Facebook para advogados: 4 passos para conquistar clientes

Primeiro passo: mantenha uma página atualizada, com todas as suas informações de contato

Equipe Fator Lucrativo, Publieditorial,
iStock

Você deve se perguntar: será que o Facebook realmente pode ser uma boa opção para atrair mais clientes para o meu escritório?

É como costumam falar: pessoas mentem, dados não. Com isso, preparamos algumas informações sobre o Facebook no Brasil, para que você possa realmente enxergar que existem grandes possibilidades do Facebook ser seu maior aliado na atração de clientes.

O Facebook tem hoje, somente no Brasil, aproximadamente 103 milhões de usuários, ou seja, quase a metade da população brasileira.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país do mundo em acessos ao Facebook, ficando atrás apenas dos EUA e da Índia. Sem dúvidas, o Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e, com isso, existem inúmeros potenciais clientes para o seu escritório.

Na última pesquisa da Social Media Trends 2017, foram entrevistados centenas de profissionais de todo o país para entender as principais tendências em redes sociais. De acordo com o levantamento, 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. Dessas, 60,1% considera as redes muito importantes para os negócios e um dos melhores meios de atração de cliente.

A pesquisa indica que as principais vantagens de ter uma presença online são: visibilidade online; interação com o público, que gera benefícios como aumento de tráfego no website ou blog; aumento de vendas e no número de clientes; divulgação da marca; branding, dentre outros benefícios.

E o Facebook lidera em utilização. Segundo o levantamento, 97,6% das pessoas entrevistadas têm uma conta ativa na principal rede social do mundo, que é seguida pelo Instagram, utilizado por 63,3% dos entrevistados.

Isso mostra o potencial que o Facebook tem para atrair mais clientes para o seu escritório.

Porém, quando falamos em Facebook para advogados, é preciso ter um pouco mais de cuidado, pois regras da OAB regem esse meio, e alguns detalhes não podem passar em branco.

Informações sobre o lucrativo mercado jurídico são buscadas diariamente na internet, mas poucos advogados tem uma boa presença digital, principalmente nas mídias sociais.

O intuito desse artigo é mostrar 4 passos que você, advogado, pode utilizar no Facebook para gerar resultados e atrair clientes para o seu escritório.

Antes de começar, vale a pena explicar a diferença entre um perfil pessoal e uma página profissional no Facebook.

Basicamente, a página pessoal é, como seu próprio nome já indica, pessoal. Ela serve para você manter contato com seus amigos, parentes e conhecidos, mas não para realizar ações promocionais ou similares.

Já uma página profissional é ideal para conter suas informações de contato. É nela onde as pessoas podem pesquisar sobre o seu escritório, obter avaliações de clientes satisfeitos e afins.

Você, advogado, independente se trabalha em algum escritório ou é autônomo, deve buscar sempre sua autoridade, fazer com que as pessoas saibam quem é você e confiem no seu profissionalismo. Essa busca por autoridade pode ser trabalhada no Facebook.

Bom, vamos aos 4 passos para uma página de sucesso no Facebook.

1. Primeiro passo

O seu primeiro passo é manter uma página totalmente atualizada, e não ter apenas o nome do seu escritório ou, quem sabe, o seu próprio nome. É necessário que você preencha o máximo de informações possíveis. Elas serão de suma importância para o sucesso da sua página no Facebook, pois podem despertar o interesse no seu serviço.

Para isso, a execução é simples, basta ir até sua página e editá-la. Uma dica muito importante que podemos te oferecer é: lembre-se que você está falando com pessoas, e não com colegas advogados. Digo isso para que você possa evitar tanta formalidade em suas palavras. Seja simples, mas mostre seu potencial. Quanto mais informações você tiver na sua página, melhor será para o seu escritório.

2. Segundo passo

Vamos voltar ao tempo escolar, mais precisamente ao campo da álgebra, com essa equação:

Consistência + Qualidade² + Conteúdo Relevante = Sucesso.

Esses três fatores terão grande peso na hora de definir o sucesso da sua página do Facebook.

A consistência é manter uma regularidade nas postagens. Não adianta postar todos os dias durante uma semana e esquecer o restante do mês ou postar 10 coisas durante um dia e ignorar os demais. Esse é um dos principais fatores para que o Facebook possa entregar seu conteúdo para mais pessoas, portanto, mantenha uma constância de ao menos duas postagens semanais.

Quando falamos em qualidade, estamos nos referindo à imagem. Quantas páginas você não vê por aí com imagens desqualificadas, distorcidas ou que infringem direitos autorais? A qualidade da imagem é imprescindível para o sucesso da sua página no Facebook, e você deve ter imagens profissionais ou o mais próximo disso. Mas calma, se você não for nenhum especialista em imagens, você pode utilizar o Canva.com, um site onde é possível construir imagens semi-profissionais em alguns instantes.

O conteúdo relevante também é um fator decisivo em sua página do Facebook. Muitos advogados postam artigos e mais artigos ou mostram decisões judiciais, conteúdos densos para a audiência do Facebook. Mas é importante lembrar que muitas pessoas ali não entendem sobre o assunto. O ideal é que você trabalhe com dicas rápidas e, claro, de acordo com a sua área de atuação. Saiba os temas que mais despertam a atenção das pessoas e trabalhe com eles. Isso com certeza fará a diferença na reação de seus seguidores.

Lembre-se: você estará escrevendo para sua audiência e não para você mesmo. Não escreva só sobre o que gosta, escreva sobre o que as pessoas querem ler.

3. Terceiro passo

O Conselho de Ética é bem claro quanto a publicidade online. Existem inúmeras limitações e uma delas é que você não pode expor os casos dos seus clientes, mas nada lhe impede de criar um breve resumo sobre um determinado caso de sucesso.

Esse resumo não deve conter os dados do seu cliente, mas pode conter: problema do cliente, o que foi pensado, o que foi feito e como foi ganho o caso.

Isso irá trabalhar a similaridade. Outras pessoas podem ter um problema parecido e, com isso, despertar um interesse em seus serviços.

Busque algum caso com um problema comum, fácil de ser encontrado por outras pessoas, isso certamente atrairá público interessado em seu negócio.

É importante saber que você não pode publicar seu telefone em postagens e comentários, muito menos responder comentários com informações jurídicas, tudo isso deve ser conversado no ‘inbox’ com o foco de agendar um atendimento com seu futuro cliente. Porém, a OAB permite agora que você divulgue seu e-mail de contato, ou seja, você deve pôr ao término de cada postagem o seu e-mail de contato, para que futuros clientes possam entrar contatá-lo.

Um detalhe bem importante é você utilizar e-mails profissionais, como, por exemplo, neto@fatorlucrativo.com, e não utilizar e-mails gratuitos como gmail, hotmail e afins, isso causa um pouco de perda de credibilidade.

4. O quarto e o último passo

Quantas vezes você já entrou em contato com uma determinada empresa e teve que aguardar dias para o atendimento real?

Isso, com certeza, é um grande incômodo para as pessoas, por isso você deve investir em chats automatizados, os famosos ‘chatbots’, um atendimento automatizado no Facebook.

Quando alguém fala com você no Facebook (sua página), muitas vezes você não percebe na hora e isso pode ser um motivo para que você não possa conquistar esse cliente.

Porém, com a tecnologia chatbot tudo é bem mais simples e automatizado, resume-se a um atendimento automático quando as pessoas falam com você.

Você irá determinar perguntas e opções de respostas para o cliente e pode até direcioná-lo para um formulário de contato do seu site ou algo similar.

Quando o cliente finalizar este pré-atendimento automático, você já saberá algumas informações, como por exemplo, os dados dele, se ele tem um problema judicial, enfim, dúvidas que podem te auxiliar na hora de um atendimento.

Bom, esperamos que esse pequeno artigo possa ter auxiliado para que você tenha sucesso em sua página no Facebook. Caso você queira conversar um pouco conosco, mande um e-mail para neto@fatorlucrativo.com.

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