3 pilares de um negócio de sucesso

Todo mundo já conhece os 4 P do marketing, mas não é desses “P” que quero falar hoje, os que eu quero mencionar são apenas 3 e são os pilares de qualquer negócio de sucesso.

Lucas Gomes

Todo mundo já conhece os 4 P do marketing, mas não é desses “P” que quero falar hoje, os que eu quero mencionar são apenas 3 e são os pilares de qualquer negócio de sucesso.

Os 4 P do marketing:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

 

Essa teoria de Kotler ( Pai do marketing ) é mundialmente conhecida, por sua grande importância no desenvolvimento e criação de um produto ou serviço, para que esses possam chegar ao cliente com o maior impacto positivo possível.

Cada P desse tem uma função específica na estratégia que vai ser traçada para uma campanha.


Produto

Nada mais é do que o que você vai comercializar, seja ele um produto ou serviço, aqui leva-se em consideração todos os aspectos que envolvem o produto.

Design
Funções
Qualidade
Confiança
Diferenciais em relação aos concorrentes

Existem infinitos aspectos a respeito do que um produto ou serviço tem que ter para atender a exigência do seu público alvo.

Preço

Como o nome já diz, é o preço que você vai pagar ou o preço que você está disposto a pagar. Será que o preço que eu vou pagar vai satisfazer minha necessidade? Esse produto vai resolver o meu problema?

 Praça

Nada mais é que o meu canal de entrega para o cliente, onde eu vou interagir com ele para oferecer o que eu tenho a vender. Onde eu vou vender meu produto? na minha loja física ou no meu e-commerce. Vou fazer o atendimento da minha consultoria virtual ou presencial?

Promoção

Essa vai ser a estratégia usada para a venda propriamente dita, se eu consigo um valor competitivo em frente aos meus concorrentes. Além disso é a forma como vou promover o meu produto.

  • Anúncios na Internet
  • Anúncios na TV
  • Campanhas e Eventos
  • Entrega de Folders

 

3 P

Mas esses não são os P dos quais quero falar, quem já acompanhou o programa de tv “O Sócio”’ com o empresário e apresentado Marcus Lemonis, percebeu que ele tem uma teoria que faz todo o sentido, onde ele considera os pilares de todo negócio bem sucedido.

  • Pessoas
  • Produtos
  • Processos


E são desses 3 pilares que quero falar e dar a devida importância para ele. O mercado está cada vez mais exigente e já foi o tempo em que ter apenas um bom produto ou um produto desejado era o suficiente para ter sucesso.

Para que uma empresa seja de verdade bem sucedida ela tem que levar esses 3 pilares bem a sérios.

Pessoas

Dos 3 talvez esse seja o principal, ele está intrinsecamente ligado a forma como a empresa trata as pessoas e qual o valor que é dado a essas pessoas.

Primeiro com os seus funcionários, onde o cuidado com os seus funcionários diz muito sobre o seus negócios. Se o funcionário não é engajado de forma coerente, não tem boa remuneração ou não tem condições de trabalho decente, a entrega da excelência começa a ruir.

Por outro lado, a entrega das pessoas que fazem o seu negócio tem que ser máxima, o sentimento de “dono” deve prevalecer para que todos deem o seu melhor, visando sempre a excelência completa do negócio.

Produto

O produto ou serviço continua seguindo a mesma linha de raciocínio de Kolter, quais são os diferenciais do produto, se ele de fato tem qualidade, qual o benefício que o cliente vai ter ao adquiri-lo.

Qual Inavação ou vou estart trazendo, uma mudança de cor, de design, uma nova tecnologia.

Processos

Esse determina se você vai ser eficiente naquilo que faz ou não, esse vai determinar se você vai torrar seu dinheiro em desperdícios ou não.

Envolve:

  • Fornecedores
  • Tecnologias
  • Logística
  • Matérias primas
  • Desenvolvimento

 

Existem além dessas citadas muitas outras que fazem parte do processo de um negócio.

A questão é que, sim, para você ter um negócio de sucesso esses 3 pontos têm que estar muito bem alinhados, é como uma única unidade, se algum desses 3 não estiver funcionando bem, você e seu negócio estão correndo perigo.

Vale lembrar que existe mais inúmeras variáveis que envolve esses pontos e muitos outros para ter um negócio de sucesso. O importante é você conhecer e pesquisar sobre o seu mercado, seus concorrentes e principalmente conhecer seu negócio e a você mesmo.

*Artigo do Blog ADM.dascoisas, publicado pelo nosso Founder Lucas Gomes.*

 

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