4 dicas pouco convencionais para aperfeiçoar o inglês

O nosso cérebro tem uma capacidade de memória correspondente a prática do que absorvemos de conhecimento

Marcos David Santos Administradores.com,
iStock

Manter a fluência após estudar anos uma língua, esse é o principal desafio para quem já se dedicou ao aprendizado de uma nova cultura, vocábulos e expressões em um idioma diferente do seu. Para manter ativo o idioma lemos continuamente dicas como assistir seriados sem legendas ou/e fazer um intercâmbio. Entretanto, há outras ações que podem ajudar e muito a fixar o inglês e que são pouco convencionais.

O nosso cérebro tem uma capacidade de memória correspondente a prática do que absorvemos de conhecimento. Logo, manter ativa a competência de se comunicar em outro idioma requer incluí-lo na sua rotina. Porém, como colocar o inglês no seu dia a dia se você não precisa praticá-lo no trabalho ou em atividades rotineiras como comprar algo no mercado, entre outros?

É comprovado que o armazenamento de informações cerebrais é correspondente ao interesse que o ser humano tem em aprender e reter estes conhecimentos novos. Se não há prática do que foi aprendido e nem uma atividade para exercitar o aprendizado o conhecimento tende a neutralizar. Não quer dizer que a pessoa esqueça o que assimilou, mas é um alerta para entender que é preciso despertar esses dados.

A CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, administra mais de 70 escolas em 5 regiões do país e nestes 10 anos percebeu que muitos alunos, dedicados e comprometidos, após o curso de 18 meses, estavam com dificuldade para manter a fluência do idioma após algum tempo de conclusão do curso. Após esta informação, Leiza fez uma mapeamento embasado nos estudos que realizou nos Estados Unidos e identificou quatro formas de como as pessoas conseguem conservar o inglês:

1) Pratique Couch Surfing

Na tradução literal - Surfe de sofá - é uma rede social que liga turistas do mundo inteiro a pessoas que disponibilizam um local para eles dormirem, sem custo. Já são mais de 4 milhões de usuários e você pode optar por um perfil de visitante similar ao seu. Por exemplo, se você tem uma rotina rígida durante a semana, estuda e trabalha, pode escolher por alguém que esteja a trabalho aqui no Brasil ou fazendo um congresso. É possível fazer o famoso “match”, ou seja, ter um hóspede com o perfil similar ao seu. O indivíduo consegue praticar o idioma, aprender um pouco da cultura local e conhecer pessoas.

2) Discuta temas que você gosta

Forme um grupo para debater assuntos que sejam de interesse comum em inglês. "Na Minds desenvolvi o “Up Plus” trata-se de uma turma, com no máximo 8 alunos, que conversa sobre atualidades por meio de vídeos e games. Além disso, nosso aluno também é inserido em ambientes como restaurantes e cafés com intuito de se desenvolverem e aperfeiçoarem o que já foi aprendido, essas atividades sempre são realizadas com o apoio de um docente", afirma Oliveira. Quando você une pessoas com disposição por um tema, o assunto tende a se desenrolar e a gramática, antes adormecido, volta a despertar. 

3) Mude todos os aparelhos eletrônicos para inglês

Essa dica parece ser óbvia, mas não é. Uma das formas de aprendizado que o ser humano carrega é o visual. Em um primeiro momento pode ser difícil se acostumar com todos os itens do seu dia a dia em outro idioma como, por exemplo, as planilhas de gastos, finanças dos filhos, e até a lista de supermercado. Porém, algum tempo depois, se tornará habitual e fará com que essas palavras não “fujam” do seu vocabulário. Outra dica que se encaixa é o GPS, mude também o idioma.

4) Compre na internet e leia notícias internacionais

Caso precise fazer alguma compra, pesquise antes em portais em inglês e navegue nos e-commerces. As peças e objetos ofertados estarão com legenda no idioma. Outra tática é praticar a leitura em portais de notícias como o New York Times, The Huffington Post, entre outros. Essas duas práticas estimulam a forma de aprendizado por meio da leitura.

Café com ADM

Café com ADM

#55
Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
Neste episódio, Leandro Vieira conversa com Marco Túlio, criador do canal Authentic Games, um fenômeno do Youtube com mais de 11 milhões de inscritos.
Café com ADM #55 Authentic Games: lições de sucesso de um youtuber
00:00 00:00
Confira outros episódios


Administradores
Administradores

O login deve conter apenas "letras" (minúsculas), "números" e "_". Ele será usado para lhe identificar no seu perfil.

Entre com a sua conta

Administradores
Administradores

Torne-se um Administrador
Premium por apenas
R$ 29,90 mensais

Ou cadastre-se com: