Fêmeas alpha: o antídoto para o lado negativo dos machos alpha?

Nesse artigo você vai conhecer as características dos líderes machos alpha e a comparação com as fêmeas alpha.

ISABELA CAPELAO

Antes de abordar as características de uma fêmea alpha é importante definir a expressão alpha.

No mundo animal, a palavra alpha é aplicada ao líder do bando, aquele que é o primeiro em poder e importância, dominante. E foi utilizada da mesma forma para designar os seres humanos, ou seja, aquele que assume um papel dominante em situações sociais ou profissionais, personalidade forte e que inspira respeito.

Durante muito tempo, os machos alpha eram considerados poderosos e fortes, assim como no mundo animal, a espécie foi evoluindo e atualmente eles possuem características predominantes como liderança, coragem, foco nos objetivos, senso de responsabilidade, atitude, ou seja, arregaçam as mangas e assumem o controle das situações.

Porém, em contrapartida, os riscos para aqueles que não se adaptam às circunstâncias são altos, eles criam problemas e diminuem a sua produtividade e energia.

No mundo animal existem espécies na qual a fêmea é o organismo dominante, como por exemplo as abelhas-rainha, as baleias orca, hienas, formigas e outras mais.

Muitas mulheres com perfil de liderança possuem as características alpha, apesar de prevalecer a categoria masculina, especialmente no mundo corporativo.

Pesquisas científicas sugerem que geralmente as mulheres utilizam seus traços de liderança de maneira diferente dos homens. Verifique a seguir algumas dessas diferenças de estilo entre os machos e as fêmeas alpha.

Elas são ambiciosas e atraídas por posições de autoridade, são líderes, porém menos dominadoras que os machos.

Os homens alpha são mais propensos a se acharem extraordinariamente competentes que as mulheres da mesma categoria, eles sentem prazer em competir para se mostrarem "ganhadores", o que envolve um alto risco. Já as mulheres alpha não sentem tanto esse prazer pela competição, mesmo que sejam vencedoras.

As fêmeas são mais emocionais e propensas a agir colaborativamente, a encontrar soluções para os conflitos com mais consenso e menos imposição, relutam a competir. A inteligência emocional é sua grande vantagem!

De maneira geral, os machos tendem a ser mais ligados a sistemas e processos, enquanto as fêmeas mais ligadas a relacionamentos e colaboração.

Ambos inspiram a lealdade, porém as mulheres criam um senso de comunidade e são mais atenciosas enquanto os homens mostram mais as suas garras, ou seja, seus traços de agressividades.

Em situações novas, elas agem por curiosidade e intuição, são atraídas pela novidade e dessa forma demoram menos tempo para tomar uma decisão, enquanto eles tendem a explorar mais os riscos e buscar mais certeza para a tomada de decisão.

De forma resumida, as fêmeas possuem as mesmas forças e menos riscos que os machos, sobretudo no que se diz respeito ao estresse.

E quais as desvantagens da fêmea nessa questão?

Enquanto a mulher alpha voa cada vez mais alto no mundo profissional e executivo, os comportamentos que a levam ao sucesso nesses mundos frequentemente levam-na ao insucesso no amor e na família. Ela pode adiar o início de uma família enquanto busca o sucesso, ou por receio ou pavor de cair nos papeis tradicionais femininos.

A forma de comunicação pode ser considerada um outro risco da fêmea, ou seja, quando fala de forma indireta, soam como conselhos e podem ser interpretadas apenas como sugestões.

Se as fêmeas alpha preocuparem-se demais em não ferir os sentimentos dos outros, podem deixar de defender as suas ideias e de ser contrária às dos outros, apresentando-se mole demais em situações onde é necessário uma postura mais rígida.

Em algumas situações elas tendem a ser protetoras em excesso, querendo salvar a pessoa ou ainda levar as questões para o lado pessoal, essas ações podem torná-la menos eficaz e comprometer a carreira.

É importante enfatizar que nenhum dos estilos é melhor que o outro, mas que ambos têm o que precisa ser desenvolvidos para se tornarem mais adequados a uma determinada instituição. É necessário um equilíbrio de ambos os sexos dentro das organizações, de forma a prevalecerem ou se tornarem alphas sadios.

Além disso, o que foi apresentado é uma tendência e não pode ser generalizada como somente feminina ou somente masculina, para tudo existe a exceção.

Quer saber se você é um alpha? Isso é possível através de uma avaliação de perfil de liderança chamada Alpha Assessment, da qual sou facilitadora e ofereço uma devolutiva completa e detalhada sobre o seu estilo alpha, os pontos fortes e os riscos a serem desenvolvidos.

Fonte: "A síndrome do macho alfa', Kate Luderman/Eddie Erlandson

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: