A inteligência competitiva tecnológica e sua organização

Enquanto historicamente alguns pesquisadores acadêmicos haviam focado seus estudos empíricos, outros, na geração dos processos de tecnologia da informação, mais recentemente o interesse acadêmico voltou-se para a indústria (empresas) e um maior entendimento dos processos de tecnologia da informação.

Alfredo Passos

Inteligência Competitiva Tecnológica – ICT proporciona a uma organização a capacidade de capturar e entregar informação para desenvolver uma consciência sobre ameaças e oportunidades tecnológicas, afirmam Mortara et al. (2009).

Enquanto historicamente alguns pesquisadores acadêmicos haviam focado seus estudos empíricos como Utterback e Brown (1972) outros na geração dos processos de tecnologia da informação, como Aston et al., (1991); Aston e Stacey (1995), mais recentemente o interesse acadêmico voltou-se para a indústria (empresas) e um maior entendimento dos processos de tecnologia da informação.

Lichtenthaler et al. (2003, 2004) concentrou nos processos de tecnologia da informação e na coordenação das atividades de TI das organizações multinacionais, (Savioz, Heer eTschirky, 2001; Savioz e Blum, 2002) exploraram como a atividade de tecnologia da informação pode ser implementada em pequenas e médias empresas. Outros pesquisadores se interessaram pela interação entre a alta direção e a atividade de TI. (LICHTENTHALER et al., 2004).

Hamel e Skarzynsky (2001) pesquisaram o papel da TI na evolução das tecnologias disruptivas em empresas, através de estudos de caso. Shehabuddeen e Probert (2004) fizeram uma revisão das ferramentas e os processos de gestão que podem apoiar a tecnologia da informação.

Mas diante das iniciativas de acadêmicos internacionais, entre os pesquisadores acadêmicos no Brasil, um pesquisador e acadêmico brasileiro, desenvolveu seus estudos também neste campo e assim, também propôs seu modelo.

Em sua proposta de ciclo para Inteligência Competitiva Tecnológica, Rodrigues (2012), propõe seis fases:

(i) necessidades identificadas;

(ii) planejamento e direção de sic;

(iii)prospecção;

(iv) análise e seleção das informações;

(v) produção;

(vi) disseminação.

Vale lembrar que a prospecção e o monitoramento informacional são etapas fundamentais do processo de inteligência competitiva (IC).

Através da prospecção informacional é possível estabelecer  um  mapa inicial  de  fontes de  informação  e  conhecimento essenciais ao negócio da organização.

O mapeamento de dados, informação e conhecimento, alimenta os diferentes sistemas informacionais existentes na organização, estabelecendo uma dinâmica na entrada dos dados, informação e conhecimento, segundo Valentim e Molina (2004).

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