Lato sensu e stricto sensu: quais as diferenças?

Para facilitar sua escolha, dedicaremos este artigo a explicar o que são esses dois grandes formatos de pós que existem

PÓS ADM FGV,
iStock

Quando falamos em pós-graduação, muita gente pode até achar que estamos tratando de algo único e específico. Mas o termo pode se referir a diferentes tipos de modalidade e, na hora de escolher, é importante que você compreenda bem cada uma, para saber qual se encaixa melhor no seu perfil. Inclusive, já falamos sobre esse dilema da escolha em outro artigo da coluna, que você pode ler aqui.

De maneira geral, os cursos se dividem entre lato sensu e stricto sensu. E dentro de cada um desses segmentos temos existem outras segmentações. Para facilitar sua escolha, dedicaremos este artigo a explicar o que são esses dois grandes formatos de pós que existem, destacar suas especificidades e pontuar suas diferenças. Vamos lá:

Lato sensu

A pós-graduação lato sensu engloba as especializações e MBAs e geralmente tem viés mais prático, focado em demandas do mercado. Como o próprio nome diz, do latim, tem sentido específico, focado em um tema ou área.

Esses cursos são mais flexíveis e, para que funcionem, não precisam do reconhecimento do Ministério da Educação, como acontece com as graduações, os mestrados e doutorados (falaremos sobre esses dois últimos mais à frente). Nesse grupo, o mercado é o grande regulador. Mesmo assim, as instituições que os oferecem precisam ser autorizadas para tanto.

A formatação de cursos stricto sensu, por ser mais flexível, permite às instituições desenvolver modelos específicos pensando em atender necessidades objetivas dos alunos, como horário ajustável, promoção do networking, experiência internacional etc., desde que ofereçam o mínimo de horas-aula estabelecido pelo MEC (360h).

Stricto sensu

Essa modalidade abrange os cursos de mestrado e doutorado, que têm formatação de cunho mais acadêmico e teórico. Esse é o tipo de pós que exige quase sempre dedicação exclusiva e geralmente exige do aluno foco total e renúncias severas. Na hora de escolher, é importante ter plena consciência disso e avaliar se é realmente o modelo que mais se encaixa no seu perfil e atende aos seus anseios profissionais.

A expressão em latim quer dizer “sentido amplo”. Ou seja, nos mestrados e doutorados, as abordagens são mais aprofundadas na análise ampla dos objetos de estudo e, nesse formato, a pesquisa tem grande destaque.

Uma curiosidade é que essa segmentação entre stricto e lato sensu é tradicional no Brasil, mas não existe nos EUA e na Europa.

Para saber mais sobre pós-graduação, acesse nossa coluna “Você ADM”, em parceria com o PÓS ADM FGV.

Café com ADM

Café com ADM

#63
Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com o planejador financeiro pessoal Rafael Pires sobre como poupar para investir sem cair em armadilhas.
Café com ADM #63 Tudo que você precisa saber para cuidar melhor do seu dinheiro
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: