Mais comentada

Assessment: processos para deslanchar sua carreira

De acordo com Daniel Stur, especialista em carreira com quase vinte anos de vivência em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, o assessment utiliza ferramentas que levam ao autoconhecimento e permitem exercícios de reflexão sobre os comportamentos, habilidades e atitudes

Publieditorial,
iStock

Em um mercado que se torna cada vez mais competitivo tanto para profissionais como para empresas, quem deseja garantir oportunidades e saber como se desenvolver precisa ter uma ideia muito clara de quais são os seus pontos fortes. Nesse contexto, a consultoria de carreira tem um método crucial: o assessment.

O assessment, como já indica seu termo em inglês, é um processo que permite uma avaliação. De acordo com Daniel Stur, especialista em carreira com quase vinte anos de vivência em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, o assessment utiliza ferramentas que levam ao autoconhecimento e permitem exercícios de reflexão sobre os comportamentos, habilidades e atitudes que o profissional possui e como ele pode desenvolver aspectos que estão em falta para seu crescimento.

"Assessment antes de mais nada é um processo. Uma metodologia que possibilita avaliar pontos específicos do respondente. Quando foco em carreira, por exemplo, utilizo este processo para avaliar competências profissionais, permitindo assim conhecer com melhor critério os respondentes. Ao final de todo processo de assessment, o objetivo é de alguma forma buscar o autoconhecimento e permitir fazer a gestão do conhecimento", explica Stur, que é consultor da DS Consultoria de Carreira.

Para empresas, explica o consultor, o assessment pode ser um processo muito útil para reduzir rotatividade de funcionários e aumentar produtividade. "Fazemos um mapeamento de todos as pessoas da área específica, e assim, traçamos objetivos, metas. Reforçamos atitudes positivas e fortalecemos as decisões de gestão de pessoas. O processo também pode ajudar muito em pequenas empresas, onde é possível fazer um mapeamento semelhante, porém focando em sócios ou gestores e, assim, alinhar comportamentos existentes às atitudes necessárias e esperadas", diz o especialista.

Já para o profissional, os benefícios podem ser sentidos independentes do momento que ele vive em sua carreira. Para quem está desempregado, o assessment é um bom aliado porque sua capacidade de determinar pontos fortes do profissional ajuda quem está passando por entrevistas e processos seletivos a saber como se destacar. Além disso, pode ser um caminho para encontrar clareza. "Aqueles que estão procurando emprego, mas não sabem ao certo o que fazer, podem identificar, com o assessment, suas características predominantes e em quais áreas de atuação ele poderá ter melhor adesão", diz o consultor da DS Consultoria de Carreira.

O processo também contribui para quem já está inserido no mercado de trabalho. Os profissionais que estão trabalhando podem ampliar seus horizontes de atuação, direcionando suas carreiras às áreas onde terão mais sucesso. Stur ainda aponta outro benefício: através da gestão de conhecimento, o assessment "fortalece o profissional em seu atual momento de carreira para se desenvolver e conquistar novas posições hierárquicas". Pare ele, não há dúvida: a consultoria de carreira não é vantajosa apenas para quem está desempregado. "Essa reflexão pode (e deveria) ocorrer em todos os momentos da carreira. A consultoria possui metodologias para atender às diversas necessidades dos seus clientes, seja ele alguém que está começando na profissão, ou que está em busca de recolocação, crescimento na empresa ou orientação para mudar de ramo e até mesmo abrir o próprio negócio".

Para saber mais sobre a DS Consultoria de Carreira, acesse: www.dsconsultoriadecarreira.com

 




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração