clientes.
Empresas de softwares e tecnologias, por exemplo, podem firmar parcerias com assessorias e consultorias empresariais das mais diversas áreas. Comércios varejistas de artigos voltados para o público feminino, podem oferecer benefícios para atrair clientes de empresas que prestam serviços nas áreas de saúde e estética (e vice-versa!). Uma indústria do ramo de alimentos e uma rede de supermercados, podem fazer ações conjuntas e compartilhar custos para a divulgação de produtos no ponto de venda. É só usar a criatividade!

• Marque presença nas mídias sociais

Facebook, WhatsApp, Instagram, Linkedin, Twitter... Sua empresa está presente nas redes sociais? Todas essas mídias sociais não exigem pagamentos para criação de perfis empresariais e para a publicação constante de conteúdo, o que faz com que você possa se comunicar de forma fácil e sem custos com o seu público. Caso você queira investir (sim, é possível gastar pouco) em anúncios patrocinados para atingir determinados públicos-alvo, também é possível na maior parte das redes sociais. Para quem não tem muita familiaridade com as mídias sociais, também é possível contar com a ajuda de profissionais ou agências especializadas.

• Tenha um slogan 

Ter um slogan ajuda a posicionar e fixar a marca ao dizer, com poucas e simples palavras, muito sobre um produto ou uma empresa.

Quer a prova!? Tenho certeza que você se recorda e sabe de qual marca ou produto são todos ou a maioria dos slogans abaixo sem que eu precise falar o nome:

"1001 utilidades."
"Abuse e use."
"A verdadeira maionese."
"Conte com a gente e fique tranquilo." (ok, esse foi só uma brincadeira)
"A cerveja que desce redondo."

Escolher um slogan não é algo simples e requer muita atenção. Você precisa refletir sobre a sua empresa ou produto, analisar se a escolha está de acordo com a missão e os valores, verificar se os atributos e características principais estão sendo passados para o público, entre outros pontos relevantes. 

Caso você tenha enxergado alguma possibilidade de parceria e sinergias da sua empresa com as minhas atividades, fique à vontade para me escrever.

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: