10 dicas para alavancar a carreira em 2013

2012 se aproxima do fim e já é hora de planejar o ano que vem

Mike Martins, Administradores.com,

Desmotivação, stress e angústia são sintomas de que algo não vai bem na carreira. É preciso, então, virar o jogo e dar uma guinada profissional. E a aproximação de um novo ano é o momento ideal para isso, baseando-se em lógica, tendências e fatos.

Na verdade, 2013 será um reflexo de 2012. As pessoas que se mantiveram atualizadas já possuem recursos suficientes para agir e com certeza já estão agindo. Mas, se você precisa de um norte, listo neste artigo algumas dicas.

Comece fazendo um brainstorming:

1 - Verifique suas pendências de 2012 e reprograme-as;

2 - Faça um inventário dos sucessos até o presente momento;

3 - Perceba os aprendizados nos resultados indesejados.

Imagem: Shutterstock

 

Após ter validado os aspectos positivos do estado atual, é hora de focar no que pode ser feito:

4 - Prepare o seu network para uma futura solicitação, para evitar parecer interesseiro;

5 - Faça uma sessão de feedback com seu líder, se for sua meta permanecer no local atual. Caso não, entre em contato com empresas de recolocação de mercado ou headhunter;

6 - Atualize e lapide suas técnicas de liderança e planejamento;

7 - Converse com as pessoas próximas de você e, indiretamente, solicite um feedback das mesmas em relação à sua atuação;

8 - Lembre-se de momentos que você realmente se sentiu produtivo e satisfeito e analise as suas estratégias para focar no que realmente deseja;

9 - Use suas férias para fazer um curso ou especialização;

10 - Estabeleça metas desafiadoras, levando em consideração as necessidades humanas para que a carreira alavanque. É importante equilíbrio em todas as áreas: carreira, saúde, desenvolvimento pessoal e profissional, relacionamentos, lazer, finanças, espiritual e organização pessoal;

Depois de levar isso tudo isso em consideração, você está melhor preparado para escolher o que só depende de você: sua carreira, sua vida. Ah, e não esqueça: tenha sempre um plano B à disposição.

Mike Martins é coach e diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching.



Tags: 2013 carreira dicas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração