Blox: a startup que quer transformar o ensino brasileiro

iniciativa surgiu como parte de um projeto da Fappes para reestruturar sua grade curricular e metodologia de ensino

Redação, www.administradores.com,

A flexibilização do currículo escolar – que entrou na pauta das discussões sobre educação no país na esteira da proposta feita pelo Ministério da Educação para o ensino médio – já é uma realidade para o ensino superior brasileiro. E esse é objeto de uma nova startup brasileira. O Blox, lançado em maio deste ano, é um sistema gamificado de ensino, que associa inovação na organização curricular (dando ao aluno liberdade para escolher temas de seu interesse) à metodologia da aprendizagem ativa (de dar a ele protagonismo em sua formação intelectual).

A iniciativa surgiu como parte de um projeto da Fappes para reestruturar sua grade curricular e metodologia de ensino. Mas logo depois se transformou num sistema independente e mais amplo, capaz de ser aplicado em outras instituições de todos os níveis.

Nós conversamos com Bruno Berchielli, CEO do sistema. Confira abaixo:

Em que consiste a proposta de valor do Blox enquanto startup?

Nossa proposta de valor é possibilitar que instituições de ensino de todos os níveis possam inovar e flexibilizar seus currículos, tornando-os mais flexíveis e relevantes. Possibilitaremos que os alunos dessas instituições escolham as disciplinas que querem cursar, do início ao fim do curso, e que criem as próprias jornadas de aprendizado por meio de diversos elementos gamificados. Isso é uma quebra completa do sistema seriado de educação em que o aluno é obrigado a percorrer uma série de disciplinas pré-estabelecidas e dividas em semestres. Ao dar autonomia para o aluno montar a própria grade, ele pode investir seu tempo dentro da instituição de ensino nos assuntos que considera que trarão mais retorno para sua vida e carreira. 
 
As instituições normalmente estão imersas em seus processos e problemas cotidianos e deixam a inovação de lado. A atual geração de alunos sente que o ensinado está desconexo da realidade e que muito do que aprendem em sala de aula tem pouca ou nenhuma aplicabilidade, o que muitas vezes acarreta evasão do curso. Desenvolvemos o Blox para entregar uma maneira estruturada e apoiada por sistemas de TI para que coordenadores e professores entreguem uma experiência completamente diferente e inovadora de educação. 
 
Concomitante a isso, as instituições que adotaram o Blox obtiveram um ganho de eficiência operacional. O Blox elimina turmas deficitárias ao equilibrar a quantidade de alunos por sala de aula. A captação de alunos também é facilitada por dois motivos: (1) A flexibilidade que o Blox permite é muito atraente para a geração de estudantes; (2) Sempre há turmas em andamento e a instituição não precisa se preocupar mais com “número mínimo de alunos captados” para confirmar uma nova turma de um curso. 

Por que a decisão de transformar o Blox em uma startup?

Uma Startup possui liberdade para inovar, experimentar e mudar de rumo rapidamente, característica que normalmente as Instituições de Ensino não possuem. Ao estruturamos do Blox experimentamos e desenvolvemos diversas metodologias e formas de estruturação curricular e experimentamos em grupos de controle. Deu certo? Agregamos essa inovação em nosso portfólio de serviços. Não deu certo? Continuamos no campo de prova. 
 
Ser uma startup significa ter liberdade e agilidade para inovar. Significa que as barreiras e limites da atuação da empresa não estão bem definidas. E é nesse contexto que boas ideias surgem. 

Qual a estratégia para conquistar mercado?

Atualmente, estamos adotando abordagem direta com os empreendedores e coordenadores para que conheçam o Blox. No momento, estamos focando no estado de São Paulo e nosso próximo passo é ampliar para nível Brasil. Além disso, estamos preparando uma série de conteúdos relevantes para educadores e coordenadores para que conheçam e tenham contato com as novas metodologias de ensino e estruturas curriculares pelo mundo e que agregamos ao Blox. Realizamos esse contato com esse público por meio de webinars, workshops e oficinas.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração