Mais comentada

5 coisas que podem mudar seu futuro, te fazer ficar rico e feliz

Todas as pessoas ricas realizam algum tipo de investimento, por que isto deveria ser diferente com você?

Tiago Comério, Publieditorial,
Divulgação/ Paris Filmes

De vez em quando algum parente ou amigo acaba compartilhando no Facebook ou no Whatsapp, uma foto de alguns anos atrás e muitas vezes é neste momento que a gente acaba se dando conta de como o tempo passa tão rápido. Este tipo de situação acaba fazendo com que a gente reflita sobre como mudamos fisicamente quase sem perceber, como acabamos deixando alguns hábitos e manias de lado, como era nosso emprego antigo e como as coisas mudam mesmo.

Saiba que este tipo de momento é ótimo para que você reflita sobre como algumas escolhas interferem de forma significativa no seu futuro. Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas escolhas que podem mudar o seu futuro de uma forma bastante positiva e fazer com que daqui alguns anos você se orgulhe bastante de algumas mudanças de atitudes e principalmente de todas suas novas conquistas.

Parar de “morcegar” no seu trabalho

Saiba que você perde muito mais que seu patrão passando boa parte do seu dia fingindo que está trabalhando. Você poderia estar aprendendo alguma coisa nova ou até mesmo evoluindo o que já saber fazer, de forma que pudesse estar mais bem preparado para uma promoção ou uma nova oportunidade de emprego. O tempo passa rápido, aproveite sempre seu dia para evoluir de alguma forma. Trabalhe para sentir orgulho daquilo que você é capaz de fazer. Se você sai de casa todos os dias apenas para cumprir o seu horário, além de estar jogando fora um tempo precioso da sua vida, com pouco tempo você irá se tornar uma pessoa infeliz, entediada e perdida. Pare de ser apenas mais um móvel que enfeita a sua sala de trabalho.

Fazer aquilo que gosta

Se você não gosta daquilo que faz, aproveite para fazer um planejamento de forma que você seja capaz de arrumar um outro emprego ou montar seu próprio negócio e mudar o rumo da sua vida. Lembre-se que o seu tempo de vida é tão caro, mas tão caro, que nenhum dinheiro do mundo consegue comprá-lo ou alterá-lo.

Se você acha que muitas pessoas ganham dinheiro hoje fazendo simples vídeos para internet, você está bastante enganado, estas pessoas não ganham dinheiro fazendo vídeos e sim fazendo aquilo que elas gostam. Não existe formula milagrosa. Existem pequenas coisas que fazem grande diferença mas que a maioria dos vendedores de fórmulas milagrosas nunca vão te contar, eles vão te vender a esperança, é isto que você comprar e não uma receita do sucesso. Como eles conseguem te vender esperança? Marketing!!! Estude sobre e você não será enganado.

Controlar suas finanças

Quem não controla suas finanças está muito mais vulnerável às surpresas que a vida acaba mostrando. Lembre-se, a vida é uma caixinha de surpresas. É fundamental saber exatamente quais são seus gastos e suas receitas. Além disto um controle financeiro adequado te permite identificar gastos supérfluos que acabam fazendo com que você nunca consiga ter dinheiro suficiente para fazer a viagem dos seus sonhos ou até mesmo mudar de vida abrindo seu próprio negócio. Depois que você começa a controlar as suas finanças fica muito mais fácil de entender que atitudes simples como tomar café da manhã em casa, dividir um refrigerante no almoço, levar o lanche para o trabalho, são suficientes para que você consiga juntar facilmente mais de R$500.000,00 em 30 anos. Tudo bem que a vida passa rápido mas que 30 anos são 30 anos, mas imagine que você comece a entender melhor a origem dos seus gastos e identifique somente aquelas coisas que não te fazem falta alguma, eu aposto que daqui a 5 ou 10 anos você seria capaz de realizar um sonho, alcançar um objetivo daqueles bem grande, como quem saber parar de depender do seu salário para viver. Se o seu sonho é viajar para fora do país uma vez a cada 3 anos, você não precisa mudar nada além destes 3 hábitos que falei acima.

Mas como controlo minhas finanças? Existem diversos sites de controle financeiro, cheios de tecnologias e facilidades, que podem te ajudar nesta tarefa. Se você ainda não conhece nenhum acesse este artigo e confira uma lista com 5 sites de controle financeiro pessoal. Se gostaria de indicação minha de um bom gerenciador financeiro dê uma olhada no Meu Dinheiro. Não fique para trás e pare de gastar dinheiro com coisas desnecessárias. Realizar um controle financeiro é fundamental para não ficar devendo e vivendo apenas para pagar as contas no final do mês.

Aprender a investir

Você deve estar cansado de ouvir que precisa investir parte do seu salário. Se tem uma coisa que não só os brasileiros, mas a maioria das pessoas no mundo não faz, é investir parte do dinheiro que ganha.

Existem dezenas de motivos pelo qual você deve aprender e começar a investir. Se me permitem uma opinião, eu não acredito que a maioria das pessoas que possuem hoje idade inferior a 35 anos serão capazes de obter aposentadoria pelo INSS. A idade mínima mudou de novo, está sempre mudando, a porcentagem do benefício que você tem direito está sempre diminuindo, de verdade mesmo, tenho a impressão de que estamos contribuindo apenas para que nossos pais e nossos avós consigam receber ou continuar recebendo seus benefícios.

Sorte daqueles que já investem e que já se deram conta do quanto isto é importante. Investir seu dinheiro é uma das poucas coisas que podem mudar radicalmente o seu futuro. Pode ser a sua chance de parar de trabalhar algum dia e não ter que depender mais do seu emprego para pagar suas contas.

Todas as pessoas ricas realizam algum tipo de investimento e grande parte deles vivem só de investimentos, por que isto deveria ser diferente com você? Engana-se quem pensa que investir dinheiro é coisa de gente rica, inteligente e que só vive estudando. Investir dinheiro depende muito mais de disciplina do que de qualquer outra coisa. Comece investindo R$50,00 por mês, o hábito de investir é a parte mais importante do processo. Com um tempo você começará a ver os resultados e irá se convencer de como é possível conquistar coisas incríveis com este novo hábito. Se os bancos enchem o bolso de dinheiro cobrando juros absurdos, que tal você começar a usar os juros a seu favor e quem sabe até mesmo emprestar dinheiro ao seu banco, é muito mais simples de fazer do que você imagina, leia, faça um curso, aprenda a investir. A internet está ai cheia de conteúdos e excelentes artigos sobre investimentos. Se você não sabe investir e está a procura de um curso dê uma olhada em um chamado Investidor de Sucesso, se você não gostar é simples, você tem 30 dias pra pedir seu dinheiro de volta. Você precisa pelo menos tentar nesta vida, se você tem medo de tudo, medo de arriscar, medo de perder, saiba que você também tem medo de ganhar. Ter medo é importante, não se deve sair por aí fazendo loucuras e coisas sem planejamento e conhecimento, mas não deixe que o medo atrapalhe a sua vida.

A vida é como um jogo, as regras vão mudando e cabe a cada um de nós aprender a se adaptar as novas realidades. Reclamar não faz diferença alguma, mesmo no pior dos cenários vão existir pessoas muito bem-sucedidas e felizes, simplesmente pelo fato de terem aberto os olhos a tempo e terem se adaptado as mudanças.

Cuidar da sua saúde

Cuidar da sua saúde física e mental, talvez seja a coisa mais importante da sua vida. Dinheiro nenhum pode fazer você voltar no tempo e evitar um grave problema de saúde que vai te privar de diversas coisas que você gosta de fazer. Saiba equilibrar as coisas e nunca deixe sua saúde de lado. Pratique atividades físicas e seja responsável, cuide bem de você mesmo. Não espere ter um problema para mudar seus hábitos. Pensando em dinheiro, pagar uma academia, por exemplo, é muito mais barato que tomar remédios todos os dias pro resto da sua vida. Se você já tivesse controlando suas finanças já teria percebido isto.

Conhecer novas pessoas

Você já percebeu como algumas pessoas acabaram mudando completamente o rumo da sua vida? E eu não estou falando somente de namorados e namoradas, esposas e familiares. Normalmente conhecemos nossos melhores amigos em situações completamente inexplicáveis, e na maioria das vezes, pessoas com quem a gente teve contato uma única vez acabam mudando completamente o rumo das nossas vidas, seja por uma indicação de emprego ou até mesmo por um simples gesto de ajuda. Mantenha uma boa relação com as pessoas do seu trabalho, do seu dia a dia. Saia de casa e conheça novas pessoas, isto pode fazer muita diferença no seu futuro.

Vamos la então

Se você chegou até aqui muito provavelmente você está mudando ou já é uma pessoa diferenciada. A maioria das pessoas não consegue ler um texto tão grande assim. Você se lembra da última vez que leu um artigo deste tamanho? Pois bem, o título diz, 5 coisas que podem mudar sua vida, te fazer ficar rico e ser feliz, certo? Só que você não acabou de ler 5 “coisas”, foram 6, depois que você terminar de ler o texto você pode conferir. Ter lido um tópico a mais não fez diferença nenhuma, pelo contrário, a maioria nem iria perceber se eu não tivesse escrito aqui. É este tipo de coisa que é importante que você perceba e entenda. Coisas muito simples podem mudar a sua vida, você precisa começar a fazer alguma coisa agora e não passar o resto da vida esperando por um milagre.

Melhore sua postura no trabalho, comece a controlar seu dinheiro, guarde parte do que você ganha, aprenda a investir, entre na academia, saia de casa, conheça novas pessoas, divirta-se, seja feliz. Comece hoje, agora, hoje não é o primeiro dia do ano, do mês ou aquela segunda-feira de sempre, mude agora e tenha certeza que você terá um futuro muito bacana pela frente, cheio de conquistas e realizações.

Converse sobre isto com seus amigos e familiares e compartilhe este tipo de reflexão e conhecimento, talvez eles decidam mudar também e te ajudem neste processo. Ajudar as pessoas de alguma forma, mesmo que seja recomendando a leitura de um simples artigo, pode fazer com que um novo ciclo de oportunidades e coisas boas se inicie.

Grande abraço!!!

Tiago Comério é empresário, investidor, escritor e analista de sistemas formado pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração