7 mitos que atrapalham o uso da pesquisa de mercado como estratégia de marketing

Ao contrário do que se pensa, a pesquisa pode ajudar na tomada de decisão

Redação Administradores.com,
iStock

Ajudar na tomada de decisão do negócio ou na execução de uma ação de marketing. Avaliar mercado e a concorrência. Entender o pensamento do consumidor em relação à aceitação – ou teste – de um determinado produto. Analisar a satisfação do cliente sobre o serviço prestado. Estes são alguns casos nos quais a pesquisa de mercado ajuda a nortear o próximo passo das empresas tendo como base a opinião dos possíveis consumidores.

Em tempos de crise, usar a estratégia de pesquisa de mercado pode colaborar, e muito, para o negócio. As tomadas de decisões ficam ainda mais difíceis e a margem para erro fica muito menor.

Mas, no mercado de pesquisa existem alguns mitos sobre a utilização e eficiência dos estudos de marketing que têm influenciado – negativamente - na decisão do uso da pesquisa como uma ferramenta eficaz. Para desmistificar e mostrar que a ferramenta pode ser muito agregadora, o Opinion Box, plataforma de pesquisa digital pioneira no Brasil, que realiza frequentemente estudos de mercados para diversas empresas PMEs de diversos segmentos, elencou alguns mitos que devem ser entendidos e, esquecidos, de vez!

1. Nem todo negócio precisa de pesquisa

Não importa se seu negócio é pequeno, médio ou de grande porte: você sempre pode obter resultados valiosos. A dica, nesse caso, é pensar na pesquisa certa para o seu público e objetivos. Se o seu negócio é uma pequena loja de roupas no seu bairro, cujas vendas estão caindo subitamente, aposte na pesquisa de satisfação com seus clientes. O porte menor da loja e a inevitável proximidade com o consumidor ajudam na hora de reunir um mailing que pode receber sua pesquisa por e-mail, responder anonimamente e te ajudar a identificar onde sua estratégia está falhando.

2. Só especialistas podem fazer pesquisas

É indiscutível que a internet democratiza muitas tarefas e serviços que sempre foram realizados por especialistas. Com a pesquisa não é diferente e prova disso são as plataformas SaaS (Software as a Service), como o Opinion Box. Esse tipo de serviço, que é todo realizado online e pelo próprio usuário, existe para facilitar o acesso e a utilização de práticas como a pesquisa, que até então era um trabalho associado apenas a grandes empresas e institutos de pesquisa. Também é importante lembrar, porém, que mesmo que você não precise ser um especialista, trabalhar com pesquisa é uma tarefa de grande responsabilidade e que requer, entre outras competências, imparcialidade e um olhar analítico. Além disso, é preciso conhecer algumas técnicas e conceitos para obter os melhores resultados.

3. Fazer pesquisa é caro

Instituir a cultura de pesquisa na sua empresa pode, sim, ser uma tarefa difícil. Na hora de correr atrás da verba para disparar seus questionários, pode surgir o mito de que esse tipo de projeto custa muito caro. Mais uma vez, isso não é necessariamente verdade. As ferramentas digitais que existem atualmente permitem realizar pesquisas a um custo muito mais acessível e até mesmo gratuitamente. Isso sem comprometer a qualidade dos resultados ou a usabilidade de quem está realizando o projeto.

4. Elaborar pesquisas e analisar resultados é muito difícil

Novamente, quem derrubou essa meia-verdade, tão conhecida, foram as ferramentas digitais. Além de democratizar o acesso ao universo das pesquisas e oferecer preços muito mais atraentes que as pesquisas, a internet te oferece os materiais de suporte necessários para te ajudar em cada passo do seu projeto.

5. Coletar resultados de pesquisa é muito demorado

Esqueça os prazos intermináveis de análise de dados. Se todo o processo de realização de uma pesquisa de mercado é otimizado, nada mais justo do que obter também os seus resultados de forma cada vez mais rápida. Hoje, é possível não só receber os insights da sua pesquisa rapidamente e de forma simplificada, mas também acompanhá-los em tempo real, facilitando a vida de quem precisa resolver todos os problemas o quanto antes, ou seja, todo mundo atualmente.

6. Pesquisa online não é confiável

A desconfiança com as informações vindas da internet vem sendo derrubadas ao longo do tempo. Já que não há dúvidas de que não há como combater” a internet, é normal que passemos a prestar mais atenção àquilo que vem sendo dito pelos seus usuários. Assim, ao contrário do que pode se pensar, realizar uma pesquisa pela internet pode ser até mais confiável e seguro do que pessoalmente ou pelo telefone, por exemplo. O usuário por trás do computador, tablet ou celular, confia mais no anonimato de suas respostas e pode, assim, ser mais sincero do que aqueles que respondem diretamente a um entrevistador de formas tradicionais. Além disso, entrevistar internautas pode, sim, oferecer insights representativos da sociedade, uma vez que a internet consegue chegar a todos os segmentos populacionais que sua pesquisa pode alcançar.

7. Ninguém mais faz pesquisa hoje em dia

Possivelmente a maior mentira que paira sobre o mundo das pesquisas de mercado é a de que essa prática perdeu força e relevância nos dias de hoje. O que acontece é justamente o contrário. Pense que o mercado está cada vez mais competitivo, o que resulta em uma crescente dificuldade em se sobressair diante da sua concorrência. Considere também consumidores cada vez mais conscientes e com maior poder de decisão e compra. Esse cenário apresenta um grande desafio para quem precisa administrar um negócio, seja ele de qualquer porte ou segmento. É para ajudar a suprir essas necessidades que as pesquisas são utilizadas.

Podemos usar como exemplo o Sebrae, que é uma entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Em seu trabalho de fomentar boas práticas de empreendedorismo pelo Brasil, o Sebrae realiza e divulga diversos estudos e relatórios que ajudam os empresários a entender melhor seus consumidores e encontrar novas oportunidades de negócios, por exemplo. Dessa forma, além de incentivar e apoiar o empreendedorismo, a entidade educa seu público e fornece dados que comprovam a importância da sua missão.

“Desvendando todos esses mitos, é possível afirmar que fazer pesquisas de mercado não só é uma forma de impulsionar o sucesso do seu empreendimento, mas é também muito mais acessível e prático do que se podia pensar até então”, comenta e finaliza Felipe Schepers, COO do Opinion Box.

 

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