Mais comentada

Carta de apresentação de profissionais experientes é diferente da de jovens. Veja modelo

Profissional tem de ser formal, por isso uso de gírias é proibido. Também deve ser evitado tratamento como "meu querido"

Karla Santana Mamona, InfoMoney,

Em algumas empresas, além do currículo, é necessário encaminhar uma carta de apresentação. Neste momento, é comum o profissional ficar em dúvida sobre o que pode ser redigido, o que deve ser evitado, o tamanho do texto, entre outros.

 

Antes de começar a redação, é necessário avaliar a experiência do profissional. Segundo a gerente de Projetos do Grupo Foco, Franciele Araújo, a carta de apresentação de profissionais mais experientes deve conter objetivos mais concretos e ações realizadas em curto prazo. Já a carta de jovens profissionais é mais focada em metas.

 

A consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Daniella Correa, acrescenta ainda que profissionais com pouca ou nenhuma experiência devem dar maior enfoque às habilidades adquiridas academicamente, inclusive em atividades práticas ou estágios.

 

Erros de português


Acima de tudo, é necessário estar atento ao português. Franciele alerta que erros de redação prejudicam o candidato e causam má impressão.

 

O profissional tem de ser formal, por isso o uso de gírias é proibido. Também devem ser evitadas formas de tratamento como “meu querido” e “ caro entrevistador”. Outro cuidado a ser tomado é em relação ao excesso de informações.

 

O que deve ser escrito?


Sobre o conteúdo, Franciele explica que a ferramenta é um breve relato do profissional e deve abordar aspectos da área de atuação, contendo uma pequena descrição das competências, além de informações como disponibilidade para viagens e outros dados que não estão no currículo.

 

Além disso, Daniella afirma que o conteúdo deve apresentar os principais conhecimentos práticos e teóricos adquiridos pelo candidato, com a finalidade de atrair o selecionador a ler o currículo na íntegra. É indicado que a carta seja limitada a uma página.

 

Na carta, o profissional deve ressaltar aspectos positivos, como número de promoções que recebeu em sua carreira, nomes das empresas para as quais trabalhou, estabilidade de emprego, resultados importantes atingidos e declaração de habilidades técnicas específicas, por exemplo, conhecimentos no Pacote Office e Corel Draw.

 

O profissional não deve incluir na carta a pretensão salarial. Esse assunto deve ser discutido durante a entrevista de emprego.

 

Carta de apresentação on-line


Sobre a carta de apresentação encaminhada pela internet, a consultora da Catho explica que não há diferença no que se refere ao conteúdo.

 

Entretanto, a carta on-line tem algumas vantagens, já que pode ser atualizada constantemente, de forma ágil e prática, além de não gerar custos de impressão e postagem.

 

Em relação ao destinatário, a carta deve ser encaminhada para a pessoa que está oferecendo a vaga. Caso o profissional tenha encaminhado o currículo de maneira proativa, já que a empresa não está com processo seletivo aberto, essa deve ser destinada ao departamento responsável pela seleção.

 

Modelo de carta


Confira abaixo um modelo de carta elaborado pela Catho Online:

[Nome do Candidato]

Rua __, número __ Bairro

CEP: __ Cidade__ Estado

Telefones de contato

E-mail

Idade__ Nacionalidade__ Estado civil

 

Data.

Sr. __ [nome do recrutador]

Cargo

Nome da Empresa

Ref. (vaga em aberto)

Prezados Srs.,

Apresento interesse de atuação como __ em __, com habilidade e conhecimentos para atuar em __. Descrevo abaixo algumas de minhas atribuições para que possa fazer uma análise inicial.

Estou cursando (graduação)__, sou (cargo) em (área) e realizei cursos de aprimoramento profissional. Tenho disponibilidade para viagens.

Minha última experiência foi na (nome da empresa), como (cargo), após __ promoções, sendo responsável por __. Anteriormente atuei na (nome da empresa), como (cargo), atuando com __.

Neste momento, busco uma oportunidade em que possa aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante a vivência profissional, além de desenvolver um trabalho objetivo e gerador de resultados.

Agradeço um contato para agendarmos uma entrevista pessoal para que eu possa descrever conhecimentos e experiências adquiridas.

Atenciosamente,

Nome do candidato

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

Tags: carreira carta de apresentação tratamento

Vagas de trabalho