Competência e Franchising

Sem a Atitude todo Conhecimento se desfaz, a Habilidade não se desenvolve, os Valores não se materializam e o Entorno não se beneficia. Qual é a sua Atitude com a sua franquia, a sua marca?

Evandro Luis Pinotti Administradores.com,

Ao longo de nossa experiência no setor de franquia, buscamos sempre deixar alinhado e claro os papéis de franqueado e franqueador, bem como a forma com que juntos iríamos desenvolver a marca, construir resultados e gerar valor para o negócio.

Algo que nos chamou atenção foi a questão da Competência. Certa vez, ainda no início de carreira e buscando esclarecer pontos e temas, busquei a definição de Competência. O dicionário (sim, dicionário) não ajudou muito: Competência é o ato de ser competente. Ok... Competente?

Evoluindo nas pesquisas chegamos ao CHA da Competência, ou seja, conjunto que define Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Pouco depois, encontramos mais duas letras ficando CHAVE, somando Valores e Entorno.

Trazendo essa definição para o Franchising entendemos que a soma das partes constrói a Competência, a marca e resultados que serão disseminados por toda a rede. Assim, tratando de Conhecimento, o saber, a franqueadora é detentora das melhores práticas e métodos que serão difundidos na rede, via treinamentos ou qualquer outra forma de desenvolvimento. O franqueado também contribui com o Conhecimento toda vez que é autorizado a seguir alguma iniciativa em novas práticas ou técnicas, monitoradas pelo franqueador, que depois serão compartilhadas.

As Habilidades se relacionam ao “saber fazer”, também em papéis conjuntos. A franqueadora detém o “saber fazer”, tendo em vista que o próprio sistema se baseia no fato de replicar boas práticas, a fim de atingir resultados. A franqueadora desenvolve o “saber fazer” aplicando o conhecimento adquirido no modelo de negócio, por meio de suas unidades piloto ou próprias que, ao longo do desenvolvimento da marca, somam-se ao “saber fazer” (até melhor, diferente) dos franqueados.

Os Valores compõem o conjunto de princípios direcionadores que devem ser compartilhados entre franqueador e franqueado. A marca possui seus valores e é imprescindível que o franqueado tenha ligação com eles, para que possa cumprir o propósito da marca.

Quanto ao Entorno, falamos da soma das partes. Como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão. O Entorno basicamente se relaciona ao fato de que cada uma das partes precisa fazer sua parte, seja o franqueador, seja cada um dos franqueados. Quando cada um entrega sua parte, quando o consumidor vê o valor da marca se concretizar na entrega do produto ou serviço, todo Entorno ganha e soma ainda mais Competência à marca.

Deixamos a Atitude para o final exatamente pelo fato de que sem ela, sem ação, tudo deixa de ser tangibilizado. A Atitude do franqueador em seu papel de defensor da marca, de compartilhar as melhores práticas, de fomentar formas de desenvolver a rede, a marca e cada um dos franqueados, realizando a entrega da marca, seguindo os procedimentos, as recomendações que levam aos melhores resultados. Sem a Atitude todo Conhecimento se desfaz, a Habilidade não se desenvolve, os Valores não se materializam e o Entorno não se beneficia. Qual é a sua Atitude com a sua franquia, a sua marca?

*Evandro Luis Pinotti é sócio e diretor de Operação da EFFE Franchising

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: