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8 dicas para ser um líder transformador

Dica número #1: acredite. As pessoas são guiadas por propósitos, não simplesmente por tarefas

Redação, Administradores.com,
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Uma boa liderança transforma a organização e a sua sinergia junto à equipe impulsiona o trabalho criando um bom ambiente. Um líder de confiança é essencial em todas as esferas da sociedade, porém, pode-se dizer que o Brasil vive uma “crise de líderes”. No âmbito político, por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, com 1,2 mil pessoas, em 72 cidades brasileiras, revela que 86% dos entrevistados acreditam que falta um político de confiança no País.

De acordo com o presidente-executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, o mercado está neste processo de transformação na busca de referenciais de liderança. “Ao invés de termos pessoas que brigam pelo poder, precisamos de líderes transformadores e isso não apenas em empresas privadas, mas no governo e nas organizações públicas também”, afirma.

Um líder transformador inspira e, por meio de valores e princípios, ética e sustentabilidade aproxima os interesses da equipe aos da organização. Isso pressupõe governança, bons controles e uma comunicação efetiva. “Com base nisso, ele define suas estratégias, seus planos, os processos e as pessoas corretas para colocar as ações em prática e gerar valor e resultados”, ressalta Jairo, que dá dicas para este novo líder que está no mercado.

1. Acredite: as pessoas são guiadas por propósitos, não simplesmente por tarefas. É importante ressaltar o bem comum, baseado na ética e integridade ao invés de colocar a tarefa, o objetivo ou o reconhecimento como prioridade.

2. Respeite: trabalhar baseado na humanização do serviço agrega muito valor à equipe. Atuar próximo ao time e se colocar à disposição para ouvir as pessoas a qualquer momento aproxima e estabelece confiança.

3. Coerência: conseguir equilibrar o discurso que é feito e as ações tomadas sustenta a relação e reafirma a confiança criada. Dar oportunidades iguais para todos, com critérios claros de escolha, é um exemplo de como agir com coerência.

4. Valorize: ressaltar a importância de cada um, valorizar a equipe e alimentar a autoestima e a motivação dos colaboradores é um dos caminhos de um time consolidado.

5. Comunique e lidere: um bom líder deixa que sua equipe atue de forma confortável e desenvolva e desempenhe, ao máximo, seu potencial.

6. Desenvolva e reconheça: faça a equipe se sentir parte das decisões, ajudá-los a se posicionar os desenvolve e também traz à tona o seu maior potencial.

7. Melhore sempre: reinventar-se é essencial para o mercado, por isso, olhe com visão crítica os seus processos internos e esteja pronto para simplificar e melhorar sempre.

8. Compartilhe: estabelecer um ambiente onde seja possível compartilhar ideias, preocupações e sentimentos com as pessoas que estão ao redor é um grande diferencial para o desenvolvimento da equipe.