Refis: alterações aprovadas incluem o Simples Nacional

Deputados aprovaram seis alterações no texto-base, quebrando acordo com o Governo Federal que deverá perder em arrecadação.

Rodrigo Ferreira

A Câmara Federal aprovou na noite de ontem, terça-feira, a Medida Provisória que altera 6 pontos do Refis. O Senado analisará a matéria na sequência e o texto deverá ser enviado para a sanção do Executivo até o próximo dia 11 de outubro, data em que a MP perderá sua validade.

A principal alteração foi a elevação de 25% para 100% nos descontos de encargos legais e honorários advocatícios para as empresas que aderirem ao programa de parcelamentos. Os descontos nas multas e juros, respectivamente, foram mantidos da forma abaixo:

- 90% e 70% de redução para pagamento à vista;
- 80% e 50% de redução para pagamento parcelado em até 145 meses;
- 50% e 20% de redução para pagamento parcelado em até 175 meses.

A data limite para adesão ao Refis também não foi alterada no texto, permanecendo em 31 de outubro.

A permissão de parcelamento de dívidas com à Procuradoria-Geral da União também foi retirada da MP, pois no entendimento de procuradores, tal fato permitiria que suspeitos de corrupção parcelassem suas dívidas com descontos.
Foi aprovado também o perdão de dívidas tributárias de entidades religiosas, igrejas e instituições de ensino vocacional sem fins lucrativos com a Receita Federal. Também foi concedida às igrejas e a essas instituições de ensino, a isenção por 5 anos de tributos federais incidentes sobre o patrimônio, a renda e os serviços (desde que exerçam atividades relacionadas a assistência social).

A emenda que permite a adesão de empresas optantes pelo Simples Nacional ao Refis também foi aprovada, porém a expectativa é de que seja vetada sob a alegação de inconstitucionalidade.

Também foi rejeitada a emenda que proibia políticos, funcionários públicos e empresas das quais participam como sócios, bem como seus cônjuges e parentes até segundo grau, a aderirem ao Refis.

Aguardemos as próximas novidades!

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: