|
|
|

Como organizar seu tempo para cursar uma pós

Transforme o tempo em seu aliado na busca pelo conhecimento

PÓS ADM FGV,
iStock

O mercado de trabalho está concorrido. Além da crise econômica que o Brasil enfrenta, surgiram também novas exigências para os profissionais. Ter um curso superior no currículo já não é mais o suficiente para garantir que você não perderá sua vaga. Para preencher essa lacuna, a melhor opção para quem quer conciliar estudos e trabalhos são as pós-graduações.

Eis que surge um aparente problema: como investir tempo e dinheiro em sua carreira com uma especialização diante de instabilidades do mercado? O planejamento vai ajudar você a solucionar esta questão. Com relação ao aspeto financeiro, já escrevemos e você pode ler aqui.

Tratemos, então, do fator tempo. Como organizar seus horários de modo que você consiga dar conta dos estudos, não comprometa os resultados no trabalho e também não prejudique sua saúde?

Método

Não há outro caminho, você precisa ser metódico se quiser conciliar com sucesso trabalho e estudos. Elabore um cronograma com previsões semanais, mensais e para todo o curso. Determine ponto a ponto o que deve cumprir. Manter isso registrado é fundamental, para que você possa consultar sempre e ter um guia para suas ações.

Disciplina

Outro ponto crucial para que seu tempo seja bem aproveitado é ter disciplina. De nada adianta ter um cronograma perfeito se você não o segue. Evite ao máximo "queimar" alguma tarefa, pois isso pode comprometer o andamento das demais. Caso ocorra algum imprevisto, reorganize sua planilha o mais rápido possível.

Preveja imprevistos

Por falar em surpresas, é importante também que seu cronograma conte com algumas brechas para você realocar datas no caso de ocorrerem imprevistos. É sempre bom trabalhar com alguma folga nos prazos, pois acontecimentos inesperados sempre acontecem.

Aproveite o que a internet tem a oferecer

Hoje, o aprendizado não se limita à sala de aula. Em videoaulas, podcasts e até mesmo grupos online de estudo você encontra importantes complementos para o processo de aprendizagem. Mas, mais que isso, esses instrumentos facilitam na organização do tempo, pois lhe permitem acessar uma infinidade de materiais sem precisar sair de casa e poder escolher o melhor momento para acessá-los.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração