A inteligência competitiva tecnológica e sua organização

Enquanto historicamente alguns pesquisadores acadêmicos haviam focado seus estudos empíricos, outros, na geração dos processos de tecnologia da informação, mais recentemente o interesse acadêmico voltou-se para a indústria (empresas) e um maior entendimento dos processos de tecnologia da informação.

Alfredo Passos

Inteligência Competitiva Tecnológica – ICT proporciona a uma organização a capacidade de capturar e entregar informação para desenvolver uma consciência sobre ameaças e oportunidades tecnológicas, afirmam Mortara et al. (2009).

Enquanto historicamente alguns pesquisadores acadêmicos haviam focado seus estudos empíricos como Utterback e Brown (1972) outros na geração dos processos de tecnologia da informação, como Aston et al., (1991); Aston e Stacey (1995), mais recentemente o interesse acadêmico voltou-se para a indústria (empresas) e um maior entendimento dos processos de tecnologia da informação.

Lichtenthaler et al. (2003, 2004) concentrou nos processos de tecnologia da informação e na coordenação das atividades de TI das organizações multinacionais, (Savioz, Heer eTschirky, 2001; Savioz e Blum, 2002) exploraram como a atividade de tecnologia da informação pode ser implementada em pequenas e médias empresas. Outros pesquisadores se interessaram pela interação entre a alta direção e a atividade de TI. (LICHTENTHALER et al., 2004).

Hamel e Skarzynsky (2001) pesquisaram o papel da TI na evolução das tecnologias disruptivas em empresas, através de estudos de caso. Shehabuddeen e Probert (2004) fizeram uma revisão das ferramentas e os processos de gestão que podem apoiar a tecnologia da informação.

Mas diante das iniciativas de acadêmicos internacionais, entre os pesquisadores acadêmicos no Brasil, um pesquisador e acadêmico brasileiro, desenvolveu seus estudos também neste campo e assim, também propôs seu modelo.

Em sua proposta de ciclo para Inteligência Competitiva Tecnológica, Rodrigues (2012), propõe seis fases:

(i) necessidades identificadas;

(ii) planejamento e direção de sic;

(iii)prospecção;

(iv) análise e seleção das informações;

(v) produção;

(vi) disseminação.

Vale lembrar que a prospecção e o monitoramento informacional são etapas fundamentais do processo de inteligência competitiva (IC).

Através da prospecção informacional é possível estabelecer  um  mapa inicial  de  fontes de  informação  e  conhecimento essenciais ao negócio da organização.

O mapeamento de dados, informação e conhecimento, alimenta os diferentes sistemas informacionais existentes na organização, estabelecendo uma dinâmica na entrada dos dados, informação e conhecimento, segundo Valentim e Molina (2004).

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: