Administração: 53 anos de muito trabalho

Durante o biênio 2017/2018, a diretoria do Conselho Federal de Administração (CFA) promoveu mudanças importantes no Sistema CFA/CRAs. O ano ainda não acabou, mas já podemos ver os frutos da gestão sobre as ações desenvolvidas pela autarquia.

CFA,
CFA

É tempo de comemorar: já são 53 anos de regulamentação da profissão. De lá pra cá, muita coisa mudou, seja nas organizações, no modo de trabalho ou na tecnologia. Durante o biênio 2017/2018, a diretoria do Conselho Federal de Administração (CFA) promoveu mudanças importantes no Sistema CFA/CRAs. O ano ainda não acabou, mas já podemos ver os frutos da gestão sobre as ações desenvolvidas pela autarquia.

Entre os destaques, houve diversas melhorias que merecem destaque. O CFA preparou um vídeo para mostrar a todos os profissionais de Administração os esforços realizados em prol do reconhecimento e da valorização da profissão.

Em dois anos, vários eventos marcaram a autarquia e deixaram sua contribuição para o mundo da Administração. Neste ano, o primeiro aconteceu em março, em São Luís, no Maranhão: a quarta Convenção dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, com o tema “Mudança, Tecnologia e Sustentabilidade”. O evento debateu temas para o desenvolvimento da profissão. Já o outro destaque foi o Fórum CFA de Gestão Pública realizado em julho, na capital federal, que reuniu profissionais de administração, políticos e estudantes para discutir a gestão pública do país. Em agosto, foi realizado o vigésimo sexto Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), na Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro. O tema central fez uma leitura do trabalho do Administrador Idalberto Chiavenato, que responde ao questionamento “Para onde vai a Administração?”.

Além de eventos, a autarquia lançou o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A ferramenta permite ao gestor avaliar o saneamento municipal e elaborar projetos na área. A autarquia também lançou também o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA). O IGM/CFA e o CFA-Gesae em pouco mais de um ano, já foram apresentados em mais de 40 localidades. Vale lembrar que a CFA fechou um Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional de Municípios, para utilização das ferramentas criadas pela autarquia.

No tempo atual de mudanças, a comunicação da autarquia também mudou. A área de comunicação ganhou um novo espaço para atender a alta demanda de trabalhos que recebe diariamente. Além da sala de trabalho, foi construído um estúdio de rádio e TV. Os investimentos também chegaram à Revista RBA, que possui um novo projeto gráfico e formato 100% digital.

Em dois anos, nunca houve coisa igual. O mundo está mudando com uma rapidez incrível e com uma intensidade cada vez maior. Vários fatores contribuem para que esse fato aconteça: mudanças econômicas, tecnológicas, culturais, políticas, empresariais e comportamentais. Todos mudam, pois isso faz parte da globalização. São as pessoas que produzem, inovam, criam e motivam. O CFA vem desenvolvendo esses e outros trabalhos, com diversos projetos e ações que visam mostrar para a sociedade a importância do profissional de Administração.

Confira essas e outras atividades da autarquia neste biênio 2017/2018 – clicando aqui