Como conseguir mais opções de crédito corporativo?

Pode não parecer, mas o CNPJ também pode dificultar esse processo

Dan Cohen Administradores.com,
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A instabilidade econômica e política vivida pelo Brasil colocou o empresário em caminhos tortuosos e cheios de obstáculos na busca por crédito em tempos de crise. Escolher o melhor percurso não é fácil e, na maioria dos casos, pode fazer o negócio sucumbir à espera de um financiamento.

Para ter acesso ao crédito as empresas do middle brasileiras passam por uma verdadeira "via-crucis", principalmente porque a grande maioria dos empresários trabalha com 4 ou 5 instituições financeiras, desconhecendo as alternativas de financiamento disponíveis no mercado. O empresário pode buscar novos financiadores, mas o processo envolve inúmeras apresentações, visitas e viagens, que podem levar meses, tornando o caminho dispendioso e com alta probabilidade de frustração. Muitas vezes o tomador de crédito se depara com situações aonde o tamanho da sua empresa, o seu setor de atuação ou as garantias disponíveis eliminam as suas chances de conseguir um empréstimo logo nos primeiros cinco minutos de conversa. Tempo e dinheiro gastos à toa.

Passada a fase de identificação do provedor do capital, começa a fase de negociação, a montagem do "kit banco", que pode incluir mais de 60 documentos diferentes, a resolução de dúvidas e pendências, a formalização do instrumento de dívida e das garantias e, finalmente, o desembolso. É um processo extenuante que, muitas vezes, faz com que a primeira proposta de crédito seja automaticamente aceita, ficando a dúvida: será que fechei um bom negócio?

Ao longo de 15 anos de atuação no mercado de finanças e à frente da fintech F(x), passei a entender a fundo a cabeça de quem dá crédito, sejam bancos, financeiras ou cooperativas de crédito e posso afirmar que existem meios mais fáceis que podem facilitar a busca dos empresários por financiamento.

Uma dica valiosa é o dia. Não existe época pior para sua empresa procurar crédito do que nas semanas finais de um trimestre.

Nenhum officer vai te falar, mas a grande preocupação nessa época é fechar as operações que já estão encaminhados e não trazer novas. Outro problema que empresas costumam enfrentar é a qualidade de garantia. Por exemplo, se você comprou um terreno, em área rural, apenas para utilizar como garantia de uma operação de crédito, esqueça. Pela simples razão de que muitos empresários já utilizaram essa estratégia no passado, a maioria dos financiadores não aceitam propriedades rurais não produtivas que foram adquiridas há menos de 2 anos como garantia.

Pode não parecer, mas o CNPJ também pode dificultar esse processo. Por exemplo, você tinha uma empresa que deu problemas no passado, então, com o objetivo de começar tudo de novo, um "fresh start", você abriu um novo CNPJ e continua exercendo exatamente a mesma atividade. Infelizmente, esta não é boa ideia porque para grande parte dos bancos uma empresa só nasce depois de completar 5 anos.

Durante um cenário de crise econômica, a concessão de novos financiamentos ainda diminui, mesmo para companhias com histórico de bons pagadores. Além da baixa disponibilidade, outra pedra no caminho enfrentado pelas corporações é a concentração de crédito em poucos bancos. As empresas buscam os mesmos financiadores, o que dificulta o acesso. Resumindo: é gente demais para pouco crédito. O que a maioria não sabe é que existem muitas fontes alternativas de crédito, a exemplo da securitização de direitos creditórios, dos fundos mezanino e dos fundos de crédito focados em operações de prazo mais longo. O que impede a utilização destas soluções, muitas vezes, é a falta de conhecimento do próprio empresário sobre a existência de opções e de como encontrá-las.

Mesmo para quem já conhece esses fundos alternativos e os "truques" para passar por esse processo com sucesso, é preciso ter paciência e dedicação para conseguir crédito. Entretanto, existe um atalho: utilizar soluções tecnológicas que identificam os financiadores corretos para sua necessidade de financiamento, considerando as características da sua empresa e das garantias disponíveis. Assim, o processo é agilizado e traz benefícios para as duas partes.

Dan Cohen — Fundador e CEO da F(x), fintech que conecta empresas que buscam crédito à fontes de financiamento.

 

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