13 atitudes que todo mundo deveria tomar antes dos 30

"Seus 20 anos são um período insubstituível de aventura de aprendizado. Não há um guia para viver uma vida satisfatória mas há algumas coisas que você precisa experimentar durante esse tempo"

Redação, Administradores.com,
iStock

Quem está na idade dos 20 e poucos anos sabe que o período pode ser uma fase incerta, cheia de dúvidas sobre quais são as melhores escolhas e como será o futuro. Ao abordar esse assunto, com base em sua experiência e na de amigos, a jovem Trisha Miller, do Forever Twenty Somethings, fez uma lista com atitudes que acredita que todo jovem deveria tomar antes dos 30 anos e que viralizou na internet. "Seus 20 anos são um período insubstituível de aventura de aprendizado. Não há um guia para viver uma vida satisfatória mas, em minha opinião, há algumas coisas que você precisa experimentar durante esse tempo", afirma Miller. Aqui separamos as dicas dadas pela autoria:

1. Faça atividades sozinho
Ir ao cinema, a um show ou viajar sozinho podem ser experiências realmente enriquecedoras. "Fazer coisas sozinho pode lhe dar insights sobre sua personalidade de uma maneira única. Você pode perceber como consegue ser sociável ao redor de pessoas novas e apreciar a paz e tranquilidade de um passeio sem companhia", afirma Miller. Tempo para "recarregar" é uma habilidade essencial na vida.

2. Aprenda uma ideologia completamente diferente
Que tal parar para ver outras visões de mundo? Não precisa trocar de religião ou mudar sua moral, apenas ser mais receptivo. A dica é: "Abra sua mente para a possibilidade de outras maneiras de pensar. A maioria das ideologias existentes possuem alguma lição que pode melhorar sua qualidade de vida. Aceite o fato de que ninguém é, foi ou será perfeito."

3. Corra riscos
Mude de cidade, troque de trabalho, siga outra carreira. Se você esperar demais para tomar uma decisão arriscada, pode acabar sem sair do lugar. "Nos jogar em situações que nos dão medo nos mostra como somos fortes. É bem provável que ao final da sua jornada você olhe para trás e pense 'Não foi tão ruim assim'", defende Miller.

4. Faça algo sem medo de ser julgado
Tente lembrar de quando você era criança e não tinha medo de ser julgado ou ridicularizado pelos outros. Sem esses medos, você se sentirá muito mais livre para ser autêntico. 
"Uma vez que chegamos a uma determinada idade, ficamos muito autoconscientes de tudo que fazemos. Não perca a oportunidade de fazer algo incrível por medo do fracasso. A maioria das pessoas que alcançam o sucesso não são perfeitas na primeira vez que tentam algo novo", aconselha a autora.

5. Liberte-se de mágoas passadas
Algumas pessoas realmente devem ficar no passado, mas muitas vezes acabamos brigando com amigos que realmente valem a pena. Não deixe que brigas ou motivos infantis o façam perder boas amizades. "Ao se apegar a mágoas antigas, você perde muitas oportunidades de crescimento", afirma Miller. 

6. Conheça sua família de verdade
Miller explica: "Quando éramos pequenos, muitos de nós enxergávamos nossos pais como pessoas assustadoras que davam ordens o tempo todo. Mas quando crescemos, temos a linda oportunidade de construir uma amizade com eles. Seus pais já passaram por tudo que você está passando. Então reserve um tempo para pedir conselhos a eles quando as coisas ficarem difíceis, e leve esse conselho a sério. Lembre-se que as vidas deles também são estressantes e eles também precisam de carinho".  

7. Aprenda um novo hobbie
Aprenda a dançar, a pintar, a praticar um novo esporte, qualquer coisa que seja diferente para você. Mesmo que o novo hobbie não seja algo para a vida toda, você pode sair de cada experiência com novas habilidades e lições para sua vida. A dedicação necessária para aprender algo novo é algo que você levará para sempre, e ficará de lembrete sobre como você se empenhou em algo e foi até o fim.

8. Crie algo do zero
Miller defende que essa é uma experiência "radicalmente libertadora". Pode ser algo simples como fazer seus próprios cartões de aniversário ou natal ou algo grande com o montar o próprio negócio. "Fazer algo do zero dá uma sensação maravilhosa de satisfação. Você sempre terá orgulho do tempo e esforço que usou para construir algo seu."

9. Voluntarie o seu tempo
Alguém sempre está precisando de alguma ajuda ou apoio, seja uma organização, um vizinho ou até um parente, e a autora defende que não há nada mais engrandecedor do que "voluntariar o seu tempo para aqueles que precisam". Além de aprender muito sobre outras pessoas em condições de vida diferentes da sua, você pode aprender coisas e conhecer pessoas que serão valiosas em sua vida.

10. Aproveite os seus amigos
Além de superar mágoas, aprenda também a aceitar o ritmo de seus amigos, e a aproveitar a companhia deles sempre que o possível. Você pode nem sempre ter a mesma disponibilidade de hoje, nem as chances de estar com pessoas queridas.

11. Aprenda a ser moderado
Gastar dinheiro, assistir todas as séries do Netflix, sair para beber no tempo livre, levar trabalho para casa: nada disso tem problema se for praticado com moderação, defende Miller. A chave é aprender que nenhum hábito pode ser obsessivo, para que nenhum aspecto da sua vida acabe "sugando" outras áreas que precisam de atenção.

12. Aprenda a ser responsável
"Já passaram os dias de se jogar em qualquer situação sem refletir antes (como eu já fiz). Prepare-se para os eventos da sua vida, mesmo os pequenos", afirma Miller. Não peça demissão antes de ter um plano B, cheque seu carro antes de viajar, economize dinheiro para comprar o que quer em vez de usar o cartão de crédito. Tomar essas medidas fará com que você evite muitas dores de cabeça no futuro.

13. Não leve tudo para o lado pessoal
Tente lembrar que cada pessoa enxerga o mundo de uma forma diferente. Cada um de nós interpreta encontros e conversas de maneira única. "Então, quando você não conseguir aquela promoção que estava esperando, ou levar um fora, ou um amigo cancelar algum plano, lembre-se que está tudo bem. Nenhuma dessas coisas refletem o seu valor como ser humano. Tente ser menos duro com você e com as pessoas ao seu redor", aconselha Miller.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração