Mais comentada

5 baterias do equilíbrio que podem garantir mais sucesso em sua vida

Os conceitos simbolizam cada um dos pilares da vida dentro de uma rotina de sucesso

Redação, Administradores.com,
iStock

A busca pelo equilíbrio pessoal é uma das mais ousadas do nosso cotidiano. Empreendedores, mais especificamente, sabem da importância de se criar ambientes diferentes e propícios ao desenvolvimento de projetos profissionais. O objetivo é um só: isolar áreas problemáticas e focar no que realmente é importante. Não é mesmo?

Sabendo disso, Leandro K, empresário responsável pela criação de 16 empresas, elaborou uma série de conceitos capazes de promover um maior equilíbrio nas variadas tarefas e áreas do dia a dia, melhorando sua produtividade e satisfação pessoal.

Batizado de 5 Baterias, os conceitos simbolizam cada um dos pilares da vida dentro de uma rotina de sucesso com hábitos de alta performance, que precisam ser permanentemente controladas para que não descarreguem.

“Uma bateria descarregada pode levar ao descarregamento das outras baterias, ou seja, gera desequilíbrio e insucesso. Então, caso alguma bateria venha a descarregar, é imprescindível dedicar-lhe atenção para que volte a estar carregada o mais rápido possível. É como uma orquestra de músicos em que cada instrumento é importante”, esclarece.

Abaixo você confere os conceitos das 5 baterias, criado pelo empresário Leandro K:

1 - Bateria Profissional

A bateria profissional corresponde à missão de vida de cada pessoa e é a base de todas as outras baterias, pois refere-se à motivação da pessoa no trabalho.

"É a que inspira as pessoas a traçarem metas de crescimento profissional e criarem a percepção para a busca de sua missão de vida, o que nada mais é do que usar todos os dons e talentos para se dedicar a aquilo que você acredita ser sua maior habilidade e, assim, atingir o sucesso pessoal e profissional, deixando de lado o costume de trabalhar apenas para pagar as contas no final do mês.", explica Leandro K.

Ela trata da importância de se focar energia somente naquilo que é realmente fundamental. Para isso, ela engloba técnicas para que as pessoas aprendam a fazer em 1 hora o que na maioria das vezes fariam em 3. Se essa bateria não estiver carregada, as outras quatro, mesmo que totalmente carregadas, perderão o sentido e a pessoa terá aquela sensação de vazio.

“Missão de vida seria o equivalente à fundação de um prédio. Ela não aparece porque fica embaixo da terra, mas é ela que segura o prédio em pé. É a missão de vida que faz a pessoa não desanimar com os obstáculos que vão aparecer, ela que faz a jornada da sua vida ser realmente feliz”, esclarece Leandro K.

2 – Bateria Financeira

Segundo Leandro K, as pessoas que se destacam no mercado de trabalho muitas vezes não percebem que estão focando em demasiado no mundo exterior e deixando de dar atenção ao mundo interno – que corresponde ao subconsciente onde está formatado o modelo mental financeiro de cada um.

"Cabe ao subconsciente boa parte de toda a materialização do mundo externo. Ou seja, se a pessoa tem seu modelo mental voltado para a escassez, então, é escassez que ela vai ter no seu mundo externo. Se ele está programado para ter independência financeira, assim será. E assim por diante. Na Bateria Financeira, o objetivo é reprogramar a mentalidade das pessoas e também aprimorar conceitos importantes como planilhas de controle do fluxo de dinheiro pessoal e fluxo de patrimônio líquido, pois assim poderão conquistar o capital que almejam para ter independência financeira.", complementa K.

3 – Bateria Corpo

Dinheiro sem saúde não traz qualidade de vida e pode, inclusive, prejudicar o desempenho no trabalho, gerando um circlo de prejuízos ao profissional. Afinal, um corpo doente e uma mente confusa não permitem o desempenho de um trabalho com excelência.

“O corpo e a mente correspondem à nossa ‘máquina’. Ela é que de fato que vai desempenhar a busca de todas as nossas metas e realizações, então, se ela não estiver saudável, todos as outras baterias vão entrar em desarmonia”, aponta Leandro K.

4 – Bateria Emocional

Segundo K, a Bateria Emocional representa a forma como cada pessoa lida com suas emoções e se relaciona com os outros. 

"Antes acreditava-se que o QI (Quociente de Inteligência) - capacidade de raciocinar e processar conhecimentos - era o que determinava se uma pessoa seria bem-sucedida na vida, porém, nos anos 90, o QE (Quociente Emocional), a “inteligência Emocional” ganhou notoriedade. Trata-se do conjunto de habilidades emocionais como empatia, autoestima, autoconfiança, automotivação, resiliência e autoconhecimento.", afirma o especialista.

Nessa bateria, Leandro K ensina a viver emocionalmente inteligente, tanto na vida pessoal como na profissional, mostrando que é possível controlar impulsos emocionais e assim impactar positivamente as pessoas ao nosso redor – filhos, família, colegas de trabalho etc.

5 – Bateria Relacionamento

A ú'tima Bateria, a do Relacionamento, trata especificamente do autocontrole nas relacionões com as outras pessoas, além da importância de se organizar o tempo para se dedicar à família, amigos e networking.

“Está dentro de nós o que precisamos para melhorar os nossos relacionamentos, não dependemos do mundo externo para isso, mas sim de conhecer algumas técnicas e aplicá-las fielmente. É necessário reprogramar a nossa mente exercitando-a todo dia”, conclui Leandro K.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração