A Importância de desenvolver suas competências comportamentais

Publieditorial,

"Soft Competencies" - este é o termo em inglês que define as competências comportamentais de um profissional. E na busca por um emprego melhor ou por uma promoção, é importante que este sempre esteja atento ao desenvolvimento e maximização de suas competências, especialmente, no que tange os aspectos comportamentais.

Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de diferentes segmentos, este é um diferencial competitivo tanto na disputa por uma recolocação como por ascensão na carreira. Tanto é que: 17% dos empregadores ouvidos consideram: Colaboração/Trabalho em grupo, a competência comportamental mais relevante em um profissional, e também a mais rara de se encontrar no mercado atualmente.

De acordo ainda com o levantamento outros elementos como - Habilidades Interpessoais (15%), Entusiasmo/Motivação (14%), Profissionalismo (13%), Atenção aos detalhes (10%) estão entre as competências comportamentais mais desejadas pelas organizações.

Para saber mais sobre as Competências Comportamentais mais valorizadas pelo mercado, clique aqui.

Dicas Para Desenvolver suas Competências Comportamentais

1 - Colaboração no trabalho em grupo – Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir na essência, aprender com os colegas e superiores. Evite comportamentos individualistas, colabore com o grupo, esteja aberto e disposto a dividir o sucesso dos projetos realizados em conjunto.

2 - Habilidades interpessoais – Busque causar uma boa impressão, seja simpático, amável, colabore com seus colegas, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça, agradeça.

3 - Entusiasmo e motivação – Automotivação e entusiasmo são indispensáveis a todo profissional, uma vez que o estimulam a cumprir, com qualidade e efetividade, suas tarefas, a engajar-se na realização destas, dedicar-se ao seu sucesso, como também a manter um ambiente agradável. Motive-se!

4 - Profissionalismo – Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se a desempenhar bem cada tarefa. Mantenha o foco, evite excesso de brincadeiras, fofocas, e utilizar as redes sociais em demasia durante o trabalho.

5 - Atenção aos detalhes – Ao entregar uma tarefa ou responder um email, fique atento aos erros de português, responda com clareza o que lhe foi pedido, certifique-se que está tudo como solicitado. 



Tags: carreira competências