Que tal ganhar uma moto de gorjeta?

Em Natal, no Rio Grande do Norte, descobri um garçom que raramente é maltratado pelos clientes. Ele dá um show de atendimento

Leandro Branquinho

“O comandante, capitão, tio, brother, camarada, chefia, amigão, desce mais uma rodada...” A letra da música do Skank nos mostra como é fácil pegar intimidade com o garçom. Diz o ditado que uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom não é uma boa pessoa.

Porém, em Natal, no Rio Grande do Norte, descobri um garçom que raramente é maltratado pelos clientes. Ele dá um show de atendimento.

O que este atendente ganhou de gorjeta é quase inacreditável. Tanto que fui até o hotel onde ele trabalha para gravar este vídeo exclusivo para o Administradores.com.

Cuidar dos detalhes e fazer de tudo para atender bem os clientes. Este é o real segredo do “Garçom das Celebridades”. Mas isto não precisa ser apenas uma atitude individual. Alto nível de atendimento deveria fazer parte das normas e procedimentos de todas as empresas que esperam ter lucratividade com valor agregado.

No livro A Magia do Império Disney, Ginha Nader, a autora fala o seguinte: “A atenção aos infinitos detalhes, pequenas coisas, pormenores, minúcias com os quais os outros não querem gastar nem tempo nem dinheiro ou mesmo esforço. Para as organizações Disney, é essa a única maneira de fazer a coisa certa.”

Dalmir Britto ganhou 600 euros e mais uma moto zero quilômetro de gorjeta. Seu esforço em conseguir leite desnatado para um hóspede fez com que sua história ficasse famosa entre os hoteleiros de Natal. Como ele mesmo diz: “Temos que fazer tudo com carinho e com amor”.

Antony Iannarino é autor do livro The Only Sales Guide You Ever Need (ainda sem tradução em português). Ele diz que “Não há conflito entre vender e cuidar de seus clientes. Na verdade é justamente o oposto. Quanto mais você dá atenção e trata com carinho seus clientes, mais eficaz você será como um vendedor.”

Eu trabalho como palestrante, e descobri o Dalmir, em minha busca pelos melhores vendedores do mundo. À propósito, pesquisar sobre atendimento, vendas e varejo é algo que tenho feito há bastante tampo. Há mais ou menos uns 5 anos, eu e mais uma assistente entrevistamos mais de 200 pessoas na rua. Tínhamos 3 perguntas em nosso questionário.

1 - Qual empresa aqui na cidade presta um bom atendimento?

2 - Você lembra o nome da pessoa que te atendeu bem?

E a pergunta mais importante:

3 - Por que você acha que o atendimento nesta empresa é realmente bom?

A grande maioria das pessoas respondeu algo que nos deixou surpresos. Mais de 70% das respostas tinham a ver com “dar atenção”. Ou seja, o que faz uma pessoa se sentir muito bem atendida está diretamente ligado ao nível de atenção que o profissional/vendedor/atendente dá ao cliente. Dar atenção aos seus clientes tem um poder inigualável.

No varejo, é muito comum encontrarmos pessoas com má vontade e sem pingo de ânimo para atender bem. Algumas justificativas que já ouvi de vendedores desmotivados: “Meu chefe não me valoriza”, “Em minha empresa ninguém me dá reconhecimento”, “Nosso trabalho parece que não tem valor aos olhos do patrão”.

É ótimo receber elogios do chefe. Mas receber elogios de um cliente satisfeito é muito melhor.

Quando você faz o seu trabalho bem feito, o reconhecimento aparece. Mas tem um detalhe importante. Você precisa ter orgulho de suas conquistas. Com frequência, vejo uma frase extremamente tola sendo compartilhada nas redes sociais: “Trabalhe duro e em silêncio. Deixe que o sucesso fale mais alto” Na época da revolução industrial, esta frase poderia ter algum sentido. Mas nos dias de hoje, é pura bobagem. Se as pessoas não ficarem sabendo de suas conquistas e vitórias, dificilmente terá o reconhecimento que você merece. Mesmo que você nunca ganhe uma moto como gorjeta, “se algo merece ser feito, merece ser bem-feito” (Esta é uma frase que, apesar de antiga, continua sendo atual. Compartilhe).

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