Skill do profissional de Marketing

Uma das principais habilidades necessárias para atuar em marketing é a capacidade de identificar oportunidades e ameaças

Luiz Claudio Zenone
iStock

O significado da palavra skill é habilidade e é sobre isso que pretendo tratar nesta matéria, ou seja, quais são as habilidades que um profissional de marketing bem sucedido deve dominar. Uma das principais habilidades necessárias para atuar em marketing é a capacidade de identificar oportunidades e ameaças.

Para isso, é necessário ficar bem atento aos acontecimentos diários do mercado e, principalmente, como estes impactam nas estratégias mercadológicas da empresa. O mercado esta a cada dia mais dinâmico e novas realidades surge a todo o momento, como mudanças no comportamento do consumidor, novas necessidades que necessitam serem atendidos, novos ocorrentes (ou novas ações desenvolvidas pelos concorrentes), novas leis entre outras.

Não são mais suficientes que os profissionais tenham acesso as informações, mas tenha capacidade de diagnosticar o problema e ser ágil na forma que irá conduzir a ação. Outro fator importante e que, além de conhecer o mercado de atuação da empresa, o profissional deve saber identificar as características da empresa, ou seja, identificar os pontos fortes e fracos do negócio e liderar ações que possam garantir que as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças sejam minimizadas.

Saber liderar projetos e processos é uma das habilidades fundamentais para o gestor de marketing da atualidade. Uma boa rede de relacionamentos tanto interna (dentro da própria empresa) como externa (mercado) e um ferramental indispensável para que queira tiver sucesso na carreira.

Saber com quem contar em determinadas situações, o potencial de cada um dos “atores” no processo de desenvolvimento de uma estratégia e como eliminar conflitos é sem dúvida o grande desafio da profissão. Fica a dica!

Café com ADM

Café com ADM

#79
Uma conversa com Washington Olivetto
Um dos maiores nomes da publicidade no Brasil, Washington Olivetto bate um papo com Leandro Vieira sobre os novos rumos da publicidade, como as marcas devem se relacionar com os seus clientes e o impacto da internet nessa relação.
Café com ADM #79 Uma conversa com Washington Olivetto
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: