Afinal, o que é coaching?

Especialista explica como funciona e fala sobre a importância da técnica para a carreira dos profissionais

Redação, www.administradores.com.br,
Com as transformações que os mercados vêm sofrendo, cada vez mais profissionais têm buscado se adaptar a novos ambientes. Essa evolução, entretanto, nem sempre é fácil de se empreender sozinho. Por isso, muita gente tem recorrido ao coaching, ferramenta que mescla diferentes técnicas no intuito de aprimorar carreiras com base no autoconhecimento.

 

Para saber como funciona, perceber sua importância para os profissionais e entender como é o mercado na área, entrevistamos José Roberto Marques, diretor presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Confira.

 

1) Como o brasileiro vem cuidando da carreira?

 

O Brasil vive uma fase de expansão e fortalecimento em quase todos os setores da sua economia, e isso também é visível em termos de desenvolvimento social. O mercado, em constante evolução e fortalecimento, começa a exigir cada vez mais profissionais atualizados, capacitados e competentes.

 

Eu acredito que o brasileiro inevitavelmente vem acompanhando essa tendência e venha buscando alternativas para se manter em crescimento e desenvolvimento contínuos. Atualmente, ele está cada vez mais em busca de aprimoramento, seja através de: cursos, leitura, treinamentos, pós - graduações ou processos de desenvolvimento como o Coaching, que é hoje, uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento humano, e que vem sendo utilizada por grandes corporações multinacionais. O Coaching auxilia no desenvolvimento de seus líderes e também é utilizado por pessoas do mundo todo, que sabem que o sucesso não é um ponto de chegada, mas sim, um ponto de partida.

 

2) No Brasil, como os gestores e profissionais têm visto esse tema?

 

No Brasil, o Coaching vive hoje seu grande apogeu. O processo está cada vez mais difundido e já estabelecido em grandes empresas e centros do país. Muitos gestores e profissionais utilizam o processo para alavancar suas carreiras, obtendo um desenvolvimento significativo de competências comportamentais. Coaching é sinônimo de sucesso no Brasil. A demanda é cada vez maior e o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), oferece programas de capacitação com credibilidade e reconhecimento internacional, para formar profissionais para atender essa demanda latente.

 

3) Quais são as aplicações dessa "ferramenta"?

 

O termo ferramenta restringe muito as aplicações e possibilidades do Coaching. Gosto de me referir ao Coaching como processo ou conjunto de conhecimentos, recursos e ferramentas que aceleram os resultados na vida das pessoas, uma vez que, o Coaching hoje tem várias dimensões e pode ser considerado:

 

1 - Uma profissão - Onde um especialista, denominado Coach, atua junto ao seu cliente (carinhosamente chamado por nós do universo do Coaching como: Coachee). Este cliente pode ser um: líder, pessoa física, executivo, equipe ou empresa, com o objetivo de acelerar o alcance de metas e objetivos. Esse processo envolve constante diálogo, feedbacks, interação e suporte através de sessões semanais ou quinzenais de Coaching. O Coach utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas de: Gestão do Tempo, Psicologia, Liderança, entre outras, para potencializar as atitudes e comportamentos do cliente (coachee).

 

2 - Um estilo de Liderança - Denominado Líder Coach, este é o estilo onde: líderes, gestores, executivos e diretores utilizam ferramentas, técnicas, abordagens do universo do Coaching para potencializar sua performance e os resultados da equipe e da empresa.

 

3 - Uma habilidade - Onde profissionais de diversas áreas, a exemplo de: médicos, advogados, psicólogos, consultores entre outros, utilizam a linguagem diferenciada do Coaching, bem como alguns recursos e conhecimentos, como processo contínuo de autodesenvolvimento, facilitando o alcance de resultados em suas vidas pessoal e profissional.

 

4 - O IBC vem realizando programas em todo o Brasil. O que trazem dessa experiência e desse contato com profissionais de tantos mercados diferentes?

 

O Instituto Brasileiro de Coaching é hoje a instituição que mais realiza programas de formação em Coaching no Brasil. De janeiro de 2011 até hoje, já somamos mais 16 turmas, com mais de 300 profissionais treinados. Além de profissionais que buscam autodesenvolvimento e outros que querem atuar especificamente como Coach, é comum em nossos programas: líderes, diretores, executivos e gestores de grandes empresas. O objetivo desses profissionais é alcançar uma nova dimensão de liderança, utilizando ferramentas e abordagens de Coaching, estrategicamente voltadas para sua atuação, incorporando um poderoso estilo de liderança em sua forma de ser líder, o que chamamos de: Líder Coach.

 

Jack Welch, ex - CEO da General Eletrics (GE), um dos CEO's mais admirados de todos os tempos, afirma categoricamente: "No futuro todos os líderes serão coaches, quem não desenvolver essa habilidade automaticamente será descartado pelo mercado". Para o Instituto Brasileiro de Coaching, essa experiência de realização de programas em todo o Brasil, e também com diversos clientes corporativos é muito rica. A cada formação temos um desenvolvimento significativo do programa, além de acumularmos novas experiências, aprendizados, feedbacks e sugestões, o que nos torna ainda melhor e mais preparados.

 

Posso afirmar com convicção que hoje o Instituto Brasileiro de Coaching é a escola de Coaching que mais faz acontecer e que tem a melhor qualidade! Além disso, somos os únicos a oferecer aproveitamento das horas de treinamento em Coaching, para a obtenção de um título, em nível de Pós – Graduação, Lato Sensu, que é emitido em conjunto com Instituições de ensino superior parceiras.

 

5) Para finalizar, o que vem por aí? Qual é o calendário de cursos?

 

O Instituto Brasileiro de Coaching realiza, durante todo ano, turmas para: capacitação, treinamento e habilitação na metodologia de Coaching, em todo o Brasil. Desta forma, oferecemos o programa em dois formatos: Modular e Intensivo. Nossa agenda pode ser consultada no link: www.ibccoaching.com.br/agenda

 

José Roberto Marques é um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 10 anos atuando como Coach e 25 anos no desenvolvimento de pessoas. Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching é Master Coach Trainer pela Graduate School of Master Coaches (EUA/UK/AUSTRÁLIA). Possui certificações internacionais por diversos órgãos e instituições de Coaching: Global Coaching Community(GCC), European Coaching Association(ECA), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes. Administrador de empresas e gestor de pessoas há 25 anos, é psicoterapeuta e trainer em Programação Neurolinguística. Possui ainda MBA em Gestão Empresarial e de Pessoas e é especialista em Linguagem Ericksoniana, Treinamento Comportamental e Desenvolvimento Organizacional.

 

Conheça o Instituto Brasileiro de Coaching e essa filosofia, profissão e estilo de liderança fantástico que é o Coaching. 

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

Tags: coaching entrevista especialista