Justiça mantém lei que garante atendimento prioritário a obesos no Rio de Janeiro

A Lei municipal 5.859/13 garante às pessoas dos três graus de obesidade atendimento prioritário e acessibilidade

Redação Administradores.com,
iStock

No Rio de Janeiro, uma lei que dá prioridade a obesos foi declarada constitucional pelo Tribunal de Justiça do estado. A Lei municipal 5.859/13, que garante às pessoas dos três graus de obesidade atendimento prioritário e acessibilidade às agências bancárias, órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e outros serviços municipais que precisam de senhas ou filas, foi promulgada pela Câmara dos vereadores em 2015 e contestada pela Prefeitura do Rio.

A prefeitura alegou "vício de iniciativa", já que a lei cria atribuições a órgãos públicos, atividade do chefe do Poder Executivo. Além disso, afirmou também que o projeto poderia acarretar em aumento das despesas de órgãos públicos "sem a respectiva indicação de dotação orçamentária específica", de acordo com o Estadão.

Para o TJ do Rio, de acordo com a consideração do desembargador relator, Reinaldo Pinto Alberto Filho, "embora se reconheça que a matéria objeto da lei em questão é de iniciativa do Poder Executivo Municipal (...) o vício formal deve ceder diante da prevalência ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana", e a obesidade é uma condição médica crônica, "sendo forçoso concluir, tal como a legislação impugnada, pela impossibilidade de seus portadores permanecerem por muito tempo em filas”.

A Prefeitura do Rio afirma que cumprirá a lei de acordo com o entendimento do Tribunal da Justiça.

Café com ADM

Café com ADM

#79
Uma conversa com Washington Olivetto
Um dos maiores nomes da publicidade no Brasil, Washington Olivetto bate um papo com Leandro Vieira sobre os novos rumos da publicidade, como as marcas devem se relacionar com os seus clientes e o impacto da internet nessa relação.
Café com ADM #79 Uma conversa com Washington Olivetto
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: